Centro Histórico: 15 lugares cheios de história para conhecer no coração de São Paulo
Do Pateo do Collegio ao Mercadão, confira locais essenciais para conhecer a história da capital.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Pateo do Collegio
Em meio aos arranha-céus do centro da capital paulista, o Pateo do Collegio, berço dessa que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo, foi o local onde São Paulo nasceu, em 1554.
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Mosteiro da Luz
Considerada a mais importante construção arquitetônica colonial do século 18 em São Paulo, o Mosteiro da Luz foi construído em 1579 com a fundação da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Lá também está localizado o Museu de Arte Sacra de São Paulo, com representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro.
Endereço: Av. Tiradentes, 676
Foto: casa.da.photo/Shutterstock
Parque da Luz
Fundado em 1825, o Parque da Luz é o mais antigo parque público de São Paulo. Cercado por diversas espécies da flora brasileira, o espaço conta com playground, espelhos d’água, equipamento de ginástica, pista de cooper, áreas de estar, lagos, chafariz e muito mais.
Endereço: Praça da Luz, s/n
Foto: Edilaine Barros/Shutterstock
Sala São Paulo
Fundada em 1999, a Sala São Paulo é uma das mais modernas e bem equipadas salas de concerto do mundo. Atualmente, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem capacidade para 1.484 lugares, além de 22 camarotes.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Largo São Francisco
Fundado em 1827, o Largo São Francisco abriga alguns marcos da história paulistana, além da Faculdade de Direito da USP, e é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo.
Endereço: Largo São Francisco, 95
Foto: casa.da.photo/Shutterstock
Mosteiro de São Bento
Considerado um dos principais monumentos de arte colonial do país, o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 e é parada obrigatório do roteiro histórico de São Paulo.
Endereço: Largo São Bento, s/n
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Pinacoteca de São Paulo
Fundada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é um dos mais antigos e importantes museus da cidade. Atualmente, é dividida em Edifício Pina, Pina Estação e Pina Contemporânea.
Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz
Foto: casa.da.photo/Shutterstock
Biblioteca Mário de Andrade
A Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional.
Endereço: R. da Consolação, 94
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Edifício Itália
O Edifício Itália foi inaugurado em 1965 e, desde sua fundação, é considerado um dos maiores exemplos da arquitetura brasileira. O local abriga escritórios de diversos ramos de atuação, mas seu destaque fica com o restaurante Terraço Itália e sua incrível vista da capital.
Endereço: Av. Ipiranga, 344
Foto: Dado Photos/Shutterstock
Copan
Um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, o Copan enche os olhos de quem passa pelo número 2000 da Avenida Ipiranga. O prédio residencial conta também com um mirante e diversas opções gastronômicas no andar térreo.
Endereço: Av. Ipiranga, 200
Foto: Eug Png/Shutterstock
Mercado Municipal
Local imperdível para os amantes da gastronomia, o Mercado Municipal de São Paulo também é cheio de história. Fundado em 1933 como um armazém de pólvora e munições, hoje é um dos pontos gastronômicos mais importantes da capital.
Endereço: R. da Cantareira, 306
Foto: Thiago Leite/Shutterstock
Catedral da Sé
Uma das construções mais emblemáticas de São Paulo, a Catedral da Sé é um símbolo da fé católica e um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas que vêm à capital paulista. Construída entre 1913 e 1954, é a maior igreja da cidade, com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas.
Endereço: Praça da Sé, s/n
Foto: casa.da.photo/Shutterstock
Theatro Municipal de São Paulo
O Teatro Municipal de São Paulo, um ícone da cidade, ostenta sua grandiosidade na Praça Ramos de Azevedo. Inaugurado em 1911, o teatro é uma obra-prima da arquitetura eclética, inspirada na Ópera de Paris. Sua rica história e beleza monumental o tornam um dos principais pontos turísticos da capital paulista.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n
Foto: Leonid Andronov/Shutterstock
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Construído em 1901, o edifício tornou-se sede do Banco do Brasil em 1927 e Centro Cultural em 2001. Patrimônio tombado pelo Condephaat, o prédio agora é palco de diversas expressões artísticas, como exposições temporárias que ocupam três andares.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Farol Santander
O Edifício Altino Arantes, antigo Banespão, hoje é sede do Farol Santander, imperdível centro cultural de São Paulo que reúne cultural, lazer e gastronomia - além de sua vista de tirar o fôlego, é claro.