Wuzhen é uma cidade histórica de 1.000 anos, já que sua criação data de 872 d.c. Ela se destaca por sua paisagem inconfundível, cheia de canais e casas tipicamente chinesas. Wuzhen, que possui um forte laço com a arte e cultura, já organizou exposições de arte para muitos escritores e pintores locais. Hoje, ela funciona como um museu a céu aberto, com mais de 40 hectares de edifícios originais do final do século 19 e mais de 100 pontes. Confira o teatro de água, o templo Guandi, o Grande Teatro e o Templo do Amor na tour virtual por essa cidade que parou no tempo.
Construído em 1941, o Museu Sichuan é um grande atrativo na província de Chengdu Shi. Sua coleção possui mais de 320 mil itens, dos quais 50 mil são relíquias preciosas chinesas. Trata-se do maior museu do sudoeste da China e ocupa uma posição importante dentre os museus públicos nacionais.
Fundado em 2002, o Today Art Museum é focado em arte contemporânea e possui uma forte visão de internacionalização da arte. Trata-se do primeiro museu de arte não governamental e sem fins lucrativos. Assim, a instituição procura desenvolver uma estratégia para esse tipo de museu que se adapte ao contexto chinês. Na tour virtual, você pode conferir diversas exposições online, além de visitar o museu pelo street view.
Para além dos artefatos culturais e templos históricos, a China também é conhecida por sua avançada tecnologia. Em Xangai, você pode conhecer o Shanghai Auto Museum, um museu dedicado aos automóveis. Aberto em 2007, ele é dividido em quatro seções: História, Coleção, Exploração e Exposições temporárias. Abrangendo 100 anos de história mobilística, sua coleção possui 100 carros incríveis, que representam quase 50 marcas da China e do exterior.
Outro museu de história antiga e muito conceituada é o Suzhou Museum, fundado em 1960 e originalmente localizado no marco histórico nacional, o Complexo do Palácio Zhong Wang Fu. Regionalmente importante, o museu guarda uma coleção de relíquias chinesas com cerca de 30 mil artefatos culturais como pinturas e caligrafia das dinastias Ming e Qing, além de artes e ofícios antigos.
Com toques mais atuais, o Power Station of Art é o museu de arte contemporânea da China e lar da Bienal de Xangai. Sua missão é quebrar a barreira do público com a arte contemporânea, gerar conhecimento das diferentes escolas e movimentos artísticos e também servir como centro urbano vivo em Xangai. Para além de suas exposições, você precisa visualizar o projeto arquitetônico incrível do local, de estilo simples e direto.
Fundado em 1953, o Museu da Província de Hubei é um dos oito museus do país apoiados pelo governo nacional. Possui a mais valiosa coleção da província de Hubei, com 200 mil relíquias culturais, que variam de antigos vasos de jade e bronze e instrumentos musicais a cerâmicas. Além de possuir um importante acervo, o projeto arquitetônico do museu também é uma atração, uma vez que está localizado num grande jardim bonito e esverdeado.
O Museu Sanxingdui é um museu arqueológico temático que exibe incríveis artefatos históricos feitos de bronze, jade e ouro no antigo período Shu, há três mil anos. O museu mostra os achados do sítio arqueológico de mesmo nome, que expõe uma parte da história da China que pouco se sabe. Na tour virtual, você encontrará grandes esculturas de formatos diferentes, além de se impressionar com relíquias preciosas.
O Long Museum possui dois locais de exposições, o Long Museum West Bund e o Long Museum Pudong. O primeiro localiza-se em Binjiang, distrito de Xuhui, Xangai. O edifício ocupa uma área de 33 mil metros quadrados, com até 16 mil metros quadrados para exibição. O primeiro e o segundo andar são dedicados à arte contemporânea, incluindo pinturas, esculturas, instalações e novas mídias. Já o primeiro porão é a área de exposição permanente de artefatos preciosos da China antiga e obras de arte da República da China.