O litoral de São Paulo é riquíssimo em praias para todos os gostos e idades. Uma característica muito procurada pelos viajantes são as praias quase desertas, longe de qualquer concentração urbana. O contato com a natureza é uma das prioridades na escolha do local desejado.
Muitas praias com cenário paradisíaco já ganharam fama por serem vazias e muito bonitas, como a praia do Cedro, em Ubatuba. Antes de aproveitar e explorar todas as belezas desses lugares, é necessário um pouco de aventura se não quiser atracar nas praias pelo mar. Trilhas e caminhadas fazem parte do passeio, o que até explica o motivo delas serem quase particulares.
O Guia da Semana listou 8 praias desertas no litoral de São Paulo. Confira:
Praia da Lage - Ilha do Cardoso
A Praia da Lage fica na Ilha do Cardoso e tem acesso difícil, por Cananéia, num trecho de trilha de quase 10 km. Outra opção é ir de barco. O local é um Parque Estadual em que a Mata Atlântica permanece 90% intocada. As opções de lazer são muitas: belas cachoeiras, trilhas e até piscinas naturais. É a principal praia da ilha.
Praia Brava - São Sebastião
A praia fica localizada entre os costões de Boiçucanga e Maresias, a 29 quilômetros de São Sebastião. Ela é acessada através de uma caminhada de 2 km a partir de uma trilha no km 162 da Rio Santos. A praia tem belos riachos, mar cristalino e a famosa cachoeira Brava.
Bonete - Ilhabela
Bonete é considerada a mais bonita de todas as 40 praias de Ilhabela, mas toda beleza deve ser recompensada pelo esforço. Isso porque quem não vai de barco precisa encarar uma trilha de quatro horas. O bom é que o percurso passa por lindas cachoeiras e belas árvores. Quem chega na praia e aproveita o dia nem costuma se lembrar do trajeto de ida e volta.
Praia do Cedro - Ubatuba
A Praia do Cedro, além de ser considerada a mais bonita de Ubatuba, é também super reservada, até, muitas vezes, deserta. É preciso fazer uma pequena trilha para chegar ao local ou ir pelo mar. A praia tem areia branca e águas cristalinas, perfeitas para o mergulho. Em determinadas épocas do ano, é possível ver migrações de tartarugas, golfinhos e até baleias. Um show à parte.
Praia do Sangava - Santos/Guarujá
Pequena praia que fica entre Santos e Guarujá, Sangava tem apenas 90 metros de extensão, mas fica em volta de uma belíssima área verde e com muitas paisagens naturais. Dá pra chegar nela por uma trilha pela Praia do Góes (Guarujá), e também por barcos que saem de Santos ou Guarujá ou então por remo de caiaque ou canoa.
Praia do Oscar - Ilhabela
Quem quer relaxar e descansar em um cenário paradisíaco vai querer procurar a praia do Oscar. Mar transparante e apenas 50 metros de extensão dão a sensação de que a praia é particular. O acesso é através de uma ilha.
Praia do Camburizinho - Guarujá/Bertioga
O significado de praia deserta vale bastante para Camburizinho. A trilha que leva até a bela praia leva aproximadamente 45 minutos e o lugar possui apenas um camping. O ponto de paz é que quem visita respeita as regras de cuidado rigorosamente, mantendo a praia em ordem.
Praia do Indaiaúba - Ilhabela
A água cristalina é um dos pontos fortes de Indaiaúba. A praia fica perto de Bonete e o acesso só pode ser feito a pé ou por barco. Normalmente é frequentada por quem está na praia vizinha e faz a trilha pra explorar as belezas Indaiaúba, sempre pacata e boa para o mergulho e banho de mar.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 12 Fev 2016.