O que vem a sua cabeça quando você pensa em um lago? Uma depressão com água, cercada por vegetação e animais, certo? Muitos deles chamam atenção pelo charme e por atrair pessoas que apreciam sua beleza. Mas você sabia que existem lagos bem exóticos e diferentes dos tradicionais?
Por algum motivo geológico, como formação de rochas ou vegetação, os lagos podem apresentar uma coloração diferenciada e acabam supreendendo e encantando ainda mais.
Confira 7 lagos exóticos ao redor do mundo (até o Brasil está nessa lista):
Laguna Colorada - Bolívia
Lago com água vermelha? Sim! O Laguna Colorada é um dos lagos mais diferentes do mundo. Esse fenômeno acontece pelas algas e sedimentos que avermelharam a água. A linda paisagem fica dentro da Reserva nacional de fauna andina Eduardo Avaroa.
Pitch Lake - Trinidad e Tobago
O Pitch Lake é um dos maiores depósitos de asfalto do mundo. A área alcança 40 hectares de extensão e 70 metros de profundidade. Conhecido como o "Lago de Asfalto", a água tem uma cor bem peculiar e até um pouco pegajosa.
Lago Wakatipu - Nova Zelândia
O Wakatipu é um dos principais lagos da Nova Zelândia. Muito bonito, tem uma boa extensão e profundidade de 391 metros. Um dado curioso é a coloração do lago, agora bem esverdeada. Em 2014, um deslizamento de terra causou esse clareamento, pois a cor era mais azul. Visto de cima dá pra ver o encontro entre as duas cores em algumas faixas.
Lago Baikal - Sibéria
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Baikal é um dos maiores e o mais profundos lagos do mundo. Cerca de 300 rios desaguam nele. Na época mais fria do ano, grande parte do lago fica congelado e forma belíssimas "esculturas" de gelo.
Mar Morto
Poucas pessoas sabem, mas o Mar Morto é, na verdade, um lago. O salgado lago é famoso pela alta densidade que permite os turistas boiarem perfeitamente sobre a água. O Mar Morto tem superfície de 650 km².
Lago Hillier - Austrália
O famoso lago rosa fica em Middle Island, no arquipélago de Recherche. O tom bem extravagante é diferente de qualquer outro lago próximo. A cor é permanente e a explicação mais plausível indica a baixa concentração de nutrientes e a presença da alga Dunaliella salina.
Lagoa Coca-Cola - Baía Formosa/RN
O representante brasileiro da lista é a Lagoa Coca-Cola, em Baía Formosa, no Natal. Os nativos acreditam que o lago possui efeitos medicinais e rejuvenescedores. O tom bem escuro realmente lembra a cor do refrigerante e virou uma das principais atrações do local.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 7 Out 2015.