Um pão muito leve e macio pode absorver muita água da carne e dos acompanhamentos, podendo se desmanchar em suas mãos e espalhar os ingredientes para todos os lados.
Comprar a carne já moída é um jogo de sorte. Talvez você não consiga saber quando que a carne foi moída, de que parte da vaca veio ou até mesmo quantas vacas diferentes estão no pacote. Sem falar de problemas de frescor. Por isso, prefira usar carne moída na hora.
Algumas receitas de hambúrgueres pedem que você misture ovo, farinha, manteiga e temperos para dar liga. Mas vale a pergunta: você está fazendo um hambúrguer ou um bolo de carne? Por isso, para preparar os discos, use apenas a carne.
É claro que a dica anterior não se aplica aqui. Para fazer um hambúrguer vegetariano você precisará de outros ingredientes para dar a liga. Aposte em quinoa, aveia, farinha de rosca e até farinha de trigo.
Salgue a sua carne instantes antes de ela ir para a grelha. Se você tempera a carne com o sal durante o manuseio, ela se torna elástica e pode perder todo o formato e desmanchar na grelha.
Se você já tentou fazer um hambúrguer com bastante quantidade de carne, daqueles bem altos, provavelmente já deve ter sofrido ao colocá-lo na grelha e ver ele se contorcer e quase virar uma almôndega. Para isso não acontecer, molde o hambúrguer e com um dedo aperte levemente o centro. Isso impedirá que ele se transforme.
A gordura da carne é muito sensível ao calor. Por isso, só de manuseá-la para formar os hambúrgueres, a carne pode ficar mole e difícil de moldar. Certifique-se de os pratos, facas e até a sua mão estarem resfriados. Alguns especialistas sugerem até mergulhar a mão em uma bacia com água e gelo antes de moldar os hambúrgueres.
Os acompanhamentos são por sua conta. Só você sabe o que é melhor para o seu sanduíche. Abuse daqueles que você ama: tomate, cebola, folhas, bacon, queijo... Qual é o seu preferido?