Quem ama praia e natureza não pode deixar de conhecer o Havaí. O lugar é composto por ilhas, que são bem diferentes entre si – é possível até encontrar lugares paradisíacos e destinos de aventura em um mesmo lugar. A grande atração do Havaí são suas praias, que mais parecem um cartão-postal, sem falar em suas trilhas em meio à natureza e seus vulcões - alguns até em atividade.
Seja para passar um mês, quinze ou dez dias, o destino é incrível e vale todo o investimento. Por estar em território americano, o visto é imprescindível para entrar no país. Além disso, algumas vacinas são necessárias para a segurança do viajante - para isso existe o Certificado Nacional de Vacinas, emitido gratuitamente pelo SUS.
Para te inspirar a conhecer um dos destinos mais surpreendentes do mundo, o Guia da Semana fez uma lista com lugares maravilhosos que vão te convencer a ir para o Havaí. Confira:
ENTENDENDO O HAVAÍ
O Havaí é um arquipélago composto por nada menos que 19 ilhas e atóis (formações em meio ao oceano). Dentre essas ilhas, existem umas mais famosas que outras, sendo quatro delas bem famosas: Oahu, Maui, Kauai, Big Island.
OAHU: é onde está Honolulu, a capital e a cidade mais populosa do estado, ocupando quase toda a ilha de Oahu. Se o objetivo é curtir resorts all inclusives e praias com uma boa infraestrutura, a ilha é a pedida mais que certa. Além da fácil locomoção entre os pontos turísticos, existe uma maior quantidade de restaurantes e hotéis por lá.
MAUI: com cerca de 1800 quilômetros quadrados, a Ilha de Maui é onde a natureza está. São inúmeras florestas, cachoeiras, trilhas e praias bem bonitas. Ao contrário de Oahu, não existe muita infraestrutura por toda a ilha, sendo a Costa Oeste a com mais opções e infraestrutura.
KAUAI: é a ilha mais "verde" do Havaí, contando com uma natureza exuberante, sendo considerada a menos urbana das quatro maiores ilhas do arquipélago. Conhecida como "a ilha jardim", o destino é a pedida certa para quem quer se aventurar no lado selvagem do Havaí.
BIG ISLAND: é uma das ilhas mais conhecidas, pois é lá que estão os vulcões adormecidos e ativos do Havaí. Devido à atividade vulcânica, a ilha não apresenta muitas praias, mas sim muitos costões rochosos.
HANAUMA BAY (OAHU)
Oahu é uma das principais Ilhas do Havaí e abriga a capital Honolulu. Um dos cartões-postais de lá é a Hanauma Bay, praia que possui um conceito diferente, pois é formada por uma antiga cratera vulcânica e lar de uma incrível variedade de vida marinha.
Não é à toa que o local foi eleito como a praia mais bonita do Havaí – e dos Estados Unidos! Por ter águas calminhas, o melhor passeio para fazer por lá é o snorkeling - nele o turista consegue observar e nadar com os peixes coloridos.
DIAMOND HEAD (OAHU)
A Diamond Head nada mais é do que uma gigantesca cratera formada pela erupção de um vulcão há 300 mil anos atrás. A principal atividade por lá é uma trilha que leva ao topo da cratera, sendo possível ter uma vista incrível do mar e da região.
O lugar se transformou em um belíssimo parque, onde o turista encontra uma boa infraestrutura: banheiros, lojas de conveniência, restaurantes e local de descanso. A visita é obrigatória para quem gosta de passeios exóticos e de paisagens incríveis.
STAIRWAY TO HEAVEN (OAHU)
Haiku Stairs, ou as escadas para o céu, é uma escadaria que vai até o topo da montanha Pu’ukeahiakahoe, no vale Haiku. São 3922 degraus até o topo, onde os turistas encontram uma visão sem igual da ilha. A trilha em si é proibida a qualquer pessoa e está fechada desde 1980, fator que não impede muitos turistas e aventureiros a percorrerem seus degraus para observar a incrível vista de lá de cima.
PEARL HARBOR MUSEU (OAHU)
Quem vê o Havaí, destino de praias paradisíacas e vulcões ativos, nem imagina a importância histórica que o arquipélago tem. Em 1887, os Estados Unidos instalaram em Oahu, mais especificamente na região conhecida como Porto das Pérolas, a Base Naval de Pearl Harbor. Em 1941, o Japão atacou os navios americanos que estavam na base naval, o que contribuiu para a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, é um espaço onde os turistas conseguem entender melhor a história e como as Ilhas do Havaí foram disputadas pelo Japão.
PARQUE NACIONAL HALEAKALA (MAUI)
A Ilha de Maui é a casa de uma das atrações mais incríveis do Havaí: o Vulcão Haleakala. A atração está adormecida há anos, mas o espetáculo é chegar ao cume do vulcão (são cerca de 3 mil metros de altura) e observar o nascer do sol em cima das nuvens. Muitos turistas acampam por lá para não perder a oportunidade de ver o dia clarear.
MOLOKINI (MAUI)
A Ilha de Maui é também muito procurada pelos amantes de praias, natureza e paisagens paradisíacas. Para quem gosta de mar, a dica é visitar o Santuário de Molokini, uma cratera vulcânica localizada bem próximo à costa de Maui. Por lá, a principal atividade é praticar mergulho e snorkeling. O local é tão famoso que foi considerado o melhor lugar do mundo para nadar com peixes coloridos. Legal, né?
PARQUE DOS VULCÕES (BIG ISLAND)
A Big Island é conhecida como uma das ilhas mais selvagens e diversificadas do Havaí. Isso porque, é lá que se encontram 11 das 13 zonas climáticas da Terra! A ilha abriga cinco vulcões, sendo que alguns deles ainda estão ativos. Isso significa que é possível ver as lavas sendo jorradas da terra – visual que fica ainda mais incrível à noite, onde é possível ver a lava escorrendo pelas enormes montanhas. Para isso, foi criado um parque onde os turistas conseguem fazer passeios de barco pelo mar e ver de perto (mas não tão perto) as lavas encontrando o mar!
CARLSMITH (BIG ISLAND)
Até os mais exigentes vão se apaixonar por Carlsmith: uma praia tão paradisíaca que fica difícil não achar que o paraíso é lá. As águas do mar se encontram com a água doce que desce pela montanha, criando uma lenda que quem mergulhar por lá fica curado de doenças e problemas de saúde.
Além disso, para quem curte tartarugas, peixes e golfinhos, o local é uma espécie de casa para esses animais. O passeio se torna completo com o famoso churrasco em uma área própria perto da praia – várias famílias fazem isso!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 29 Out 2018.