Longe de qualquer tipo de badalação, João Pessoa é uma das mais antigas e menores capitais do Brasil. Apesar de não ser uma das mais famosas, a capital paraibana tem ganhado destaque nos últimos anos pelo ótimo custo-benefício e se tornou uma concorrente turística de outras cidades nordestinas.
A tranquilidade é um dos pontos-chave que conquista os turistas a ponto de quererem voltar sempre para Jampa, apelido da cidade. Durante o dia, muitos passeios culturais e de lazer podem ser feitos. João Pessoa também tem bons restaurantes e casas animadas para curtir o tradicional forró.
Outro segredo que preserva Jampa é a lei que limita a altura dos prédios na orla da praia, o que garante o charme do visual.
O Guia da Semana listou 10 coisas para fazer ou conhecer em João Pessoa. Veja as dicas:
Pôr do sol na Praia do Jacaré
O pôr do sol é uma festa em João Pessoa. Às 17h, já que o sol nasce cedo, muitas pessoas se reúnem na Praia do Jacaré para assistir o espetáculo. No local tem vários bares que ficam lotados. O saxofonista Jurady do Sax alegra os presentes tornando o momento ainda mais único ao tocar “Bolero”, de Ravel.
Centro Cultural São Francisco
A obra, concluída em 1770 e restaurada ao longo dos anos, é um dos principais lugares para ser visitado em João Pessoa. Além de ser um dos mais importantes complexos barrocos do país, a arquitetura de São Francisco deixa qualquer visitante de queixo caído. O local se tornou Centro Cultural e recebe oficinas e exposições.
Farol do Cabo Branco
Um dos principais cartões postais da cidade, o Farol é um dos melhores pontos para observar todo o litoral da cidade. O ponto que ele fica marca o extremo leste do Brasil, sendo o primeiro lugar em que o sol nasce em todas as Américas.
Mercado de Artesanato Paraibano
Se quiser um lugar para trazer lembrancinhas e recordações de João Pessoa, o Mercado de Artesanato Paraibano é o lugar certo. Lá o visitante encontra mais de 100 boxes de produtos variados, com ênfase no artesanato e também em comidas típicas da região.
Passeios de barco
Os passeios de barco fazem muito sucesso entre os turistas, e dois deles têm grande destaque. O primeiro vai até a Ilha de Areia Vermelha, que tem bancos de areia de cor avermelhada, piscinas naturais e até barcos que funcionam como bares, para petiscar. O outro passeio é em direção as piscinas naturais de Picãozinho, próximo da praia de Tambaú. Mergulhar com os milhares de peixes é lazer para crianças e adultos.
Parque Arruda Câmara
O popular Bica possui 27 hectares que abriga uma área da Mata Atlântica e tem mais de 600 animais em cerca de 80 espécies diferentes. O jardim zoobotânico é um passeio indicado para famílias, principalmente para quem tem crianças. Recebeu esse apelido pois no local tem uma fonte de água potável.
Vida noturna
João Pessoa tem uma vida noturna agradável, mas um pouco mais light comparado com outras capitais nordestinas. Curtir o forró é indispensável, e uma boa pedida é conhecer as casas Fellini e KS Bar. A região de Tambaú concentra bares com música ao vivo que rolam até altas horas da madrugada.
Centro histórico
Apesar de não ter toda a fama, o Centro Histórico de João Pessoa é tão impressionante quanto o de Olinda e Ouro Preto, por exemplo. São 37 hectares de área tombada, com mais de 700 edificações. Com característica barroca, o centro foi reconhecido como patrimônio nacional do Brasil em 2007.
Passeio de buggy
Uma maneira simples, prazerosa e eficaz de explorar todas as praias de norte a sul do litoral de João Pessoa é através do passeio do buggy, que passa por todas as praias urbanas da cidade. Durante o passeio, pausas para conhecer lugares importantes, tomar banho de mar e tirar fotos.
Parque Solon de Lucena
O parque, conhecido como Lagoa, também é um dos cartões postais da cidade. Fica no centro da cidade e possui belas paisagens, como a lagoa e o jardim.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 26 Ago 2015.