Goiânia é uma capital interessante para fazer turismo no Brasil. Uma das características mais fortes e que pode ser notada facilmente é que a cidade é super arborizada, repleta de flores e árvores ao longo das ruas. Os parques, bosques e jardins também têm muito destaque.
Quem visita a capital se surpreende com a intensa agenda cultural da cidade. É fácil encontrar exposições, galerias de arte, cinemas e museus com peças e mostras durante a semana. O Museu de Arte Contemporânea, por exemplo, possui um acervo com mais de 500 obras.
A culinária de Goiânia também é bem requintada. A comida tem um toque da gastronomia indígena e sofreu influência da cozinha baiana e mineira. Frango com pequi, empadão goiano e peixe assado na telha são alguns dos pratos típicos de lá.
O Guia da Semana listou 10 coisas para conhecer (ou fazer) em Goiânia. Confira:
Parque Flamboyant
O Parque Municipal é um dos cartões-postais de Goiânia. Inaugurado em setembro de 2007, o parque tem ótima estrutura. São dois lagos com fontes luminosas, mirantes, parques infantis, pista de corrida, espaço para ginástica e muito mais. Não é à toa que é super visitado.
Parque Vaca Brava
É outro parque bem tradicional de Goiânia. Marcado pela linda fauna e flora, o Vaca Brava é ótimo para praticar esportes. O parque fica aberto durante dia e noite.
Bosque dos Buritis
O Bosque dos Buritis é um dos mais antigos da capital, sendo uma bela área verde no meio da cidade. A obra Monumento à Paz, do artista plástico Siron Franco, é uma das do Museu de Artes, que fica abrigado no bosque.
Museu de Arte Contemporânea
Inaugurado em 1988, o Museu de Arte Contemporânea possui uma acervo que conta com mais de 500 obras, misturadas entre esculturas, pinturas, gravuras, objetos e muito mais. Fica localizado no edifício Parthenon Center, junto com a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado.
Monumento às Três Raças
O Monumento às Três Raças é um dos símbolos da cidade de Goiânia. Localizada na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, é um dos pontos turísticos mais visitado pelos turistas. A obra mostra a miscigenação das raças negro, branco e índio, presentes nas características genéticas do povo goiano.
Painéis da Via Sacra
Uma parte religiosa da cidade também foi transformada em atração turística. A rodovia que liga Goiânia e Trindade possui uma extensão de 16 km, preenchida com 14 painéis que retratam momentos de Jesus Cristo. O belíssimo trabalho é quase uma galeria a céu aberto.
Museu Goiano Zoroastro Artiaga
Outro ícone da cidade, o museu foi inaugurado em 1946 e foi construído com arquitetura em art déco, impressionando turistas de todos os cantos do mundo. Lá o visitante pode encontrar peças indígenas, arte sacra e popular, informações e exposições sobre a Revolução Industrial e muito mais.
Feira da Lua
Goiânia possui muitos shoppings legais para fazer compras, mas um dos lugares mais procurados para tal é a Feira da Lua, no setor oeste da Praça Tamandaré, que funciona apenas aos sábados. Lá o visitante encontra roupas, artesanatos e alimentos.
Gastronomia
Caracterizada pelas influências da comida baiana e mineira, a gastronomia de Goiânia possui pratos típicos como arroz com pequi, galinhada e peixe na telha (foto). Empório Confrades, Carne de Sol 1008, Coco Bambu Flamboyant e Bar Do Peixe são alguns dos restaurantes mais procurados na cidade.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 4 Nov 2015.