Do Merlot ao Sauvignon, a América do Sul é uma das regiões produtoras de vinho mais conhecidas em todo o mundo. Ao visitar locais como Mendoza, Santiago e até o brasileiro Rio Grande do Sul, conhecer uma vinícola deve estar no topo do seu roteiro. O passeio, além de trazer paisagens de tirar o fôlego, ainda nos coloca em contato com o curioso processo de produção da bebida e nos convida a degustar uma boa taça - ou várias!
É por isso que o Guia da Semana selecionou 8 vinícolas na América do Sul que você precisa conhecer. Confira!
Concha Y Toro | Santiago, Chile
Um dos rótulos mais famosos em toda a América do Sul, a Concha Y Toro é a maior vinícola do Chile e a segunda maior do mundo - sua produção pode chegar até um bilhão de litros por ano! No passeio, o visitante conhece a história da marca e, é claro, uma boa degustação dos mais diversos vinhos oferecidos pela marca.
Santa Carolina | Santiago, Chile
Construída entre os anos de 1877 e 1898, a vinícola Santa Carolina é, hoje, declarada como Monumento Histórico do Chile. A apenas seis quilômetros do centro de Santiago, a propriedade oferece passeios a partir de seu jardim, com degustação inclusa e um guia revelando a história do local, que guarda documentos e outros artigos de época.
Bodega Bouza | Montevidéu, Uruguai
A apenas 25 quilômetros do centro de Montevidéu, a Bodega Bouza é considerada a maior vinícola do país, com produção que pode chegar a 100 mil garrafas por ano. Ao caminhar por suas belas plantações, o visitante encontra uvas do tipo Merlot, Chardonnay, Albariño, Trempanillo e Tannat - foco da marca.
Narbona | Carmelo, Uruguai
Localizada na região de Carmelo, em Colônia, a Narbona conta com uma propriedade rústica que inclui complexo hoteleiro pra abrigar os viajantes durante a visita. A degustação harmonizada com queijos finos é uma boa pedida, além do almoço no restaurante do local. De resto, é só aproveitar a paisagem privilegiada.
Bodega Norton | Mendoza, Argentina
Com cinco propriedades espalhadas pela região de Mendoza, a Bodega Norton é uma das mais antigas vinícolas da região. Com atendimento personalizado, o visitante conhece o processo de produção da marca, além de degustar taças de Merlot e Malbec, principais rótulos da marca.
Tempus Alba | Mendoza, Argentina
O passeio, conduzido por enólogos, inclui explicações detalhadas sobre os processos de produção. Na hora da degustação, o visitante é convidado a experimentar taças de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon - as mais famosas da casa.
Casa Valduga | Bento Gonçalves, Brasil
Uma das mais antigas e renomadas vinícolas de Bento Gonçalves, a Casa Valduga soma mais de 140 anos de história, representados na arquitetura clássica das dependências da vinícola. O forte da marca é o Cabernet Sauvignon, mas o visitante ainda pode provar outros rótulos, além de espumantes e licores.
Miolo | Bento Gonçalves, Brasil
Renomada e concorrida, a vinícola Miolo realiza visitas guiadas por enólogos, que vão das belas parreiras até os tanques e caves. Depois da degustação, acompanhada por um minicurso, o visitante pode visitar o restaurante do local ou fazer compras no showroom da marca.
Por Ricardo A.
Atualizado em 9 Set 2016.