Os jogadores escolhem uma categoria para a mímica - pode ser filme, esportes, personagem, ação e por aí vai. Em vários papéis, são escritas palavras dentro da categoria. Assim, quando for a vez de um jogador, ele escolherá um papelzinho e terá que fazer a mímica da palavra. O adversário que adivinhar mais rápido vence a rodada. Imagina a cena de uma pessoa tentando fazer uma mímica e diversas pessoas gritando, tentando adivinhar o que é. Será super divertido.
Para o jogo ficar interessante, é necessário mais de cinco participantes. Este com certeza vai animar o grupo. Funciona assim: divididos em pequenos papelzinhos, estão o “assassino”, o “detetive” e quantas “vítimas” forem necessárias para completar o número de participantes. O objetivo é que o detetive descubra quem é o assassino antes que ele mate todas as vítimas. Ninguém sabe a identidade de ninguém, por isso, o assassino deve matar suas vítimas com uma discreta piscadinha de olho. Mas se o detetive pegar, o assassino está preso!
O jogo da velha só precisa de um papel, caneta e duas pessoas. O símbolo do jogo da velha (#) é feito no papel. Cada jogador escolhe um símbolo, seja bolinha ou x, e cada um deverá preencher seu símbolo em um dos quadrados. O primeiro que completar uma coluna, linha ou diagonal, vence!
Este jogo é super divertido e requer um pouco de estratégia. Em uma folha de papel, faça pontinhos alinhados em colunas e linhas. O objetivo do jogo é formar a maior quantidade de quadradinhos que puder. Cada jogador em sua rodada fará uma linha entre dois pontinhos, seja na vertical ou horizontal, nunca na diagonal. Quando formar um quadrado, coloque sua inicial. Mas lembre-se de não deixar o seu adversário formar o quadradinho!
O jogo batalha naval foi realmente criado durante a 1º guerra mundial, por soldados russos. Funciona da seguinte maneira: cada participante desenhará uma malha quadriculada em uma folha. Depois, é preciso colocar números nas linhas e letras nas colunas. Em seguida, desenhe os navios na malha. O objetivo do jogo é afundar o navio do adversário. Para isso, em sua rodada, você escolherá um número e uma letra, que simboliza um quadrado. O adversário dirá se ali você acertou algo ou não.
Este jogo é extremamente divertido e pode ser feito com a quantidade de pessoas que for. Os jogadores devem escolher uma categoria, seja filme, personagem, famosos, músicas ou lugares. Em um papel, seu amigo escreverá uma coisa de acordo com a categoria, que você não irá ver, e colar em sua testa - cada participante escreve uma palavra para outro jogador. Sua missão é adivinhar o que seu amigo escolheu para você através de perguntas com respostas de "sim" ou "não". Se a categoria for famosos, por exemplo, você pode perguntar “sou homem?”, “sou cantor?”, “estou vivo?”, até você finalmente adivinhar! Só não vá esquecer das dicas.
A forca já é um jogo conhecido, mas que sempre diverte a família. Em uma folha, você escolherá uma palavra e desenhará linhas horizontais que representarão cada letra da palavra. A família e amigos podem optar por escolher uma categoria. Os jogadores devem adivinhar as letras da palavra, e a cada letra errada, uma parte do corpo aparece na forca. Primeiro, a cabeça; depois, o corpinho, pernas e braços, e, se você for gentil, fará peças de roupas. Se não, os amigos perdem a vez.
Quem nunca jogou Stop? A brincadeira é clássica e até nossos pais jogavam quando crianças. Cada jogador precisa de um papel e uma caneta, e todos irão escrever colunas separadas por tópicos, como nome, cidade, animal, cor, filme, etc. A cada rodada, uma letra será escolhida e todos os jogadores devem escrever o mais rápido possível coisas que comecem com a letra sorteada. Quem terminar primeiro, vence!