O Jardim Botânico mais famoso do país é definitivamente o de Curitiba. Ele foi construído como uma homenagem à urbanista Francisca Maria Rischbieter, responsável por muitos projetos urbanos na cidade. O jardim tem quase 24 anos de existência e é um dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil! E não é pra menos: o local conta com 27 hectares e uma estufa central com diversas plantas típicas da mata atlântica brasileira.
Localizado em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer foca em arte contemporânea, artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. É considerado o maior da América Latina, com 17 mil metros quadrados de área expositiva! O local, cujo projeto é do grande arquiteto brasileiro, consegue abrigar até 20 exposições por ano. E tudo isso você pode conferir na visita virtual pelo Google Arts & Culture.
A Ilha do Mel é um dos destinos que as pessoas mais visitam no sul do Brasil. O local oferece tranquilidade, estrutura, praias conservadas e águas tranquilas. A ilha abriga três praias: a Praia das Encantadas, a mais visitada, que é cercada de restaurantes e pousadas; a Praia de Fora, com água mais agitadas, perfeita para surfistas; e a Praia da Fortaleza, a mais tranquila, com águas calmas.
A principal atração do Parque Unipraias é o teleférico que liga a barra sul de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, à praia de Laranjeiras. No alto do morro, que divide os dois lados de Balneário, está a Estação Mata Atlântica, a 240 metros de altura. Por ali você encontra atividades como quiosques, trilhas, mirantes e brinquedos para crianças, além de uma tirolesa e um trenó de montanha. Aproveite o passeio para apreciar a vista da cidade, tirar boas fotos e, quem sabe, descer pela tirolesa. Se preferir, já emende a ida à Praia das Laranjeiras, que é uma delícia.
A Praia do Rosa, localizada em Imbituba, é um destino muito visitado em Santa Catarina. Com apenas 2 km de extensão e de mar agitado, ela é ideal para surfistas e praticantes de esportes aquáticos radicais, como kitesurf e windsurfe – ela até recebe campeonatos das categorias. A praia faz parte da área de preservação da Baleia Franca e fica próxima à Lagoa de Ibiraquera, de água salgada, que desemboca no mar.
O Beto Carrero World é um dos parques mais incríveis do Brasil! De Balneário Camboriú saem vários passeios com destino ao parque, que fica no município de Penha, a 35 km do centro de Balneário. O Beto Carrero World foi fundado por João Batista, um visionário que criou o maior parque multitemático da América Latina. O complexo é gigantesco e conta com brinquedos radicais e mais tranquilos, shows temáticos e muito mais. É diversão para todas as idades!
Canela é uma das principais cidades da Serra gaúcha, ao lado da vizinha Gramado. Cortada por rios e riachos em meio ao acidentado relevo, as paisagens naturais são grandes atrativos. Entre as cenas que encantam os turistas está a Cascata do Caracol, no interior do Parque Estadual do Caracol, a sete quilômetros do centro de Canela. A cachoeira de 131 metros é um dos pontos mais visitados da região Sul do Brasil. Uma escada ecológica de cerca de 700 degraus leva ao pé da queda d'água.
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra, fica localizada no centro de Canela e é um dos lugares mais visitados da cidade. Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura e encanta por sua imponência. Vale a pena dedicar uns minutos para observar sua fachada e entrar para conhecer os detalhes de seu interior.
Localizado em Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, o Mini Mundo é o ponto turístico que vai atrair a família toda. Trata-se de um parque temático a céu aberto construído em miniatura. Ao invés dos tradicionais brinquedos, o espaço é formado por réplicas de construções 24 vezes menores do que o tamanho real. São mais de 140 obras, dentre elas castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de diversos países.
As Cataratas do Iguaçu são um dos cartões-postais do Brasil mais vibrantes – o local reúne cerca de 275 quedas d’água! Situada na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, a parte brasileira está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e que hoje é o habitat de diversas espécies em extinção, como a onça-pintada. Os visitantes acessam o local de carro, pagam um ingresso e conseguem ter acesso a diversas áreas do magnífico parque. O ponto mais visitado, entretanto, é o Mirante e Passarela, que oferece a melhor visão das quedas d'água.