De brasileiros que somos, optar por viagens geladas é sempre uma pedra no sapato, já que enfrentar as baixíssimas temperaturas definitivamente não está no nosso DNA.
Mas por que não dar uma chance? Coloque os (muitos) casacos e roupas térmicas na mala e veja os melhores lugares para curtir a Europa no inverno - você com certeza vai ficar com vontade!
Zurique (Suíça)
Com seus belíssimos alpes nevados, não é à toa que a Suíça é um dos destinos número 1 para curtir o inverno europeu. Para isso, uma das melhores opções é optar por Zurique, já que não são só as paisagens e as construções históricas que dão encantos à capital. É só lá que você vai provar o verdadeiro fondue de queijo suíço e (pasme) um outlet na fábrica da Lindt para encher a mala de chocolates.
Colônia (Alemanha)
O inverno no hemisfério norte é sinônimo de Natal e para adentrar em toda a magia que a data oferece, esqueça Nova York ou Paris. Com ares de cidadezinha, Colônia oferece, durante a estação, inúmeros festivais - da música clássica à degustações de chocolate. Entre uma delícia e outra, aproveite para conhecer a Catedral de Colônia e ver a cidade de cima por meio do Cologne Cable Car.
Praga (República Tcheca)
Os mistérios e belezas do leste europeu ganham ainda força com a chegada do inverno. Uma dica? Praga é conhecida por abrigar temperaturas mais baixas em relações a outros lugares do velho continente e, com o número reduzido de turistas, fica mais fácil de curtir os pontos turísticos, que não deixam de fechar mesmo durante o frio.
Copenhague (Dinamarca)
Para uma viagem a dois, Copenhague é a escolha certa. Aproveite os cafés acolhedores da cidade e veja a neve cair ao lado de uma boa caneca de glögg - o quentão dinamarquês. Com a chegada do inverno e os dias que enoitecem mais cedo, as luzes ganham proporções fantásticas - uma verdadeira maravilha romântica!
Budapeste (Hungria)
Visitar a Europa durante o inverno e deixar o esqui de lado? Não! E para se aventurar pelas montanhas, fuja dos destinos tradicionais e opte pela lendária Budapeste. Para os mais medrosos, uma boa sessão de patinação do gelo lhe aguarda no parque central, com o inconfundível fundo da catedral mais bonita da cidade. Além do mais, Budapeste é famosa pelos seus banhos termais. Ou seja...
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 24 Jul 2015.