Conheça seu estilo pessoal e entenda a mensagem que deseja transmitir através dele. Além disso, leve em conta o seu estilo de vida para que as escolhas das peças sejam adequadas ao seu dia a dia. Não adianta incluir peças formais se a maior parte do tempo é gasto em atividades informais, por exemplo.
Separe as peças-chave do guarda-roupa cápsula em um mesmo espaço para facilitar a escolha dos looks. Isso permite visualizar melhor as combinações possíveis e evita a sensação de não ter nada para vestir.
Dê preferência a mais partes de cima do que de baixo ao montar o guarda-roupa cápsula. Com algumas partes de baixo versáteis e bem escolhidas, é possível criar inúmeras combinações com diferentes partes de cima, o que aumenta a variedade de looks.
Considere uma paleta de cores para o seu guarda-roupa cápsula. Escolha cores que valorizem sua imagem e que sejam fáceis de combinar entre si. Optar por cinco cores principais é uma boa forma de garantir versatilidade nas composições.
Conheça o seu corpo e valorize seus pontos fortes. Ao entender quais cortes e modelos ficam melhor em você, será mais fácil selecionar peças que realcem sua beleza e que você se sinta confortável usando.
Na escolha das peças-chave, opte por itens versáteis que combinem com várias outras peças do seu guarda-roupa. Por exemplo, uma calça jeans é uma peça básica, mas escolha diferentes cortes de acordo com o seu estilo pessoal.
As peças que fazem parte de um guarda-roupa inteligente incluem um blazer preto, camisas em cores neutras, como preto, branco, cinza e azul marinho, e calça de alfaiataria preta. Essas peças são atemporais e combinam com diversas ocasiões e estilos.
Escolha acessórios que complementam, mas não exagere. Opte por dois calçados, dois acessórios e duas bolsas que possam ser combinados com os looks do seu guarda-roupa cápsula.
Fazer um orçamento com um valor máximo que você pode gastar nessa nova jornada é mais do que essencial, afinal, o objetivo é economizar e gastar cada vez menos, certo? É claro que não vai ser necessário comprar 100% das peças, com certeza existem muitas coisas no seu guarda-roupa atual que é possível reaproveitar, por isso, limite-se a comprar aquilo que será realmente necessário.