Do cinema para os palcos da Broadway. Sucesso de bilheteria e um bom enredo são ingredientes perfeitos para um filme ganhar uma bela adaptação teatral e estar entre os musicais com os ingressos mais disputados pelo público.
+ 5 Motivos Para Assistir O Rei Leão, O Musical
+ Os ingressos para o Musical Billy Elliot já estão à venda
Alguns filmes aclamados pela crítica resultaram em espetáculos que muitas vezes superaram a versão cinematográfica, O Fantasma da Ópera e Os Miseráveis, por exemplo, estão entre os musicais mais vistos da história.
O Fantasma da Ópera
O livro O Fantasma da Ópera foi lançado em 1910 e a partir daí surgiram diversas adaptações. O primeiro filme foi lançado em 1925 e o último em 2004, com outras duas produções intercaladas, uma em 1962 e outra 1974. Nos palcos de teatro, a clássica obra de Gaston Leroux também recebeu variadas interpretações. Mas foi em 1986 que a obra ganhou os palcos da Broadway e permanece por lá até hoje.
Os Miseráveis
A obra literária do francês Victor Hugo em abril de 1862 foi traduzida em diversas línguas e desde 1907 ganhou dezenas de adaptações no cinema e na televisão. Mas foi em 1980 que Os Miseráveis ganhou os palcos e estreou no Palais des Sports, em Paris se tornando um dos musicais de maior sucesso da história.
Rei Leão
Lançado em 1994, está em 2ª lugar como a animação com maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Toy Story 3. O musical estreou em Mineapolis, em Minesota em julho de 1997 e desde então ganhou o mundo com sua super produção. No Brasil está em cartaz desde março de 2013.
Hairspray
Estreou em 1988 e é a obra mais famosa do diretor John Waters, conhecido por produções kitsch e escrachadas como "Pink Flamingos" e “Polyester”. Hairspray, que faz uma critica ao conservadorismo da década de 50, inspirou uma adaptação teatral na Broadway em 2002 e permaneceu em cartaz por sete anos.
Priscilla, a Rainha do Deserto
A história de três drag queens que viajam pelo deserto australiano em um ônibus fazendo performances por onde passam foi hit nas telonas em 1994. Além dos atores, o figurino e a trilha sonora foram responsáveis pelo sucesso da comédia que mais tarde ganhou os palcos do mundo.
Moulin Rouge!
A atmosfera pop ao redor da história de um jovem poeta e boêmio que se passa em 1899 foi a fórmula de sucesso dessa produção lançada em 2001. O filme, com roupagem moderna trazia uma nova leitura as clássicas superproduções musicais. Nos palcos, a trama ganhou uma adaptação em 2008 como La Belle Bizarre Du Moulin Rouge.
Billy Elliot
A história do menino inglês de 11 anos que sonha em ser bailarino saiu das telas do cinema e invadiu os palcos do teatro em 2005. Foi premiado no Laurence Olivier Awards como o melhor musical da época. Este ano o musical chega ao Brasil para uma temporada que vai de 2 a 18 de agosto.
Por Juliana Andrade
Atualizado em 19 Fev 2014.