Brincando na intersecção de vários campos artísticos (artes têxteis, teatro, autômatos), Cidadela Corpo é uma exposição voltada ao público infantil, onde os espectadores-atuantes passeiam por um território composto de casas-corpos, experimentando os limites do visível, do tátil, do audível e do palatável.
Horário: das 10h às 17h
Local: Sesc Pompeia [Rua Clélia, 93 - Pompeia]
O filme nacional foi adaptado do clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, com elenco formado exclusivamente por atores com Síndrome de Down. A exibição acontece no teatro do SESI-SP.
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Fiesp [Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista]
Nove artistas da Zona Leste de São Paulo se reúnem na Lapa para apresentar números de malabares, contorcionismo, acrobacia, monociclo e palhaçadas acompanhados de uma banda ao vivo.
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa [R. Guaicurus, 1.100 - Água Branca]
Nos dias 12 e 16, o Sesc Campo Limpo recebe a intervenção Brincando. O objetivo é desenvolver um olhar sustentável sobre brincadeiras e proporcionar experimentações de vivências em conexão com o meio ambiente.
Horários: quarta (12) e domingo (16), das 12h30 às 17h30
Local: Sesc Campo Limpo [R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120]
Ao relacionar elementos de visualidades, corporalidades, sonoridades e teatralidades em cena, EmQuanta se revela primeiramente através da dança, dos materiais plásticos e músicas que vão se apresentando para o público. Aos poucos, as crianças são convidadas a participar, explorando o espaço, compondo com seus corpos, danças, sons e brincadeiras. O público é – ao mesmo tempo – espectador e jogador.
Horários: quarta (12), sábado (15) e domingo (16), das 15h às 16h
Local: Sesc Ipiranga [R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga]
A peça traz histórias ancestrais indígenas encenadas com músicas e efeitos e tem o menino Makunaima como protagonista, que interage com animais e outras personagens misteriosos da floresta amazônica em 10 aventuras muito divertidas e cheias de música.
Horário: 11h e 16h
Local: Teatro Alfa [R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro]
Os Desafios Circenses invadem a Praça Esportiva do Sesc Consolação, com práticas como acrobacias de solo e aéreas, malabares e equilibrismos, que estimulam o imaginário e a criação-recriação corporal cultural.
Horários: quarta (12), sábado (15) e domingo (16), das 14h às 17h
Local: Sesc Consolação [R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque]
Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, o grupo Esplanada mostra um pouco da bagagem que acumulou pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público.
Horário: 16h15
Local: Centro Cultural Fiesp [Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista]
No dia 12 de outubro, o MIS promove a oficina gratuita Construssim, com o coletivo Zebra5. A atividade, que acontece às 15h, irá estimular os participantes a brincar com as palavras, formando uma grande poesia tridimensional. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.
Horário: 15h
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som [Av. Europa, 158 - Jardim Europa]
A banda, que produz músicas a partir dos sons do próprio corpo, apresenta seu quinto disco, “Só +1 Pouquinho", em um show no Dia das Crianças. Com dez faixas inéditas, o álbum tem letras que trazem crônicas do cotidiano e do imaginário infantil.
Horário: 16h
Local: Teatro João Caetano [R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino]
O Museu da Língua Portuguesa promoverá uma programação especial no Dia das Crianças com dança, contação de histórias, música e teatro, em atividades que ocuparão diversos espaços do museu. Na programação está a Oficina de Peteca, o show de mágica "Magia e Alegria", a peça "O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar", entre outros.
Horário: 10h às 16h
Local: Museu da Língua Portuguesa [Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo]
Dedicada ao público infantil, a exposição apresenta um agrupamento de obras alicerçadas em práticas coparticipativas e sensoriais e reúne artistas e manifestações culturais concebidas com distintas linguagens e múltiplos meios.
Horário: 10h às 23h
Local: Centro Cultural Fiesp [Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista]
A banda formada por Edgard Scandurra, Taciana Barros, Antonio Pinto e seus filhos e sobrinhos leva o rock para as crianças em uma apresentação no dia 12. Além de música, o palco do show é tomado por malabares, acrobacias, vídeos e brincadeiras.
Horário: 16h
Local: Teatro Arthur Azevedo [Av. Paes de Barros, 955 - Mooca]
O Parque da Água Branca recebe a Festa Letrinhas, evento com atrações que incluem brincadeiras ao ar livre o dia todo e contação de histórias com a presença de diversos autores brasileiros.
Horário: 10h às 17h
Local: Parque da Água Branca [Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca]
Em comemoração ao Dia das Crianças, o iFood leva ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Arena iFood Fest, que pretende promover o maior encontro de troca de figurinhas do mundo. O público ainda pode esperar por algumas experiências e surpresas, entre elas um drone que entregará figurinhas e outros brindes aos colecionadores.
Horário: 10h às 18h
Local: Parque do Ibirapuera [Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana]
Dirigido a toda família, o espetáculo traz a atriz-circense Amarilis Irani em trabalho solo. A obra conta a história da heroína e criança negra Mavi: menina inventora de palavras que redescobre sua força nos cabelos.
Datas: sábados e domingos, às 16h [até 6/11]
Local: Teatro Cacilda Becker [R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo]
Inspirado nas marionetes italianas, o Sesc Avenida Paulista faz uma oficina de construção de bonecos movimentados por hastes de ferro. A atividade faz parte do projeto Bonecaria, que ocorre nos fins de semana do mês de outubro e no Dia das Crianças.
Datas: sábados e domingos, às 11h30 [até 23/10]
Local: Sesc Avenida Paulista [Av. Paulista, 119 - Bela Vista]
A mostra visa integrar artistas, coletivos e grupos de teatro, dança, performance e circo da região do Grande ABC com a comunidade por meio de espetáculos abertos para todos os públicos. As apresentações acontecem nos dias 13 (quinta, às 20h); 14 (sexta, às 19h); 15 (sábado, às 19h); 18 (terça, às 15h); 19 (quarta, às 15h); 20 (quinta, às 19h); 21 (sexta, às 20h); e 29 (sábado, às 19h).
Datas: 13 a 29/10
Local: Fábrica de Cultura Diadema [Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro]