O Brasil por si só já é um lugar privilegiado e cercado por grandes praias, montanhas e vales. Porém, diante de tantas maravilhas, muitas vezes não reparamos nos detalhes de certos lugares “mais escondidos”. Prova disso é a quantidade de destinos batidos que existem por aí – acabamos sempre viajando para o mesmo lugar, né?
Para te mostrar que nosso país é grandioso e surpreendente, o Guia da Semana fez uma lista com 8 lugares incríveis no Brasil que às vezes passam batido por você (mas que você precisa conhecer). Confira na galeria abaixo:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
ALTER DO CHÃO (PARÁ)
Alter do Chão, em Santarém, fica bem próximo à Amazônia e é um dos destinos mais conhecidos da região. Parte de sua popularidade se explica por suas águas doces, que formam a maior praia de água doce do mundo! O local, que recebe águas do rio Tapajós, foi apelidado de Caribe Amazônico. A praia aparece no período de vazante do rio, entre os meses de agosto e janeiro. Por isso, durante o verão, o local atrai pessoas do mundo inteiro e de diferentes idades.
CACHOEIRA DA FUMACINHA (BAHIA)
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales: a Chapada Diamantina. A Cachoeira da Fumacinha é um desses lugares surpreendentes que deixam qualquer um encantado. Parte de sua beleza se dá pela dificuldade de se chegar ao local: é necessário percorrer uma trilha junto de um guia turístico, já que ela fica dentro de um cânion estreito.
CAPITÓLIO (MINAS GERAIS)
A cidade de Capitólio, em Minas Gerais, fica em um lugar privilegiado: próxima à Serra da Canastra e ao Lago de Furnas, principal atração do local. Trata-se de uma das maiores extensões de água do estado, ganhando o apelido de Mar de Minas. Combinado com vários cânions e quedas d'água, o local possui uma das paisagens mais bonitas do Brasil! O Lago artificial foi formado para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas em 1963 e hoje serve como espaço de passeios e banhos refrescantes em meio ao calor de Minas Gerais.
CAVERNA DO DIABO (SÃO PAULO)
Eldorado é um daqueles tesouros escondidos no extenso território paulista. Esqueça as praias e montanhas: a beleza deste lugar está em suas cavernas maravilhosas. A Caverna do Diabo é a maior de São Paulo - e uma das mais incríveis do Brasil. Ela é famosa por suas formações rochosas bem peculiares e também pelo tamanho de seus salões. Vale a visita!
CACHOEIRA SANTA BÁRBARA (GOIÁS)
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e se encantou. Uma das cachoeiras mais bonitas do local é a Cachoeira Santa Bárbara. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas todo esforço vale a pena ao mergulhar em suas águas turquesas.
ABISMO DE ANHUMAS (MATO GROSSO DO SUL)
Bonito é um verdadeiro paraíso localizado no Mato Grosso do Sul. São inúmeras atividades e roteiros diferenciados perfeitos para quem gosta de ecoturismo. O Abismo de Anhumas é a maior caverna do mundo aberta para mergulho e é um dos atrativos da cidade. Para entrar na caverna é preciso fazer um rapel de 72 metros por uma fenda na rocha que leva a um lago do tamanho de um campo de futebol, com mais de 80 metros de profundidade. O lago cristalino em seu interior recebe muitos mergulhadores profissionais e amadores.
JALAPÃO (TOCANTINS)
O Tocantins é aquele destino perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais. É lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. O local é conhecido por seus Fervedouros que, em tese, são formações naturais de água provenientes dos lençóis freáticos. Dessa forma, eles estão localizados em meio à natureza e ao redor de muitas árvores, deixando tudo ainda mais incrível! Ao mergulhar nessas piscinas naturais, acontece em um fenômeno incrível: é impossível afundar! A ressurgência das águas no solo faz com que o corpo seja sempre forçado para cima.
CÂNION ITAIMBEZINHO (RIO GRANDE DO SUL)
Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual - belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Pensando na preservação do local, são abertas ao público apenas três trilhas, que se diferenciam pela extensão e dificuldade.
Atualizado em 26 Dez 2017.