As cavernas são, basicamente, cavidades naturais formadas por uma série de processos geológicos. No entanto, para nós, seres humanos, elas são muito mais do que isso: serviram desde muito cedo como abrigo, registraram história, funcionaram como templos religiosos e sempre foram objeto de fascínio. Diante de tanta beleza natural, não é de se espantar que, centenas de milhares de anos depois que saímos das cavernas, pessoas de todos os cantos ainda viajem para conhecê-las.
Para enriquecer seu próximo roteiro de viagem, o Guia da Semana listou 10 cavernas incríveis para você conhecer. Acredite, esses lugares existem mesmo! Confira:
Waitomo Glowworm | Nova Zelândia
As Glowworm Caves, em Waitomo, na Ilha Norte da Nova Zelândia, são uma das principais atrações turísticas do país. Iluminadas naturalmente por vermes bioluminescentes que vivem no teto e brilham para atrair suas presas, as cavernas de Waitomo certamente garantem uma experiência de outro mundo. Para visita-las é preciso pagar por um barco com guia, que faz explicações sobre as cavernas.
Catedral de Mármore | Chile
A Catedral de Mármore é uma fascinante caverna em Chile Chico, no Chile, formada por milhares de anos de erosão das ondas, responsáveis pelas belas curvas que garantem ao espaço a semelhança com o mármore. As águas coloridas do Lago Carrera, próximo à fronteira com a Argentina, destacam ainda mais as cores das paredes garantindo uma paisagem de outro mundo. Em dias de águas calmas, é possível alugar um caiaque e navegar por ali.
Mammoth | Estados Unidos
O parque nacional de Mammoth Cave guarda a maior rede de cavernas conhecidas pelo ser humano, entre grutas e túneis, acredita-se que ainda haja mais de 500 km de área inexplorada. Abaixo de fantásticas montanhas e vales que valeriam a pena por si só, você ainda pode visitar esse incrível labirinto de pedras subterrâneo.
Reed Flute | China
As formações da Reed Flute, na China, variam entre muitas cores e garantem um contraste espetacular, difícil e encontrar em qualquer outro lugar. A caverna é marcada por estalagmites e estalactites, que são as rochas que crescem a partir do chão ou do teto, respectivamente. As paredes da caverna guardam inscrições que datam do século oito.
Cavernas de Vatnajokull | Islândia
O Parque Nacional Vatnajökull, a cerca de cinco horas de Reykjavík, capital da Islândia, guarda a enorme geleira de mesmo nome, onde você pode encontrar literalmente cavernas formadas na maior massa de gelo da Islândia – ela cobre cerca de 8% do país. Todas as cavernas, de diferentes tamanhos e formatos, são de tirar o fôlego. Por estarem em uma geleira, elas podem acabar desaparecendo de um ano para o outro, por isso em todo início de inverno, guias a exploram em busca das melhores cavernas para levar os turistas.
Grutas Batu | Malásia
Em frente a uma das maiores estátuas do mundo, se encontra uma enorme colina de calcário que guarda diversas cavernas e templos, construídos dentro das cavernas. Não é à toa que é um dos pontos imperdíveis para quem visita a Malásia. Antigamente, elas já serviram de abrigo para tribos locais, hoje estão cheias de turistas e peregrinos que consideram a região de importância religiosa, sendo um dos mais populares centros hindus do país.
Algar de Benagil | Portugal
O Algar de Benagil é uma famosa formação que reúne praia e caverna localizado na região ainda mais famosa de Algarve, em Portugal. Para chegar lá, é necessário alugar uma pequena embarcação ou contratar um guia. Os locais sugerem que você alugue uma embarcação para poder ir e voltar quando quiser, pois a paisagem é de fato espetacular e a praia é diferente de tudo que você já viu.
Gruta de Fingal | Escócia
Outra gruta que se encontra com o mar é a Gruta de Fingal, na ilha desabitada de Staffa, na Escócia. A caverna, de aspecto místico, é certamente uma das mais famosas do mundo, provavelmente por conta das colunas em formato hexagonal semelhantes àquelas da famosa Calçada dos Gigantes. É possível entrar a pé na caverna caminhando sobre as colunas da parede.
Grotta Azzurra | Itália
O azul do mar dentro da Grotta Azzura, ou Gruta Azul, é certamente de um tom que você dificilmente vai encontrar em qualquer outro canto do mundo. A caverna é a estrela da Ilha de Capri, na Itália, e está entre os destinos mais populares da região. É possível visitar a gruta contratando um barqueiro para leva-lo até lá.
Son Doong | Vietnã
Son Doong, no Vietnã, é considerada a maior caverna do mundo, com 9 km de extensão, 200 m de largura e 150 de altura. Lá dentro você encontra de tudo: praias de água doce, florestas, estalactites, penhascos e até fósseis. Infelizmente, chegar lá dentro não é tão simples, é preciso descer de rapel e deve-se agendar a visita - nada barata - com guias preparados para entrar lá.
Atualizado em 18 Jan 2019.