Por uma fusão de fatores e algumas pitadas de coincidências, algumas cidades acabam se tornando destinos essenciais para pessoas que professam determinada fé. Seja Meca para os muçulmanos, o Vaticano para os católicos ou Jerusalém para ambos e os judeus, esses lugares acabam se tornando símbolos dessas religiões, o que garante que, além de admiradas, adornadas e exaltadas, elas sejam muito bem preservadas. Isso faz com que se tornem destinos imperdíveis até mesmo para quem não tem religião nenhuma.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou algumas das cidades mais sagradas para fiéis das religiões mais difundidas do mundo, entre islâmicos, cristãos, hindus e budistas. Confira 10 destinos religiosos que você precisa conhecer:
Jerusalém | Israel
A cidade de Jerusalém certamente não poderia faltar em uma lista como esta, afinal é considerada sagrada pelo judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Sua parte mais antiga foi construída ainda no quarto milênio antes de Cristo e, em 1538, muralhas fecharam o que hoje é conhecido como a Cidade Antiga, Patrimônio Mundial da UNESCO. Para os judeus, a cidade é sagrada por ter sido proclamada capital do Reino Unido de Israel pelo Rei Davi. Enquanto que para os cristãos, a cidade tem especial importância por ter sido local de diversas passagens de Jesus, inclusive de sua crucificação. Já para os muçulmanos, teria sido ali que Maomé ascendeu ao Paraíso para conversar com os antigos profetas. Cada um tem seu monumento de adoração e lugar de peregrinação dentro da cidade, mas mesmo os ateus sabem apreciar a beleza dessa cidade de milhares de anos.
Meca | Arábia Saudita
Meca é considerada a mais sagrada das cidades para os muçulmanos e recebe anualmente mais de 13 milhões de praticantes dessa fé. É comum que seguidores do Islã orem voltados para a Meca ao redor de todo o mundo. Foi lá que nasceu Maomé e lá é o lugar onde ele teria recebido a revelação divina por meio do arcanjo Gabriel, momento a partir do qual ele começou a pregar o monoteísmo que viria a dar origem ao Islã. Em Meca se encontra a Masjid al-Haram, conhecida em português como Grande Mesquita, o maior centro de peregrinação do mundo, com fascinantes 86,8 mil metros quadrados.
Cidade do Vaticano
A Cidade do Vaticano, oficialmente Estado do Vaticano, é um estado independente localizado dentro de Roma. É lá que vive o Papa, líder da Igreja Católica Romana e bispo de Roma. A cidade costuma receber muitos católicos na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e lugar onde se costumam celebrar diversas cerimônias papais. Mas a cidade também recebe muitos turistas não católicos, principalmente por conta dos famosos Museus do Vaticano, um complexo que reúne diversas obras apropriadas pela Igreja Católica ao longo dos séculos e a famosa Capela Sistina, com pinturas de Michelangelo.
Bodh Gaya | Índia
Localizado no estado indiano de Bihar, Bodh Gaya é uma cidade religiosa e local de peregrinação de diversos budistas, que a consideram um dos mais importantes locais relacionados à vida de Buddha, pois teria sido ali que, sentado por dias abaixo de uma árvore, meditando, ele teria atingido a iluminação, momento a partir do qual passou a pregar os ensinamentos que viriam a ser conhecidos como o Budismo. O principal templo da cidade é o Mahabodhi, um fascinante Patrimônio Mundial da UNESCO que conta com elementos milenares e que tem sido destino de peregrinação de budistas por mais de dois mil anos.
Medina | Arábia Saudita
O nome da cidade de Medina, em árabe, significa a cidade radiante. Localizada na Arábia Saudita, a cidade é a segunda mais sagrada para o Islã, depois de Meca, isso porque guarda a Al-Masjid an-Nabawi, ou, em português, Mesquita do Profeta, que se encontra no lugar onde viveu o próprio Maomé, que inclusive teria participado, em 622, da construção da mesquita, onde foi enterrado. O centro da cidade é fechado para qualquer um que não seja muçulmano, mas a mesquita pode ser visita e certamente vale a pena.
Varanasi | Índia
Localizada às margens do famoso Rio Ganges, Varanasi, na Índia, é considerada pelos hindus a mais sagrada das cidades indianas, justamente pois teria sido fundada por Shiva, uma das três divindades principais da religião. Diversos rituais sagrados acontecem à beira d’água, nos famosos ghats, degraus que mergulham no rio, e muitos concordam que assistir a eles é uma experiência única. Para além dos ghats, existem diversos templos hindus e jainistas, e é também importante para os budistas, pois Buddha teria dado um importante discurso por lá por volta do ano 528 a.C.
Santiago de Compostela | Espanha
Santiago de Compostela é a capital da comunidade autônoma da Galícia, na Espanha, e é um importante destino de peregrinação cristã, superado apenas por cidades como Roma e Jerusalém. A cidade é famosa pelos Caminhos da Compostela, percursos de peregrinação percorridos por fiéis que têm como objetivo venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, também conhecido como Tiago. Alguns dos percursos terminam na cidade, onde os fiéis podem encontrar a belíssima Catedral de Santiago da Compostela, onde estaria o túmulo do santo.
Aparecida | Brasil
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é considerada o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. As origens do município já estão associadas à fé católica, pois, ali, no curso do Rio Paraíba do Sul, onde posteriormente se fundou a cidade, teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Hoje, guarda a gigante Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que pode ser vista à distância e é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída ainda na primeira metade do século XX, a igreja já recebeu a visita de três papas e é um ponto religioso extremamente importante para católicos de todo o Brasil e do mundo, recebendo mais de 10 milhões de romeiros por ano.
Borobudur | Indonésia
Borobudur, na ilha indonésia de Java, não é exatamente uma cidade, mas o maior templo budista do mundo. Construído provavelmente por volta de 1200 anos atrás, esse fascinante templo já sobreviveu a erupções vulcânicas, terremotos e até a ataques terroristas, e continua misteriosamente muito bem preservado. Frequentado por séculos por peregrinos de diversas regiões da Ásia – antigas moedas chinesas foram encontrados por ali –, o templo foi misteriosamente abandonado no século 15, mas foi reencontrado no 19. Desde então, voltou a ser um importante centro de peregrinação e estudo da tradição do Budismo conhecida como Maaiana.
Lalibela | Etiópia
Lalibela é uma cidade em Amhara, no norte da Etiópia, famosa por suas igrejas monolíticas construídas na rocha local entre os séculos 7 e 13. Acredita-se que as igrejas tenham sido esculpidas como réplica de Jerusalém logo depois da conquista daquela cidade pelos muçulmanos. Proibidos de visitarem essa importante cidade cristã, os católicos da região teriam decidido construir uma réplica de Jerusalém. Até hoje, a cidade é considerada sagrada e recebe cristãos de outras regiões da África e do mundo, bem como turistas ansiosos pela oportunidade de conhecer esse Patrimônio Mundial da UNESCO.
Atualizado em 16 Jun 2019.