Criado em 1819, o Museo Nacional del Prado é o mais famoso dos museus espanhóis. Diz-se que o Prado é um museu de pintores, e não de pinturas, uma vez que parte impressionante de obras de artistas como Velázquez, El Bosco, ou Goya está representada ali.
Construído no século 17 para a realeza e seus amigos, o parque foi aberto ao público no fim do século 19 e possui, ao redor de um enorme lago, fantásticos jardins, monumentos esplendorosos, uma fonte egípcia, um palácio de cristal, estátuas encantadoras e muito mais.
Juntas, a avenida Gran Vía e a famosa praça Puerta del Sol, que fica na avenida, constituem dois dos principais espaços públicos da capital espanhola. Por lá, você vai testemunhar grandes manifestações, festas e muito mais. É o melhor lugar para observar a vida em Madri.
O ponto turístico mais visitado de Barcelona recebe cerca de três milhões de pessoas por ano. Sua construção começou em 1882, sob comando de Gaudí, e ainda não foi terminada. Além da fachada e interior espetaculares, são 18 torres de diferentes alturas baseadas em estilos góticos e bizantinos.
O Parc Güell, também planejado por Gaudí, foi pensado para ser um conjunto residencial, mas acabou sendo vendido ao governo e se tornou um parque. Ali ficam estruturas famosas como a Salamandra e outros trabalhos do artista. Mas o que completa a experiência é a incrível vista para a cidade!
Montjuïc é uma colina em meio a Barcelona que guarda, além de uma espetacular vista para a cidade, uma grande quantidade de atrações, como o Museu Nacional d’Art de Catalunya. Lá você encontra, entre outras coisas, arte catalã do século 10 até o século 20.
Construída em 1928 para uma exposição, a Plaza de España logo se tornou um dos principais cartões postais de Sevilha e do próprio país. Sua fascinante arquitetura chama atenção pela mistura de elementos inspirados em estilos como o neobarroco, art déco, neorrenascença e mouro, o que a torna singularmente espanhola.
A Catedral de Sevilha, construída em 1528 em estilo gótico, é a maior do país e a terceira maior do mundo, com 105 metros de altura. Lá estão sepultadas figuras famosas da história da Europa e do mundo, como Cristóvão Colombo.
Esse complexo de palácios situado em Sevilha foi construído sobre um antigo assentamento romano e coleciona resquícios de diversos momentos da história espanhola, tendo em sua arquitetura grande influência dos árabes que conquistaram a região no século 8. Hoje, é um patrimônio da UNESCO.
Esse conjunto, em Valência, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo do Museu do Amanhã no Rio, e reúne diversos prédios, cada um dedicado a um tema. O Hemisfèric, por exemplo, é uma sala de projeções de cinema IMAX, enquanto o Museu das Ciências Príncipe Felipe é um museu interativo de ciência.
Situado na capital do País Basco, o Museu Guggenheim Bilbao é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Guggenheim no mundo e foi construído no início da década de 1990. Sua arquitetura, inspirada na Opera House de Sydney, impressiona qualquer um e seu interior conta com 20 galerias.
A Catedral de Santiago da Compostela é o ponto final dos famosos Caminhos de Santiago. Construída em estilo românico entre 1075 e 1128, com reformas posteriores que adicionaram elementos góticos, barrocos e renascentistas, diz-se que a catedral guarda túmulo do apóstolo e santo pelo qual tantos caminham.
A Catedral de Toledo, na famosa cidade de Toledo, popular bate e volta de Madri, é uma das três catedrais góticas do século 13 na Espanha. Além de sua arquitetura que combina alguns estilos, ela impressiona também pelo tamanho e seus 750 vitrais.
Também conhecida como Catedral de Córdoba, a Mesquita de Córdoba foi construída no século 10 e data de uma época dourada para a cidade, quando era dominada por árabes e uma das mais importantes da Europa. Quando a cidade foi reconquistada pelos cristãos, a mesquita se tornou catedral. Sua arquitetura impressiona por dentro e por fora.
Diz-se que esse castelo foi uma das inspirações de Walt Disney para o Castelo da Branca de Neve. Fundado no século 12 como fortaleza, pouco da estrutura original do Alcácer de Segóvia ainda resiste, depois de já ter serivdo a muitos propósitos: foi casa da realeza, prisão, academia militar e hoje funciona como um incrível museu cheio de maravilhosas pinturas e armaduras.
