A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. Um ponto forte da cidade é a quantidade de atividades gratuitas disponíveis para o visitante. Exemplo disso é o Recanto do Américo, um dos cartões-postais do local, que fica à beira do rio Paraíba e cercado por natureza. O local é formado por diversas pontes suspensas no rio, além de ter pequenas trilhas na natureza.
Quando ir: de segunda a domingo, das 9h às 17h30.
O Templo Zu Lai é um dos templos mais conhecidos dos moradores da região metropolitana de São Paulo, já que fica localizado em Cotia, a apenas 35 km da capital. Seus jardins são cercados por estátuas e esculturas que deixam qualquer um encantado. Além disso, árvores e fontes complementam o clima zen do lugar. Para quem se interessar em saber mais sobre a religião, é possível participar de cursos como yoga, meditação e kung fu. O local conta também com restaurante, cafeteria - ambos veganos - e lojinha com artigos budistas.
Quando ir: sexta, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 9h30 às 17h
A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo e possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos. Um dos seus principais atrativos é a Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão. A via conta com restaurantes bem charmosos, que possuem atrativos bem diferentes - é possível conhecer vinícolas, colher uvas e provar vinhos recém-fabricados. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita!
Este destino costuma impressionar seus visitantes e não é à toa: o local é um dos maiores santuários do mundo dedicados à Maria. Milhares de devotos da santa visitam o destino todos os anos, assim como outros turistas que apenas têm curiosidade em conhecer o grande templo. A entrada é gratuita e o Santuário também conta com diversas atrações espalhadas pelo espaço, sendo algumas delas pagas.
Quando ir: todos os dias - confira no site os horários das missas e demais atrações do complexo.
A cerca de 60 km de São Paulo está Atibaia, conhecida como cidade dos morangos. Um dos lugares mais famosos de lá é a Pedra Grande, formação rochosa localizada a 1400 metros de altura de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Para chegar ao topo é possível fazer dois caminhos: por trilha ou de carro. Muitos aventureiros preferem enfrentar as duas horas de caminhada. Já para quem está com crianças ou não costuma ter um bom condicionamento físico, o carro é a melhor opção.
Depois de caminhar pelo famoso centrinho de Campos do Jordão, vale conhecer o Mosteiro de São João. Localizado em um bosque tranquilo e encantador na cidade, o passeio vai te surpreender! Você pode apreciar os jardins e outras belezas do lugar ou também acompanhar as missas no local. A oração das monjas conta com cantos gregorianos em latim, grego e português - só fique de olho na programação para saber os horários certos.
Quando ir: todos os dias, das 7h às 18h30.
Paranapiacaba é aquele destino obrigatório para todo paulistano! A região abrigou, em 1867, imigrantes ingleses que vieram ao país para construir a ferrovia paulista. Por conta disso, a cidade possui uma arquitetura diferenciada e uma natureza praticamente intocada. Além de explorar os museus, a dica é conhecer a Serra do Mar, que conta com várias trilhas. Estes passeios são conduzidos por monitores especializados e os roteiros variam de acordo com a disposição dos participantes. Uma das mais legais é o Circuito das Águas, que leva a dois lugares incríveis: Trilha da Água Fria e Trilha da Pontinha. Ambas são curtas e contam com quedas d'água e riachos.
Quando ir: sábados, domingos e feriados
A apenas 27 km de São Paulo está a charmosa Embu das Artes. O principal atrativo da cidade, que atrai turistas de todas as partes, é a Feirinha de Artesanato. É o programa perfeito para quem está buscando objetos de decoração ou artigos para dar uma repaginada na casa – é possível encontrar desde bijuterias a móveis e peças de cerâmica. Vale a pena dar uma passeada e ver a grande variedade de produtos.
O Centro de Meditação Kadampa Brasil possui várias filiais espalhadas por São Paulo, mas sua sede fica na cidade de Cabreúva, a 80 km da capital. Por lá, existem diversas atividades gratuitas e abertas ao público, especialmente para quem quer conhecer melhor as práticas budistas – palestras e cursos de um dia estão na lista. Para quem quiser dar uma pausa na rotina e conhecer jardins e espaços para meditação, o local é a pedida certa. Além disso, é possível encontrar uma cafeteria e loja para adquirir lembranças.
Quando ir: sábados e domingos, das 14h às 17h
Para quem pode dedicar um pouco mais de tempo a essas viagens próximas a São Paulo, a dica é conhecer a charmosa Cunha, a cerca de 220 km de São Paulo. Um dos passeios imperdíveis na cidade é a visita ao Lavandário. Com um estilo inspirado no de Provence, na França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação. Uma dica é chegar a tempo para observar o pôr do sol, que, do alto da colina em meio à plantação, é de tirar o fôlego!
Localizada a apenas 99 km de São Paulo, Campinas é uma daquelas cidades incríveis que todo mundo precisa conhecer. Perfeito para um bate e volta, o destino surpreende quem busca um passeio diferente sem precisar ir muito longe da capital. Para quem gosta de observar estrelas, o Observatório Municipal de Campinas é a pedida certa. Considerado o primeiro observatório do Brasil, o espaço foi inaugurado em 1977 e até hoje é referência quando o assunto é o universo e seus astros. Ele conta com três telescópios e abriga o maior astrógrafo do país (telescópio fotográfico usado em astrofotografia).
Passar o dia em uma fazenda é sonho de consumo de muitas pessoas que vivem em São Paulo. Engana-se quem pensa que é preciso ir muito longe para encontrar um lugar desses. Fundada há cerca de 300 anos pelos bandeirantes, a Fazenda do Chocolate, na cidade de Itu, é o destino perfeito para passar um dia. Localizada às margens do Rio Tietê, a área é preservada ecologicamente e mantém objetos e estruturas da época. Com entrada gratuita, por lá a grande atração é o almoço no restaurante local, que tem preço fixo e conta com comida de culinária caipira – tudo feito no fogão à lenha.
Quando ir: de segunda a domingo, das 8h45 às 17h30.
Aproveite e veja também museus em São Paulo que oferecem entrada gratuita em algum dia da semana!