A Catedral de São Paulo é uma igreja anglicana localizada em Londres. Sede do bispo da cidade, o edifício data do século XVII, mas já passou por várias reformas – a versão atual é considerada a quinta catedral. O local é muito visitado em Londres. Inclusive, foi ali que Charles casou-se com Lady Di, em 1981. Vale destacar também que sua cúpula é a segunda maior do mundo, com uma vista estupenda da cidade.
Konark Sun Temple é um templo solar dedicado a Surya, o deus do Sol. Está localizado no vilarejo histórico de Konarak, na província de Orissa. Foi construído no século 13 d.C, pelo arquiteto Kalinga. Em sua base, ficam 24 rodas solares entalhadas – sendo que quatro delas ainda podem ser usadas como relógio.
A Catedral do Sangue Derramado é famosa por suas cores e formas. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde Czar Alexandre II foi assassinado. É uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo, situada na margem do canal Griboedov, próximo ao parque do Museu Russo e da Nevsky Prospekt.
Hampi é um conjunto monumental que era a capital do Império Vijayanagara de 1336 a 1565. Ele cobre uma área de 41,8 quilômetros quadrados no Vale do Tungabhadra, em Karnataka, na Índia, e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. No centro de Hampi há 350 templos, dentre eles o templo de Vitthala, cujos pilares de pedra reproduzem sons musicais quando tocados.
Um dos monumentos mais chamativos e exuberantes do bairro de Belém. O Mosteiro dos Jerônimos começou a ser construído em 1501 e só ficou pronto quase um século depois. Ao lado do mosteiro está a Igreja de Santa Maria de Belém, que conta com estilo manuelino, derivado do gótico. É lá que estão enterradas figuras importantes da história de Portugal, como Vasco da Gama e Luís de Camões.
No mosteiro também estão enterrados outros nomes importantes portugueses, como Fernando Pessoa e Alexandre Herculano. O claustro, onde os monges moravam e meditavam, é outro ponto alto da visita. Com estilo manuelino, o local conta com um belo jardim que deixa o sol entrar no meio da construção, proporcionando uma paisagem encantadora.
Malta, apesar de pequena, é repleta de sítios arqueológicos e museus onde seus achados são expostos para os turistas. Hagar Qim é um sítio arqueológico do país escavado pela primeira vez em 1839. Muitos dos objetos retirados do local estão à mostra no museu da cidade de Valeta. Sua história data de 3200 a.C., quando as civilizações que povoaram Malta construíram grandes templos megalíticos que permanecem de pé até hoje, como o Tempo Hagar Qim. Para saber um pouco mais sobre essa história, confira o museu online!
Borobudur ou Barabudur é um dos mais importantes templos budistas do mundo, e fica na Ilha de Java, Indonésia. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. Em relação à decoração, estão dispostos 504 estátuas de Buda e milhares de painéis em relevo. Aprecie esta atração incrível pelo street view do Google Arts & Culture. É de impressionar!
O Complexo de Prambanan é um ponto turístico muito famoso da Indonésia, e localiza-se na Ilha de Java. O local reúne diversos templos hindus do século IX que foram construídos em 856 d.C. Prambanan é formado por dois complexos: o Loro Jonggrang, hindu, e o Sewu, budista. Em 1991, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. No passado, o local servia como templo real, no apogeu dos reinos da Indonésia.
A Catedral de Milão é uma igreja católica romana situada na praça central de Milão, ao norte da Itália. É uma das catedrais de estilo gótico mais majestosas de toda a Europa, e serve como sede arquidiocese da cidade. Na plataforma do Google é possível ver bem de perto todos os detalhes desta construção magnífica, como se estivesse lá mesmo.
O templo possui o túmulo do apóstolo Tiago e por isso recebe vários peregrinos cristão por ano, que realizam o caminho de Santiago de Compostela. A catedral foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã, mas sofreu várias reformas posteriores que adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos. A cidade de Santiago de Compostela foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985.
No bairro de Montmartre está à Basílica de Sacré Coeur, uma igreja Católica Romana, localizada no ponto mais alto da cidade. De arquitetura romana e bizantina, ela possui um formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de 80 metros de altura. Da plataforma online, você consegue ver a igreja de fora e também pode apreciar uma vista incrível da cidade de Paris.
A Sagrada Família é de impressionar a todos. O templo cristão foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí no ano seguinte, quando ele tinha 31 anos, e ainda continua em construção. A previsão para finalizar é em 2026, centenário da morte do arquiteto. É literalmente o grande projeto de Gaudí, que trabalhou nela durante os 40 anos finais de sua vida. Sabendo que não conseguiria terminar em vida, o arquiteto deixou todo seu planejamento por escrito.
Sua fachada é majestosa, e cada detalhe foi pensado milimetricamente por Gaudí. Cada fachada simboliza uma história de Jesus e da Bíblia. Os detalhes das portas são inspirados na natureza, na flora e na fauna. O interior é gigante, com altos pilares e vitrais belíssimos. É o passeio mais visitado da cidade, e não é por menos. Vale a pena investir no passeio com audioguia, que te conduz a uma observação detalhada da construção cheia de histórias e significados. Dentro da basílica ainda há um museu sobre sua construção.
Fora do circuito artístico, há o templo budista Kiyomizu-dera, em Kyoto, que faz parte dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto e também é patrimônio mundial da UNESCO. Sua fundação data de 798 d.C., mas as construções atuais foram construídas em 1633. Seu nome deriva de 'água límpida', ou 'água pura', dada à cachoeira que há no local. O complexo também possui templos xintoístas, como o Santuário Jishu, dedicado a Ookuninushi, um deus do amor e "bons pares". Na plataforma do Google Arts & Culture é possível conferir fotos e imagens em 360º de diferentes partes do complexo e uma vista belíssima de Kyoto.