A fascinante Wulingyuan, na província chinesa de Hunan, é uma área verde com mais de três mil torres e pilares de pedra que se se erguem entre cachoeiras e árvores, por isso mesmo também é conhecida como Floresta de Pedra. O parque nacional é considerado pela UNESCO um dos 48 Patrimônios da Humanidade listados na China.
Um dos pontos turísticos mais famosos da Nova Zelândia sãos as cavernas de Waitomo. Iluminada naturalmente por vermes bioluminescentes que vivem no teto da caverna e emitem luz para atrair suas presas, as cavernas de Waitomo certamente se enquadram no que podemos chamar de outro mundo. Para visita-las é preciso pagar por um barco com guia, que faz explicações sobre os animais brilhantes.
Senhor dos Anéis não é exatamente um conto de fadas, mas Hobitton merece estar na lista. Na região de Waikato, fica a famosa Hobbiton, que serviu de locação para a vila dos Hobbits nos filmes da franquia. Conhece-la é certamente uma atração imperdível para qualquer um que queira se sentir na Terra Média, mas a cidadezinha vale a pena para qualquer um que queira fugir um pouquinho da realidade e apreciar belas paisagens fantásticas.
Colmar é uma belíssima cidade na Alsácia, quase na fronteira com Alemanha e Suíça, e é frequentemente associada a vilas de contos de fadas. Sendo uma das maiores cidades da região, por lá o visitante encontra pontos turísticos, vinícolas e uma arquitetura característica, fruto da interação entre França e Alemanha, com direito a casinhas coloridas e palacetes góticos.
O fantástico Metéora é um conjunto de 24 monastérios, em Tessália, construídos durante o século 14 sobre penhascos e colunas de pedras pois assim estariam mais protegidos. A paisagem dramática já seria fantástica por si só, mas os edifícios que parecem tocar o céu certamente garantem a atmosfera de conto de fadas. Hoje, existem escadas e pontes para que os turistas possam visita-los sem muito esforço. Para além da arquitetura e as vistas espetaculares, você pode visitar algumas coisas um tanto quanto inusitadas, como uma coleção de crânios de monges.
Cercado de por maravilhosos pinheiros em meio aos Alpes Bávaros, o Castelo de Neuschwanstein, em Schwangau, serviu de inspiração para castelos de princesas da Disney. O enorme palácio foi construído em 1866 por Luis II, que ficou conhecido como o Rei Louco – talvez por gastar grande parte da fortuna do reino mandando construir castelos. A fortificação tinha como objetivo ser um refúgio para o monarca, que não viveu ali por muito tempo, morrendo sete semanas depois da conclusão. Logo após sua morte, o castelo foi aberto para visitação e assim continua até hoje, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano.
Quinta da Regaleira é um luxuoso palácio cheio de jardins e paisagens encantadoras construído do século 20 na vila de Sintra, em Lisboa, Portugal. O ponto alto e mais famoso do lugar é o Poço Iniciático, uma galeria subterrânea com uma galeria em espiral que desce até o fundo do poço, onde se encontra uma rosa dos ventos. Acredita-se que o poço era usado para rituais de iniciação da maçonaria. Além dele, entretanto, existem muitas outras estruturas na Quinta da Regaleira que parecem ter saído de um conto de fadas.
No pequeno distrito de Kromlau, no leste da Alemanha, já próximo à fronteira com a Polônia mas não muito longe de Berlim, você encontra a Rakotzbrücke, uma fantástica ponte construída no século 19 especialmente para criar um círculo quando refletida na água. A ponte faz parte de um grande parque paisagístico que é um destino comum de bate-e-volta saindo da capital alemã.
Carcassonne é provavelmente a imagem perfeita do que vem à sua cabeça quando você pensa em um castelo medieval, ou quando se lembra daquele livro infantil de contos de fadas. A cidade murada é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi fundada entre os séculos 9 e 10. Seus muros possuem mais de 50 torres de observação, algumas que datam do século 12.
A Catedral de Mármore é uma fascinante caverna em Chile Chico, no Chile, formada por milhares de anos de erosão das ondas, responsáveis pelas belas curvas que garantem ao espaço a semelhança com o mármore. As águas coloridas do Lago Carrera, próximo à fronteira com a Argentina, destacam ainda mais as cores das paredes garantindo uma paisagem de outro mundo. Em dias de águas calmas, é possível alugar um caiaque e navegar por ali.
Petra é a atração turística mais visitada da Jordânia, e foi construída por volta do ano 300 a.C. como capital do Império Nabateu, que posteriormente foi anexado ao Império Romano. Localizada no sul do país, a cidade se tornou um lugar tão importante por conta das diversas rotas comerciais que passavam por ali. A cidade é linda e impressionante, pois grande parte das estruturas foi esculpida em pedra no local, e também é famosa por seu complexo sistema hídrico, que levava água para uma região extremamente árida.
O Parque de Flores Ashikaga, em Tochigi, no Japão, tem uma coleção de centenas de flores espetaculares. A estrela entre as atrações é a wistéria ou glicínia japonesa (foto). As incríveis flores de uma só árvore se penduram como uma cascata colorida sobre a cabeça dos visitantes e certamente garante uma experiência que parece de conto de fadas.
O monumento mais famoso da Índia foi construído entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens. Às margens do Rio Yamuna, na cidade de Agra, o Imperador Mogol Shah Jahan mandou construir um mausoléu em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que morreu após dar à luz seu 14º filho. Conhecido como um símbolo do amor, o edifício tem inscrições retiradas do Corão, pedras semipreciosas e fios de ouro em sua cúpula que fazem dele um palácio digno de qualquer princesa de conto de fadas.
O Santuário de Nuestra Señora de Las Lajas é um importante centro de culto e peregrinação na Colômbia, mais precisamente na cidade de Ipiales, em Nariño. O templo, que hoje recebe milhares de turistas por ano, além dos peregrinos, começou a ser construído em 1916 em um fantástico vale. Para chegar lá é preciso atravessar uma alta ponte sobre o rio que atravessa a região. É certamente uma paisagem de outro mundo.
O lago Reschen, em Bolzano, na Itália, é um largo artificial no passo da Récia, uma passagem entre os Alpes que liga o país à Suíça. Como se a paisagem alpina cercando o lago já não fosse suficiente, existe uma torre que é o único resquício de uma igreja que costumava ficar ali e hoje conta histórias de outras épocas, completando a paisagem mágica da região.