Nada melhor do que conhecer lugares novos que vão na contramão dos disputados destinos de férias – que costumam ser lotados e caros. A boa notícia é que existem cidades próximas a São Paulo que atraem um número mais baixo de turistas, oferecendo todo charme e privacidade que você precisa.
Com preços mais acessíveis, esses lugares são verdadeiros recantos escondidos para curtir um momento especial e inesquecível. A dica é evitar a alta temporada para, assim, encontrar mais sossego e quase nenhum turista.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 cidades próximas a SP para conhecer antes que fiquem famosas! Confira:
PEDRA BELA
Para quem gosta de descobrir lugares charmosos no interior de São Paulo, a cidade de Pedra Bela é um incrível achado. Localizada a cerca de 139 km da capital, o destino guarda resquícios da Serra da Mantiqueira e está a 1100 metros de altitude. Ou seja, de qualquer lugar que se vá, é possível ter uma vista incrível.
O cartão postal da cidade e principal atração é Pedra do Santuário, uma pequena capela no alto de uma montanha. É desse ponto que parte outra atração imperdível: a Mega Tirolesa. São 1900 metros de comprimento que leva o visitante do alto da montanha até a cidade em um passeio de um minuto. É incrível!
BUENO BRANDÃO
Bueno Brandão é a típica cidade mineira que abriga incríveis atrações e uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca. Localizada a cerca de 180 km de São Paulo, a cidade do sul de Minas encanta por sua simplicidade e charme, além de suas 33 cachoeiras.
Uma das cachoeiras mais visitadas e preservadas da região, a Cachoeira do Luís possui duas quedas paralelas que formam pequenos poços para banho, com grandes pedras para tomar sol. O acesso se dá por trilha de dificuldade fácil, sendo um ótimo roteiro para se refrescar em meio ao sol que faz na região.
IPORANGA
Quase na divisa com o Paraná, no extremo sul do estado de São Paulo, está um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo: o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, na cidade de Iporanga. O local abriga um incrível número de atrações em meio à natureza, oferecendo um roteiro imperdível para fugir da rotina.
Dividido em quatro núcleos distintos (Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra), o PETAR ocupa uma área de mais de 35 mil quilômetros quadrados – ou seja, seriam necessários vários dias para desbravar tudo por lá. São mais de 300 cavernas (apenas 12 abertas para visitação), cachoeiras e trilhas que levam a lugares incríveis.
POUSO DA CAJAÍBA
Já pensou em se desconectar 100% da tecnologia e se aventurar em praias paradisíacas e vilarejos rústicos? Essa é a proposta de Pouso da Cajaíba, no litoral sul de Paraty. A Enseada do Pouso, a cerca de duas horas de barco de Paraty, possui belas praias e uma região totalmente preservada por uma Reserva Ecológica.
Dentre esses destinos, destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores com pouco mais de 300 metros de extensão. Habitada por uma pequena vila de pescadores, a praia tem seu acesso restrito (apenas por barco), o que faz do lugar o perfeito refúgio para quem busca tranquilidade e um belo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho.
VISCONDE DE MAUÁ
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra. Com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e muitas cachoeiras, o destino é perfeito para quem quer se desligar da correria da cidade e curtir o silêncio da natureza.
A principal atração de Mauá é a Cachoeira do Maromba, que conta com uma incrível piscina natural de águas esverdeadas, em um cenário rodeado por árvores. Para chegar até lá, o visitante precisa se aventurar em uma pequena trilha de fácil acesso.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Nov 2018.