Durante as Olimpíadas 2016, todo mundo o mundo ficará de olho no Rio de Janeiro. A cidade mais conhecida do Brasil tem muitos atrativos, muito além das praias.
Culturamente rica e com paisagens naturais incríveis, a Cidade Maravilhosa acolhe e inspira canções e outras obras de arte. O Guia da Semana selecionou lugares imperdíveis para visitar durante os Jogos Olímpicos. Confira
Pedra do Sal
Localizada na Saúde, Zona Portuária, a Pedra do Sal é um patrimônio histórico e religioso, com forte ligação com a cultura africana. Perto do Largo da Prainha, era lá que se reuniam nomes como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres, artistas que praticamente “inventaram” o samba carioca. Falando em samba, todas as segundas, acontece a tradicional roda, que atrai visitantes de várias partes do mundo.
Endereço: Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde
Parque das Ruínas
Hoje sendo um importante centro cultural no bucólico bairro de Santa Teresa, o casarão foi residência Laurinda Santos Lobo, importante ativista pelos direitos da mulher.
O complexo arquitetônico foi um dos destaques da Belle Époque carioca, em meados de 1900 e frequentado por nomes importantes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. A vista panorâmica rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro da Cidade.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Catedral de São Sebastião
De fora, a Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro chama muita atenção pela arquitetura cônica. Por dentro, estão quatro vitrais coloridos que conquistam os visitantes. Eles representam as as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica. Inaugurada em 1979, com projeto do arquiteto Edgar Fonseca, pode receber até 20.000 pessoas.
Endereço: Avenida Chile, 245 - Centro
Praia do Secreto
Bem deserta e bem diferente, fica entre a Praia da Macumba e a Prainha e possui uma faixa de areia de apenas 12 metros de extensão. Quando a maré está baixa, as pedras formam piscinas naturais bem rasas e seu acesso não é nada fácil: um íngreme paredão rochoso de cerca de 15 metros. Pode deixar o carro num dos recuos em frente à trilha ou no Mirante da Prainha, logo em seguida. A dica é ir de tênis para não escorregar na descida.
Como chegar
De carro: Pela Barra da Tijuca, seguir em direção ao Grumari, via avenida Estado da Guanabara. Fica no Recreio dos Bandeirantes.
Surfbus: Ônibus especial para até 30 surfistas – com acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas – que circula das 7h às 19h. São 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30).
Praia do Abricó
Localizada no Recreio dos Bandeirantes, é a única praia no Rio de Janeiro onde é permitida a prática do nudismo. É uma das praias mais tranquilas da cidade, e frequentada por pessoas de todas as idades. Fotos são proibidas.
Como chegar
De carro: Pela Barra da Tijuca, seguir em direção ao Grumari, via avenida Estado da Guanabara. O trajeto tem cerca de 7km.
De ônibus: Pela empresa Surf Bus, que sai do Largo do Machado e percorre a orla até a Prainha, a última parada. Ônibus especial para até 30 surfistas – com acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas – que circula das 7:00h às 19:00h e tem guias trilingues. O Surfbus tem 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30h).
Centro Cultural Banco do Brasil
Localizado na região chamada de Cinelândia, que já foi ocupada por muitos cinemas de rua, o Centro Cultural Banco do Brasil tem linhas neoclássicas projetadas por Francisco Joaquim Bittencourt da Silva em 1880. O lugar abriga exposições, festas, shows e uma boa livraria.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Real Gabinete Português de Leitura
Tanto externa quanto internamente, o Real Gabinete é uma das belas construções do Rio. Erguido em 1880, transformou-se em biblioteca pública em 1900 e foi cenário do filme “O Xangô de Baker Street”, adaptação do livro homônimo de Jô Soares.
Endereço: Rua Luís de Camões, 30 - Centro
Feira de São Cristóvão
Oficialmente Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o local é um pedaço da cultura nordestina em plena Zona Norte do Rio de Janeiro. São diversas atrações gastronômicas e artesanatos dessa região tão rica em cultura. Tem uma programação cultural muito diversa também e um forró bem procurado.
Endereço: Campo de São Cristóvão, s/n - São Cristóvão
Por Marco Sá
Atualizado em 21 Jun 2016.