Meca é considerada a mais sagrada das cidades para os muçulmanos e recebe anualmente mais de 13 milhões de praticantes dessa fé. Inclusive, é comum que seguidores do Islã orem voltados para a Meca ao redor de todo o mundo. Foi lá que nasceu Maomé e lá é o lugar onde ele teria recebido a revelação divina por meio do arcanjo Gabriel, momento a partir do qual ele começou a pregar o monoteísmo que viria a dar origem ao Islã. Em Meca se encontra a Masjid al-Haram, conhecida em português como a Grande Mesquita, o maior centro de peregrinação do mundo, com fascinantes 86,8 mil metros quadrados.
O nome da cidade de Medina, em árabe, significa a cidade radiante. Localizada na Arábia Saudita, a cidade é a segunda mais sagrada para o Islamismo, depois de Meca. É lá que está a Al-Masjid an-Nabawi, ou, em português, Mesquita do Profeta, que se encontra no lugar onde viveu o próprio Maomé, que inclusive teria participado, em 622, da construção da mesquita, onde foi enterrado. O centro da cidade é fechado para qualquer um que não seja muçulmano, mas a mesquita pode ser visita e certamente vale a pena.
Diz a história que em 1917, três crianças pastoras avistaram a aparição de Nossa Senhora. Desde então, o local tornou-se um complexo religioso que atrai católicos do mundo todo, inclusive, já recebeu a visita de diversos papas. O complexo possui diferentes igrejas e basílicas, como a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capela das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindade. Através do Google Street View, aprecie a fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é considerada o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. As origens do município já estão associadas à fé católica, pois, ali, no curso do Rio Paraíba do Sul, onde posteriormente se fundou a cidade, teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Hoje, o local guarda a gigante Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que pode ser vista à distância e é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída ainda na primeira metade do século XX, a igreja já recebeu a visita de três papas e é um ponto religioso extremamente importante para católicos de todo o Brasil e do mundo, recebendo mais de 10 milhões de romeiros por ano. Tenha um vislumbre dos interiores desta enorme basílica pelo Google Street View.
Local de morte e crucificação de Jesus para os cristãos; sagrado aos judeus por ter sido o local onde se situava o Templo de Salomão e o Muro das Lamentações; e também sagrado para os muçulmanos, que peregrinam a mesquita de Al-Aqsa durante o mês do Ramadã. Jerusalém é sagrada para as três maiores religiões do mundo: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.
Os peregrinos cristãos percorrem o caminho até o Calvário, onde aconteceu a crucificação de Jesus, e depois encaminham-se à Basílica do Santo Sepulcro, onde se encontra o túmulo de Jesus, segundo a doutrina cristã. Já para os muçulmanos, Jerusalém é o terceiro local mais sagrado, depois de Meca e Medina. Comece a aventura pela Mesquita Al-Aqsa e siga explorando a região.
Talvez a Índia seja um dos destinos mais visitados para quem busca entrar em contato com sua espiritualidade. Os ashrams, centros espirituais, são famosos e já receberam pessoas ilustres, como o ex-beatle George Harrison, que se inspirou nos locais para compor a canção “My sweet lord”, em homenagem à Krishna, deus hindu.
Bodhgaya é um local muito importante ao budismo, uma vez que em seu monastério principal, Bodhimanda-vihara, teria sido onde Buda alcançou a iluminação, embaixo de uma árvore depois de muitos dias meditando, e assim, teria criado budismo. Quem sabe você também não chegue à revelação que procura? Veja a estátua gigante do Buda e explore mais locais em Bodhgaya através do Google Street View.
Cheio de história, peças de arte e um dos principais pontos religiosos do mundo, o Vaticano atrai peregrinos do mundo todo em busca das bênçãos do Papa todos os domingos, na praça de São Pedro. O estado-independente fica localizado em Roma, na Itália, e é a sede da Igreja Católia Apostólica Romana.
O fundador da igreja cristã, São Pedro, está enterrado na basílica que possui seu nome, a Basílica de São Pedro. Além destes pontos turísticos, o Vaticano também possui um museu e peças de artes importantes, como a Pietá, de Michelangelo. Cheio de histórias e arte, o Vaticano proporciona uma viagem para qualquer um que queira aprofundar sua fé cristã ou aprender mais sobre a religião. Confira a Basílica de São Pedro através do Google Street View e tenha um pedacinho dessa experiência.
O Complexo de Prambanan é um ponto turístico muito famoso da Indonésia, e localiza-se na Ilha de Java. O local reúne diversos templos hindus do século IX que foram construídos em 856 d.C. Prambanan é formado por dois complexos: o Loro Jonggrang, hindu, e o Sewu, budista. Não é à toa que recebe tantos visitantes, afinal, reúne duas religiões no mesmo local. Em 1991, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO.
Capital da Galícia, ao norte da Espanha, Santiago de Compostela faz parte de um dos destinos mais famosos de peregrinação cristã. O caminho começa na França, na divisa com a Espanha, e percorre cerca de 800 quilômetros até a Catedral de Santiago, onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago.
O caminho foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e para receber o status de peregrino, a pessoa deve percorrer ao mínimo 100 quilômetros de um dos caminhos da região. Um passeio que exige esforço, fé e pode ser um bom momento para se desligar da rotina e expandir os horizontes.
Borobudur ou Barabudur é um dos mais importantes templos budistas do mundo, e fica na Ilha de Java, na Indonésia. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. Em relação à decoração, estão dispostos 504 estátuas de Buda e milhares de painéis em relevo. Aprecie esta atração incrível pelo street view do Google Arts & Culture. É de impressionar!