A Suíça é um país cheio de cidades repletas de castelos, pontes e torres que mais parecem ter saído direto de contos-de-fada. Com quatro línguas oficiais - francês, italiano, romanche e alemão -, é comum que você esteja em uma estrada com placas em italiano, atravesse um túnel e se depare com placas em alemão do outro lado. Toda essa variedade linguística também se reflete na cultura, na gastronomia, na história e na arquitetura. E isso nem é tudo que o país tem a oferecer - abençoado com os Alpes, florestas e inúmeros lagos e rios de diferentes cores, é também um destino ideal para amantes de natureza.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 11 destinos que farão você se apaixonar pela Suíça. Confira:
Berna
Visitar a capital Berna é como viajar no tempo. Suas ruas em paralelepípedos criam um charme especial para a cidade, que tem seu centro histórico na lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Além do encantador centro, pontos de interesse incluem o Museu da Comunicação de Berna, com um acervo interativo de ponta que explora os porquês e os meios pelos quais a comunicação se dá e o Zentrum Paul Klee, uma impressionante galeria de arte cuja arquitetura entra em contraste com todo o resto da cidade.
Genebra
Sede da ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Genebra é conhecida no mundo todo como a Capital da Paz. Nas ruas da cidade, você certamente vai ouvir inglês, francês, alemão, espanhol e muitos outros idiomas entre as lojas caríssimas e os hotéis de luxo. Apesar de sua fama de cara e empresarial, entretanto, os mais ávidos por algo genuíno podem explorar bairros como Les Grottes ou Quartier des Pâquis, onde certamente vão encontrar artistas, intelectuais e um bom bar para relaxar.
Basileia
A cidade de Basileia agrada aos apaixonados por artes e cultura através de seus mais de quarenta museus. Esse nada pequeno número fez com que a cidade acabasse se tornando um dos maiores destinos culturais da Suíça. Anualmente, inclusive, sedia o importante festival de arte ART Basel. Seus edifícios icônicos e sua posição entre a Suíça francesa e alemã, o que garante um caráter multicultural, completam os atrativos para os turistas.
Zurique
A cidade de Zurique é daquelas que agrada a todos os turistas: os que buscam uma autêntica experiência suíça, os que querem passeios culturais, os amantes de natureza, de moda, arquitetura e uma boa gastronomia. Entre museus, ruas especializadas em lojas de grifes, restaurantes de culinária nacional e internacional, clubes e baladas, não é à toa que a cidade seja frequentemente considerada uma das melhores do mundo para se viver. Entre suas principais atrações estão a Fraumünster, igreja do século 13, a galeria Kunsthaus, que guarda peças de alguns artistas mais importantes da história, e a Street Parade, uma festa techno que acontece nas ruas em agosto.
Wengen
Wengen é uma daquelas cidades que parece só existir nos contos de fada - talvez o fato de que só se pode chegar lá de trem contribua para esse sentimento. No inverno, suas montanhas ficam cobertas de neve e as estações de esqui recebem turistas do país inteiro. Já no verão, o local se transforma dando lugar ao verde e o colorido das flores, cuja beleza se completa com a névoa das Cataratas de Staubbach e o Vale Lauterbrunnen.
Montreux
Montreux atrai artistas, músicos e famosos desde o século 19. Entre seus principiais atrativos estão, sem dúvidas, o Lago Genebra, ótimo para um passeio de barco, os passeios ao longo das margens, mercados de rua, festivais de música e o maravilhoso forte do século 13 (foto), conhecido como Château de Chillon.
Lucerna
Lucerna é um tanto quanto mágica. Cercada por montanhas nevadas e cortada por águas de um azul esverdeado, guarda ainda um magnificamente bem-preservado centro histórico medieval. O cartão postal da cidade é a torre Kapellbrücke (foto), sobre o rio Reuss, construída no século 14. Outras atrações incluem escaladas nas montanhas, passeios de barco pelo rio, para admirar as belas casas às margens, e o Monumento Lion, um triste leão esculpido em rocha no século 19 em homenagem aos soldados suíços que morreram defendendo o Rei Luís XVI durante a Revolução Francesa.
Lugano
No sul do país, ainda na região italiana da Suíça, fica Lugano, uma bela cidade luxuosa com montanhas que tocam o lago de mesmo nome. A cidade é viva e agitada, cheia de bares, butiques e cafés estilosos espelhados por suas simpáticas ruas de paralelepípedos. Para quem acha que umas boas férias urbanas não são suficientes, a cidade também está cercada pelos montes Brè e San Salvatore, populares entre amantes de natureza.
Interlaken
Interlaken é o destino na Suíça para amantes de aventura. Como se as paisagens incríveis dos picos nevados de Jungfrau, Eiger e Mönch não fossem suficientes, a cidade é porta de entrada para um dos melhores destinos de aventura do mundo. Por lá, você pode esquiar dos picos mais altos, fazer rapel em cachoeiras incríveis e muito mais.
St. Moritz
St. Moritz é um dos destinos principais quando o assunto é turismo alpino. Desde o século 19, pessoas visitam a cidade para relaxar entre suas florestas verdes, impressionantes montanhas e enorme lago. A cidade já sediou as Olimpíadas de Inverno duas vezes, e os amantes de esportes de inverno vão certamente se esbaldar por lá, mas a região também é popular por suas trilhas e fontes geotermais, que também garantem um ótimo verão por ali. Outro atrativo é o Bernina Express, trem que sai dali e, entre tempestades de neve, sobe até o alto dos Alpes e, através de algumas das mais belas paisagens do mundo, desce até o ensolarado clima italiano.
Schaffhausen
Próxima à fronteira entre as regiões de Zürich e Schaffhausen está a maior cachoeira da Europa, com 150 metros de comprimento e 23 metros de altura. Ali no famoso Rio Reno você pode aproveitar um delicioso almoço dentro de um barco ao lado das Cataratas do Reno. Lá do lado, você pode apreciar a beleza do Castelo Wörth ou, se preferir apreciar tudo aquilo de longe, relaxar em alguns dos mirantes. Outro atrativo são seus edifícios medievais muito bem preservados.
Atualizado em 16 Out 2018.