O burrito é muito conhecido pelos brasileiros, mas talvez menos provado que o guacamole. É um prato muito comum no México. O quitute leva tortilla, que é como uma panqueca, recheada com carnes, queijo, tomate, feijão, chilli ou ingredientes da sua escolha. É uma ótima pedida de lanche à tarde ou de noite!
O Cochinita Pibil é um prato muito comum, principalmente no estado de Yucatán. Trata-se de uma carne de porco marinada com achiote, laranja e outros condimentos e preparada dentro de folhas de banana-da-terra. O prato mistura elementos dos povos maias com ingredientes dos colonizadores. O nome do prato refere-se ao modo diferente de cozinhar a carne de porco, que é embrulhada em folha de bananeira, colocada em um forno subterrâneo coberto de terra e assado lentamente durante a noite. O prato é suculento e cheio de sabores!
Um prato de tradição pré-colonial, o pozole é feito com um caldo picante com milho e carne de porco ou frango. Uma curiosidade é que o milho era um ingrediente sagrado para os astecas, por isso, o pozole era consumido em rituais ou comemorações. Existem três tipos de pozole, o rojo (vermelho), blanco (branco) e o verde. O rojo é feito com pimenta ancho e guajillo; o verde é feito com tomates verdes e pimenta serrano; e o blanco é feito com pimenta ancho sem sementes - e muitas vezes leva frango ao invés de carne de porco. Hoje, ele é muito típico nas festas de Natal.
Os tamales são feitos com 'masa', um tipo de massa feita de milho e gordura, que é cozida no vapor envelopado por folhas de bananeira ou de milho. Eles são recheados com uma variedade de carnes ou vegetais, ao gosto do cliente. Existe também sua versão doce, que é recheado de frutas. A tradição veio dos maias e astecas, que no passado recheavam as tamales com carne de peru, coelho e até mesmo flamingo. Entretanto, hoje os recheios mais encontrados são os de carne de porco e frango, ou feijões e vegetais, como cogumelos, pimentão ou abobrinha.
Este quitute já é conhecido dos brasileiros e muitos adoram! O ingrediente principal é o abacate, mas a receita também leva pimenta, cebola, tomate e temperos a gosto. Pode ser servido com nachos e outros petiscos de sua preferência.
O aguachile é um prato mexicano da costa do pacífico feito com camarão marinado em suco de limão, pimenta, coentro e sal marinho. Outros vegetais crus são adicionados, como pepino e cebola. Agora, os chefes também estão apostando no prato com peixe cru.
Mole, para quem não sabe, é o nome usado para vários molhos tradicionais mexicanos. O mole poblano é o mais conhecido dos moles. O molho é escuro e espesso, feito com mais de 20 ingredientes, incluindo pimenta e chocolate. Geralmente, ele é servido em ocasiões especiais como aniversários, festas e casamentos.
As tortillas são pães em formatos de discos. São utilizadas em muitos pratos mexicanos e servidas como lanches ou entradas. Ela pode ser feita com milho ou trigo, e o recheio caracteriza o tipo de tortilla. Por exemplo, a tortilla recheada com queijo se chama quesadilla. A enchilada é feita com chili, frango, carne moída ou queijo. A tostada é a tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e coentro. Já o panucho é a tortilla frita e recheada de purê de feijão. Enfim, opções não faltam!
O pambazo é um típico prato de rua no México, por isso, preste atenção no caminho para ver se encontra um lugar bacana que venda o prato. O quitute é feito com pães brancos recheados com batata e chouriço, e depois mergulhados em um molho quente de pimenta vermelha. Fica uma delícia!
As chilaquiles são um prato muito popular de café da manhã no México. São feitos com tortillas de milho fritas e depois cozidas em molho verde ou vermelho e polvilhadas com queijo. Pode ser acompanhado de feijão frito, ovos, guacamole, carne desfiada ou frango. Não deixe de experimentar este café da manhã diferente!