Na Itália, a vinícola Rivetto é um ótimo destino por ser uma pequena propriedade familiar, além de ter uma vista privilegiada de Barolo, cidade que é casa de alguns dos melhores vinhos do mundo. É uma oportunidade para conhecer a história e a filosofia da produtora, que oferece diferentes tipos de experiências aos visitantes.
Ainda na Itália, a região da Toscana abriga a vinícola Leonardo da Vinci, procurada pelos apaixonados por história, cultura e vinhos. Além de viver a experiência do enoturismo, os visitantes ainda podem conhecer o museu dedicado a Leonardo da Vinci e conhecer sua ligação e paixão pela bebida.
Portugal é outro destino europeu imperdível aos interessados pelo enoturismo. Na região de Dão, a dica é a vinícola OPTA, situada em uma das áreas mais belas entre as regiões de vinho do país. Por lá é possível conhecer a terra natal da variedade Touriga Nacional, uma das uvas mais simbólicas de Portugal.
Na região do Alentejo, ainda em Portugal, a Casa Relvas chama a atenção com seus sobreiros, vinhedos, ovelhas e uma vinícola revestida de cortiça - ou seja, aqui a paisagem também é ponto alto da experiência. "É uma vinícola familiar dedicada aos vinhos que surpreendem no paladar" explica Cesca.
Se o seu destino for Mendoza, na Argentina, não deixe de visitar a Susana Balbo Wines, um dos nomes mais importantes do mundo do vinho. Na propriedade, os visitantes também encontram um restaurante e um hotel.
Outro destino imperdível para quem ama vinho é o Uruguai. Por lá, não deixe de visitar a Bracco Bosca, uma vinícola familiar, que oferece vinhos modernos a partir do cultivo de diferentes uvas. "Uma ótima dica para quem curte enoturismo com uma cara mais jovem", conta Felipe Cesca.
Aproveite e confira 10 viagens internacionais que prometem bombar em 2023!