A Torre de Hércules foi construída pelo Império Romano no fim do século 1 e dá as boas-vindas para quem chega ao porto da Corunha até hoje. A torre tem 55 metros de altura, 34 metros correspondem à estrutura original, enquanto 21 metros foram adicionados durante uma restauração no século 18. Hoje, não funciona mais como farol, mas é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Alhambra, ou Alambra (do árabe, A Vermelha) é um espetacular complexo de palácios, jardins e fortalezas na famosa cidade de Granada. O lugar está entre os mais visitados do país e impressiona tanto por fora quanto por dentro, onde ostenta em detalhes de arquitetura moura.
A espetacular Muralha de Ávila, construída no século 11 em estilo românico, ainda hoje rodeia a parte antiga da cidade de Ávila. O monumento tem um perímetro de 2516 metros, mais de 80 torres e nove portões, e seus muros tem até três metros de grossura e 12 de altura.
O Teatro romano de Mérida foi construído por volta do ano 15 a.C, mas passou por diversas reformas e remodelações ao longo do tempo. Hoje, é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, justamente por ser um importante monumento que relembra a presença romana na Espanha, e ainda recebe espetáculos.
Siurana é uma aldeia medieval da cidade de Cornudella, na Catalunha, que parece de contos de fadas, talvez por localizada em uma região de paisagens espetaculares. Para além de viajar no tempo, por você pode relaxar diante de incríveis cenários.
Outra bila medieval que merece uma visita é Albarracín. Com pouco mais de mil habitantes, suas casas de cor rosada se espalham entre ruas apertadas de pedra, no topo de um monte às margens do Rio Túria. Sua muralha do século 10 é seu principal atrativo, mas também é possível visitar uma incrível catedral do século 16 e caminhar pelos arredores do rio.
Ronda é uma cidade da província de Málaga que é famosa por sua ponte, um impressionante exemplar de engenharia renascentista. Com 98 metros de altura, ela cruza o desfiladeiro por onde corre o rio Guadavelín. A primeira tentativa de ponte no local não deu certo, e matou cera de 50 pessoas, mas a que podemos ver lá ainda resiste, com direito até a museu.
Sierra Nevada é o lugar buscado por espanhóis que querem praticar esportes de inverno como esquiar ou fazer snowboard. A montanha, que fica a apenas 30 km de Granada, atinge cerca de 3500 metros de altitude.
A comunidade autônoma de La Rioja é famosa por seus incríveis vinhedos e, portanto, vinhos. Uma viagem à Espanha não está completa sem um passeio por lá. A região também guarda algumas cidades imperdíveis, como San Millán de la Cogolla.
Localizadas no sul da ilha de Gran Canaria, as Dunas de Maspalomas são um das paisagens mais únicas de toda a Espanha. Ocupando um espaço de mais de 400 hectares, essas belas dunas são protegidas como reserva natural desde 1987 e mais parecem um grande deserto.
As Ilhas Baleares são Maiorca, Menorca, Formentera e a famosa Ibiza. Elas são conhecidas por terem algumas das praias mais incríveis de todo o Mediterrâneo e certamente merecem uma visita de quem vai ao país. A Cala Macarella (foto) é uma das mais populares de Menorca.
Na costa da famosa Ibiza, as ilhas Es Vedrá e Es Vedranell compõem uma das paisagens mais famosas de todas as Ilhas Baleares. Não é possível visitar as ilhas, mas apreciar a vista já é suficiente — muitas pessoas afirmam, inclusive, que viram OVNIs por ali.
A Espanha também tem seus belos lagos. Os de Covadonga, nas Astúrias, são particularmente famosos. Os lagos tem como principal fonte de água o degelo das montanhas e, portanto, são ainda mais espetaculares no verão, quando estão cheios, e garantem vistas espetaculares.
Os Picos de Europa são uma incrível formação rochosa no norte da Espanha e um dos principais destinos naturais do país. Por lá, é possível fazer incríveis caminhadas ou pegar um teleférico com vista panorâmica, mas a dica é pegar um carro para conseguir explorar todos os incríveis mirantes, com fantásticas vistas para cânions e rios.
Um dos principais atrativos do Parque Nacional Teide, um patrimônio da UNESCO, é o terceiro maior vulcão do mundo e o pico mais alto de toda a Espanha — 3718 m de altitude —, El Teide, que muitos visitam para uma trilha até o topo e uma bela vista da cratera ou para subir pelo menos 1200 m de teleférico, mas ele tem muitas outras atrações para os amantes de natureza.