1 ⅔ xícara (chá) de farinha de trigo
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 xícara (chá) de nozes (cerca de 120 g)
½ xícara (chá) de frutas cristalizadas (cerca de 80 g)
½ xícara (chá) de uvas-passas brancas (cerca de 70 g)
1 xícara (chá) de ameixa seca sem caroço (cerca de 150 g)
¼ de xícara (chá) de conhaque (ou rum)
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (sopa) de canela em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
noz-moscada ralada na hora a gosto
1 lata de figo em calda para servir
açúcar de confeiteiro a gosto para decorar
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha e reserve. Numa tábua, pique fino as nozes. Pique a ameixa seca em cubinhos e transfira para uma tigela. Junte as uvas-passas e regue com o conhaque. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.
Sobre uma tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira. Junte o fermento, a canela, a noz-moscada, o cravo e as nozes picadas. Misture bem. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar. Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira.
Sobre uma tigela, passe as ameixas e uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as frutas secas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma untada e bata delicadamente sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos.
Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Enquanto isso, passe os figos por uma peneira e deixe escorrer bem a calda. Corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado - o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado. Assim que estiver frio, preencha a cavidade central do bolo com as metades de figo, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.