A capital da Austrália não está entre os destinos mais fantásticos do país — mesmo porque a concorrência é altíssima —, mas merece uma visita, principalmente para quem curte história e política, por exemplo. Entre seus atrativos estão a Galeria Nacional, o Memorial de Guerra Australiano, o Parlamento e a intensa cena gastronômica.
A mais famosa das estradas australianas é certamente a Great Ocean Road, na costa sul do estado de Victória. O percurso completo tem cerca de 240 quilômetros de extensão entre Tourquay e Allansford e passa por um dos mais famosos pontos turísticos do país, Os Doze Apóstolos, conjunto de pedras calcárias que se erguem do mar ao longo da costa.
Sydney concentra três dos principais pontos turísticos do país: a Opera House, a Harbour Bridge e o Sydney Harbour. A região, além de possuir esses marcos, também concentra órimos bares e restaurantes. A cidade também conta com muitos outros atrativos, como seu jardim botânico e a zona histórica conhecida como The Rocks.
The Ghan é a linha de trem mais famosa da Austrália. São quase três mil quilômetros de viagem que ligam Adelaide, no sul do país, com Darwin, no norte. A viagem permite apreciar as excêntricas paisagens do deserto australiano e alguns animais, como cangurus e — quem diria — camelos, que foram levados para o país na década de 1920.
A região de Blue Mountains é um imperdível bate-e-volta para quem visita Sydney. A região concentra incríveis paisagens montanhosas, trilhas, fantásticas cachoeiras e maravilhosas formações rochosas. Não é à toa que, desde 2000, a região está na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
A Grande Barreira de Corais é o maior sistema de recifes de corais do mundo, composto por quase três mil corais e 900 ilhas que se estendem por mais de 2 mil quilômetros. Entre tantos corais, é evidente que peixes, tartarugas e muitos outros animais existem ali em abundância. O recife está localizado na costa da região australiana de Queensland.
A Ilha Kangaroo é muitas vezes citada como a Galápagos do sul. A apenas 45 minutos de balsa de Adelaide, no sul da Austrália, o lugar é um santuário de cangurus e coalas, mas também de outros animais, como bandicoots, os leões-marinhos, as equidnas, os wallabees, que se parece com um canguru pequeno, e até os tão conhecidos diabos-da-tasmânia.
A apenas quinza minutos do centro agitado de Sydney, a Bondi Beach é a mais famosa das praias australianas, um popular destino procurados pelos locais e turistas que querem relaxar nas areias brancas da praia ou nas piscinas das proximidades, ou mesmo pelos surfistas em busca de boas ondas.
A Shell Beach, localizada na Shark Bay, um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Austrália, é uma praia inteiramente coberta por uma camada de conchas que chega a ter dez metros de profundidade. Esse grande acúmulo se deve à alta salinidade da água na região que favorece os moluscos donos das conchas, uma vez que seus predadores não conseguem prosperar ali.
O Cape Byron é o farol mais oriental e mais potente da Austrália, localizado em New South Wales, Austrália. A torre, construída em estilo colonial no início do século passado, tem 23 metros de altura e recebe mais de 500 mil turistas por ano. Ele recebe visitas guiadas diariamente e fica em uma região popular para ver baleias.
A Austrália também tem seus Alpes. Nos Alpes Australianos você encontra os pontos mais altos do país e, evidentemente, muita neve. Localizados na região sudeste da ilha, o lugar é muito procurado para a prática de esportes de inverno, como snowboard e esqui.
Não é difícil cair na tentação de dizer que toda a região central da Austrália é formada por um único grande deserto. Na verdade, o país está mais para uma composição de vários desertos. O Pinnacles, localizado na Austrália Ocidental, é bem diferente de seus vizinhos, graças às bizarras formações geológicas difíceis de se explicar, que se parecem com cones deformados.
O arquipélago de Whitsunday é formado por mais de 70 ilhas não muito conhecidas por quem não vive no estado de Queensland. As ilhas estão bem pertinho da famosa Grande Barreira de Corais, o que garante um dos cenários mais cênicos para um passeio de veleiro do mundo. Por lá você encontra muitas praias e acomodações em meio á natureza.
O rio King George está localizado na região de Kimberley, na zona noroeste da Austrália. O rio, acompanhado de belíssimas paredes de pedra e com a famosa cachoeira King George Falls durante seu percurso, garante paisagens de cair o queixo que são certamente imperdíveis.
Melbourne é uma cidade extremamente cosmopolita. Devido a suas universidades, é casa para pessoas de todo o mundo. Por lá você vai encontrar museus, galerias, espaços verdes como o Jardim Botânico Real e pontos históricos como o Edifício da Exposição Real.
Perth é a capital da Austrália Ocidental e fica bem longe da maior parte dos outros itens nesta lista, mas vale a viagem. O destino tem incríveis praias, todas banhadas pelo belíssimo Oceano Índico. A melhor parte é que a cidade é ensolarada quase o ano inteiro.
Banhada pelo rio Brisbane, é justamente às margens dele que as melhores coisas acontecem na capital ensolarada de Queensland. Além de bares e restaurantes, a cidade possui ótimas praias e costuma ser ponto de partida para quem quer explorar a belíssima Gold Coast.
Uluru, também conhecido como A Rocha, é justamente isso: uma enorme rocha monolítica localizada na região central do país, protegida pelo fascinante parque nacional Uluru-Kata Tjuta, onde você pode encontrar mais de 170 espécies de pássaros, sem falar dos cangurus.
Outro dos patrimônios australianos listados pela UNESCO, a cadeia conhecida como Bungle Bungle, também na região de Kimberley, é também um ponto imperdível. São inúmeros becos e cânions em meio a um conjunto enorme de pedras de formato bastante peculiar.
O espetacular parque nacional Kakadu é outra das atrações australianas que precisam estar no seu roteiro. O local coleciona incríveis paisagens naturais como cachoeiras, rios, enormes paredões de pedra e pantanais. Isso sem falar das pinturas aborígenes nas paredes de cavernas e os diversos animais como crocodilos e aves migratórias.