► DIGO FERREIRA E GRUPO
Na terça-feira, 13 de setembro, Digo Ferreira e Grupo apresentam o show gratuito Feijão e Farinha. No palco, eles interpretam ritmos nordestinos do forró pé de serra somados a outras influências e sonoridades mundiais: jazz, rock, salsa, bolero, samba e fusion.
QUANDO: terça (13), às 19h
ONDE: Centro Cultural São Paulo [Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso]
VALOR: entrada gratuita
► BAILE DO JACKSON COM PEGADA DE GORILA
O grupo musical Pegada de Gorila celebra seu mais novo projeto, Baile do Jackson, em homenagem ao cantor, compositor e sambista Jackson do Pandeiro. No show gratuito, que acontece na quinta-feira (15), às 19h, o grupo apresenta clássicos como Chiclete com Banana, Ordem é Samba e Capoeira Mata Um.
QUANDO: quinta (15), às 19h
ONDE: Centro Cultural São Paulo [Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso]
VALOR: entrada gratuita
► QUARTETO DE CORDAS METROPOLITANO
As sextas-feiras de setembro, sempre às 19h, serão embaladas por apresentações gratuitas do Quarteto de Cordas Metropolitano. São interpretações de diversos períodos da música instrumental, trazendo para a diversidade de um repertório e abrangendo inúmeros compositores consagrados.
QUANDO: sextas, às 19h [até 30 de setembro]
ONDE: Sesc Santo Amaro [Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro]
VALOR: entrada gratuita
► GAIO DE ROSÊRA
Até o dia 23 de setembro, às 19h das sextas-feiras, o Sesc Santo Amaro recebe o duo Gaio da Rosêra. As apresentações trazem uma sonoridade inspirada em encontros musicais como Nelson Aires e Cesar Camargo Mariano, Radamés Gnattali e Laércio de Freitas, Radamés e Tom Jobim, Chick Corea e Herbie Hancok.
QUANDO: sextas, às 19h [até 23 de setembro]
ONDE: Sesc Santo Amaro [Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro]
VALOR: entrada gratuita
► CAOS ON CANVAS
Celebrando 10 anos da sua primeira edição, o projeto "Caos On Canvas" retorna ao circuito agora ainda mais potente e diverso. 'Meio Ambiente e as Cidades' é o tema da vez nas intervenções fotográficas da mostra. A exposição fica aberta ao público de 1 a 30 de setembro, no jardim da Casa das Rosas, com entrada gratuita. Depois, segue viagem para o interior do estado.
QUANDO: de segunda a domingo, das 7h às 22h [de 1 a 30 de setembro]
ONDE: Casa das Rosas [Av. Paulista, 37 - Bela Vista]
VALOR: entrada gratuita
► EVANDRO CARLOS JARDIM: NEBLINA
Até o dia 20 de novembro, o Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição "Evandro Carlos Jardim: Neblina". Com entrada gratuita, a mostra está organizada em torno de um conjunto chamado Tamanduateí Contraluz, que reúne 50 obras impressas desde 1980 até hoje.
QUANDO: de terça a domingo, das 11h às 20h [até 20 de novembro]
ONDE: Instituto Tomie Ohtake [Rua Coropé, 88 - Pinheiros]
VALOR: entrada gratuita
► PROJETO PINA NO JK
Durante dois meses, o público terá a oportunidade de apreciar de perto trabalhos dos renomados artistas contemporâneos Cabelo e Regina Parra em um ambiente inusitado, fora do espaço museológico. A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi para mais uma edição do projeto Pina no JK, que acontece até o dia 24 de outubro, com exibição gratuita de duas obras da coleção do museu nos pisos 1 e 2 do shopping.
QUANDO: diariamente, das 10h às 22h [até 1 de outubro]
ONDE: JK Iguatemi [Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia]
VALOR: entrada gratuita
► CASA NFT
Artistas, muralistas e grafiteiros se encontraram durante três meses para pintar uma mansão abandonada no Morumbi. O projeto, intitulado Casa NFT, transformou o espaço em uma grande galeria de arte com data para ser destruída. A mansão foi demolida, mas antes todas as obras foram transformadas em arquivos digitais. Esse acervo virtual agora ocupa uma exposição imersiva na Funarte.
