Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) cresceram juntos no interior do Maranhão, às margens dos Lençóis. A protagonista é uma jovem que cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora. Já Ari é o filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor. Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense. Quando começa a história de Travessia, Ari e Brisa já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento.
A ideia da festa de casamento de Ari e Brisa parece simples, não fosse uma oportunidade que pode virar a vida do casal: uma chance de Ari viajar para o Rio de Janeiro e realizar o sonho de investigar a construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão. Brisa topa adiar o casamento, mas Ari demora tempo demais em terras fluminenses e passa a dar cada vez menos notícias. A maranhense estranha o comportamento e, preocupada, decide ir atrás do “namorido”.
Quando Brisa está na rodoviária de São Luís prestes a embarcar, ela se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas a acusam de ser uma sequestradora de crianças. Trata-se de uma deep fake. Um vídeo foi editado de maneira despretensiosa e irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto da criminosa foi trocado pelo seu. O material viraliza nas redes sociais e, a partir deste momento, atravessa de maneira transformadora a vida da jovem. Entra na trama, então, Helô (Giovanna Antonelli), delegada especialista em crimes digitais.
É nesse momento que o destino de Brisa cruza com o de Oto (Romulo Estrela), um hacker, sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís. Sua estada na cidade deve ser o mais invisível possível, por isso ele se assusta ao se deparar com aquele tumulto no meio da rua. Oto precisa sair dali rápido e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da “surpresa” que está levando consigo, no porta-malas do seu carro: Brisa.
Em terras cariocas, Ari faz amizades e, através delas, conhece Chiara (Jade Picon). Seus horizontes se ampliam e um mundo novo se descortina para ele. Tem sentimentos por Brisa, mas também quer viver as possibilidades que estão aparecendo à sua frente. Em sua cabeça, vive um conflito entre o que acha ser moralmente aceitável e todos os novos sentimentos que experimenta.
Marca da autora Gloria Perez, “Travessia” é um folhetim clássico que traz dramas humanos, encontros, desencontros, amores, decepção, ambição e o debate sobre limites éticos e morais. Agora, a trama se desenrola em um mundo que ainda aprende a lidar com o ônus e o bônus trazidos pela internet. No elenco, estão ainda Cassia Kis, Rodrigo Lombardi, Humberto Martins, Alexandre Nero, Alessandra Negrini, Vanessa Giácomo, Ailton Graça, Dandara Mariana, Bel Kutner, Indira Nascimento, Yohama Eshima, Duda Santos, entre outros nomes renomados.
"Travessia" estreia na TV Globo no dia 10 de outubro. Pra entrar no clima, veja 6 novelas de Gloria Perez que estão disponíveis no Globoplay ;)