Que tal dar uma pausa na correria do dia a dia e passar o final de semana em Florianópolis? A capital do estado de Santa Catarina oferece diversas opções de entretenimento que agradam a todos os gostos.
Gosta de surfar? Praias como a Mole, Joaquina e Campeche te proporcionarão ondas inesquecíveis e um fim de semana radical. Para quem gosta de história, a ilha também tem histórias curiosas sobre os fortes do século XVIII. Quer aproveitar momentos de tranquilidade com a família? A praia da Daniela e a Praia do Forte são ideais para levar as crianças. Se você está em busca de baladas e curtição, não deixe de visitar Jurerê Internacional.
Selecionamos 8 dicas de pontos turísticos para você aproveitar o final de semana em Florianópolis e descobrir por que ela é conhecida como a ilha da magia. Confira!
Campeche
Campeche é uma praia conhecida pelas ondas bravas, e seu destino mais famoso é a Ilha de Campeche. Localizada a 2 km da praia, na ilha paradisíaca é possível fazer passeios de barco e escuna (saindo da Praia da Armação, Campeche e Barra da Lagoa). Lá, você será conquistado pelo sítio arqueológico repleto de trilhas, e locais perfeitos para a prática de snorkeling e mergulho profissional.
Sua avenida principal, a Pequeno Príncipe, foi nomeada em homenagem a um dos seus principais visitantes, o Saint-Exupèry. O famoso autor costumava fazer escalas em um campo de pouso da região.
Jurerê e Jurerê Internacional
O bairro Jurerê é o terceiro mais valorizado do país e está dividido em duas partes, Jurerê Internacional, com imponentes e lindas mansões, e Jurerê Tradicional, com comércio e áreas mais… tradicionais. Sua praia é impecável, com água límpida e de média salinidade, ondas calmas e areia clara. Sua ocupação foi toda planejada — desde os prédios, ruas, resorts, comércio, serviços e até segurança — e é considerada referência nacional em urbanização sustentável.
Durante o dia, passeie e faça compras no Jurerê Open Shopping. Quer badalar? As melhores festas de Floripa estão na localidade! Não deixe de curtir a noite no 300 Cosmo Beach Club, Café de la Musique ou El Divino. Por ser um local de alto nível, os valores cobrados em restaurantes e baladas são bem mais caros.
Lagoa da Conceição
Situada no centro de Florianópolis, na Lagoa da Conceição você poderá praticar esportes náuticos como o kitesurf, fazer caminhadas, passeios de pedalinho, caiaque e escuna. No entanto, evite entrar ou mergulhar nas águas da lagoa, ela não é limpa o suficiente para isso. Muitos visitantes aproveitam para fazer piqueniques em sua orla por conta do visual.
Pântano do Sul
Maior e mais tradicional praia de pesca da ilha e com grandes colônias de pescadores, Pântano do Sul tem um visual natural de tirar o fôlego e pequenas embarcações compondo o cenário. A cultura local e a boa gastronomia atraem cada vez mais turistas. Especialista em frutos do mar, peixes como garoupa, prejereba, lagosta e robalo são os mais pescados na região.
Se for passar o dia no Pântano do Sul, conheça o Bar do Arante. Destaque pela boa comida e a cachacinha gratuita, ambiente agradável e acolhedor, suas paredes guardam histórias com os mais de 70 mil bilhetes pregados em suas paredes.
Praia da Daniela
A praia da Daniela fica ao norte da ilha, a 26 km do centro, e em frente ao continente. Não é uma praia muito movimentada e o mar calmo é ideal para a criançada. Aproveite a maré baixa para fazer caminhadas em sua orla desfrutando de uma belíssima paisagem.
No mangue localizado na região sul da praia, você poderá observar a movimentação da maré. A pesca de berbigão também é muito praticada — ele é um pequeno marisco que fica enterrado na areia e quando cozido tem um toque picante. A procura por berbigões, além de ser uma ótima maneira de passar o tempo com a família, é bastante recompensadora, uma vez que é uma iguaria saborosa para cozinhar e experimentar.
Praia da Joaquina
Joaca, como é mais conhecida, é considerada uma praia de tombo — por ser aberta para o Oceano Atlântico e por, logo após a zona de varrido, sua profundidade aumentar rapidamente. As ondas da praia oferecem as condições ideais para quem curte surf e é muito visada pelos praticantes do esporte. Muito frequentada por famílias, jovens e esportistas, no verão, as areias da praia da Joaquina se tornam palco de muitos eventos esportivos.
Mas não é só de mar que se vive em Joaquina, as suas dunas também são famosas — por sinal, são as melhores do sul do país. O sandboard, surf na areia, é uma ótima atividade para quem adora uma adrenalina e esportes radicais.
Canasvieiras
É um dos balneários mais movimentados da ilha durante o verão. Brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios enchem a praia para aproveitar suas águas calmas e a boa infraestrutura — a região conta com postos de saúde de qualidade, policiamento, supermercado e o comércio local é bem diversificado. Algumas placas do distrito estão em espanhol e em alguns estabelecimentos o serviço costuma até ser bilíngue.
Os dias de sol são ideais para ir até a praia, praticar esportes e aproveitar o clima. Já à noite, passear no “centrinho” com a família e os amigos pode ser um bom passatempo.
Fortalezas
Ao visitar as construções das Fortalezas, você aprenderá um pouco mais sobre as histórias por trás de seus muros. São relatos lendários e curiosos que instigam a imaginação do visitante. Deixando o passeio ainda mais inesquecível e divertido, para chegar na maioria das estruturas, o acesso somente é possível através de um barco. As fortalezas mais importantes são as de São José de Ponta Grossa (foto), Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, que formam o triângulo defensivo.
É um passeio indispensável para quem busca um pouco de história no fim de semana, já que são monumentos importantes para se entender como funcionava a defesa, realizada pelos portugueses e espanhóis, da vila de Nossa Senhora do Desterro.
Atualizado em 16 Ago 2015.