QUANDO: de terça a domingo, das 14h às 19h [até 18 de setembro]
ONDE: Funarte [Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos]
VALOR: entrada gratuita
► MEMÓRIAS DO FUTURO: CIDADANIA NEGRA, ANTIRRACISMO E RESISTÊNCIA
Em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo, "Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência" traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações, além da participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, e Moisés Patrício.
QUANDO: de quarta a segunda, das 10h às 18h [até maio de 2023]
ONDE: Memorial da Resistência de São Paulo [Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia]
VALOR: entrada gratuita
► MODERNOS
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abriu a exposição "Modernos". A mostra é dividida em dois grandes núcleos: "Antes de 1922", com curadoria de Felipe Chaimovich e que ficará em cartaz por três meses, e "Depois de 1922", com curadoria de Laura Rodríguez, que seguirá até novembro. O público pode apreciar obras de Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Estevão Silva, Georg Grimm e João Batista Castagneto.
QUANDO: segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
*fechado às terças-feiras, inclusive aos feriados! [até 27 de novembro]
ONDE: MAB FAAP [R. Alagoas, 903, Higienópolis]
VALOR: entrada gratuita
► MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS
A exposição tem como foco a arte armorial, movimento artístico lançado no Recife e liderado por Ariano Suassuna. O público pode conferir cerca de 140 obras (a maioria nunca havia saído da capital pernambucana), em diversos formatos e de artistas importantes como o próprio Suassuna.
QUANDO: diariamente, das 9h às 20h, exceto às terças [até 26 de setembro]
ONDE: CCBB São Paulo [R. Álvares Penteado, 112 - Centro]
VALOR: entrada gratuita
► CINE NA PRAÇA
No mês de setembro, o Parque do Povo recebe a 10ª temporada do Cine na Praça. A programação gratuita, sempre às quintas-feiras, às 20h, faz homenagem à Frances McDormand e exibe ao longo do mês filmes estrelados pela atriz.
QUANDO: quintas (8, 15, 22 e 29), às 20h
ONDE: Parque do Povo [Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros]
VALOR: entrada gratuita
► VERÃO
Até o dia 11 de setembro, o Teatro do Sol recebe a peça "Verão". Com entrada gratuita, as apresentações acontecem de quarta a domingo. A comédia se passa em um hotel de luxo que passa a ser palco de situações inusitadas após a chegada de uma misteriosa convidada. Funcionários e hóspedes passam a investigar o sumiço de obras de arte, a explosão da renomada cozinha e o roubo de uma pesquisa científica. Com humor, todos se reúnem para descobrir quem está por trás de tudo e por quê.
QUANDO: quartas e quintas, às 20h; sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h [até 11 de setembro]
ONDE: Teatro do Sol [Rua Damiana da Cunha, 413 - Santa Teresinha]
VALOR: entrada gratuita
► HORROR LAVANDA
O julgamento de um homem acusado de assassinar brutalmente uma criança é o ponto de partida do espetáculo "Horror Lavanda", com direção de Gustavo Trestini e dramaturgia de Rui Xavier, em diálogo com o ator Munir Kanaan. A peça tem sua temporada de estreia entre 14 de setembro e 8 de outubro na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
QUANDO: quarta a sexta, às 20h; sábados e feriados, às 18h [de 14 de setembro a 8 de outubro]
ONDE: Oficina Cultural Oswald de Andrade [Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro]
VALOR: entrada gratuita
► FESTA DE SAN GENNARO
Entre 10 de setembro e 9 de outubro, a Paróquia de San Gennaro, na Mooca, apresenta mais uma edição da tradicional Festa de San Gennaro. Nas ruas San Gennaro e Lins haverá barracas com delícias da cozinha típica italiana, como pizza, polenta, nhoque, fogazza, antepastos e doces, além do tradicional Spaghetti das Mamas.
QUANDO: sábados, às 18h; domingos, às 17h [de 10 de setembro a 9 de outubro]
ONDE: Rua San Gennaro e Rua Lins - Mooca
VALOR: entrada gratuita
Aproveite e descubra o passeio perfeito em São Paulo para cada signo ;)