O In-Edit, festival dedicado inteiramente ao documentário musical, abre inscrições para cineastas enviarem seus curtas ou longas até 16 de março.
+ Conheça os principais coletivos que atuam em São Paulo
+ Liga do Funk leva projeto social para as periferias de São Paulo
+ Casa do Povo, conheça um dos maiores símbolos culturais de SP
O festival nasceu em Barcelona, em 2003, e, em pouco tempo, alcançou um processo de internacionalização que se espalhou por outros países, entre eles Alemanha, Chile, Colômbia e Brasil. Em 2014, São Paulo recebe sua 6ª edição.
Em entrevista ao Guia da Semana, Marcelo Andrade, diretor artístico do festival, diz que o foco principal não é o gênero musical. “Isso não é um festival de música, não importa se você vem do sertanejo, do punk ou do que for. A gente olha para o filme.”
“Temos como filosofia que o filme tem que ser bom. Tem que ser relevante na parte cinematográfica ou que ele tenha alguma importância histórica”, explica o diretor, que também ressalta que as inscrições só estão abertas para produções nacionais, apesar do festival contar com uma série de filmes estrangeiros que participaram do In-Edit nas edições internacionais.
Segundo Marcelo, você pode se classificar “se você tem uma banda no seu bairro, uma câmera ou um telefone celular, e sabe contar a história de uma maneira gostosa, inteligente, utilizando uma linguagem cinematográfica bacana”. Vale lembrar que um dos principais critérios de avaliação é o foco na linguagem cinematográfica. “Acaba acontecendo que o pessoal usa muito a linguagem de TV e foge um pouco do cinema, por isso não é selecionado”, diz o diretor.
Para se inscrever é só acessar o site in-edit-brasil.com. Também fique ligado na agenda do Guia da Semana para saber a programação do festival.
Por Juliana Andrade
Atualizado em 14 Mar 2014.