O Brasil é um país miscigenado, com culturas e religiões diversificadas. Mas o predomínio do catolicismo é gigante. Não à toa, é o país que mais tem católicos no mundo, a frente do México.
Os católicos construíram, desde a descoberta do Brasil, muitas igrejas espalhadas pelos 27 estados brasileiros. Elas são cartões postais de cidades, algumas pela importância histórica, outras pela construção impactante.
De norte a sul, o Guia da Semana listou 10 igrejas famosas pelo Brasil. Confira a lista:
Basílica da Nossa Senhora da Aparecida – Aparecida/SP
Considerado o principal lugar de peregrinação religiosa da América Sul, a basílica é a 2ª maior do mundo, só perdendo para a de São Pedro, do Vaticano. Inaugurada em 1972, residem muitos fiéis. Foram os milagres de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que levaram a construção da igreja. O Papa João Paulo II visitou a igreja em 1980. O santuário recebe cerca de 10 milhões de visitas por ano.
Igreja Matriz de São Pedro – Gramado/RS
O padroeiro da cidade gaúcha dá o nome da igreja mais famosa da região. A igreja foi construída em 1917 e sua reforma terminou em 1943. Ela é feita de pedras balsáticas e tem como charme os vitrais sacros, que fazem alusão a momentos de Pedro com Jesus.
Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília/DF
Também projetada por Oscar Niemeyer, a igreja foi o primeiro monumento construído em Brasília. A inauguração, de fato, aconteceu em 1970 e é o principal templo religioso da cidade.
Igreja Nossa Senhora da Candelária – Rio de Janeiro/RJ
O templo é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro e fica bem no centro da cidade. A igreja foi construída por um casal espanhol, em homenagem a Nossa Senhora da Candelária. Tem arquitetura e estilo neoclássico.
Igreja Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto/MG
Cidade rica em história, a igreja foi obra do pai de Aleijadinho. É lá que reside o museu do escultor. A igreja tem estilo barroco e a obra é muito bonita por fora, mas simples por dentro.
Catedral da Sé – São Paulo/SP
A famosa igreja que fica na Praça da Sé, em São Paulo, teve uma história longa de demolição e reformas, iniciadas ainda 1616. No século 20, sua reforma principal demorou mais de 40 anos para ser enfim concluída, em 1954. A reinauguração foi uma das celebrações do aniversário da cidade naquele ano. A igreja é um dos cartões postais da cidade.
Igreja São Francisco de Assis – Belo Horizonte/MG
A igreja é tombada por ser patrimônio histórico. Conhecida como Igreja da Pampulha, ela foi obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que inovou na construção, em homenagem a São Francisco.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim – Salvador/BA
Sucesso no mundo inteiro, as fitinhas do Senhor do Bonfim fazem da igreja uma das famosas não só do Brasil, como do mundo inteiro. O santo que dá o nome a igreja é o padroeiro dos baianos e símbolo religioso da Bahia.
Igreja de São Francisco da Penitência – Rio de Janeiro/RJ
Uma das igrejas mais bonitas do Brasil, internamente. Com extrema riqueza dos detalhes interiores, ela conta também com diversos altares dourados com detalhes do Barroco e muitas peças feitas de ouro.
Basílica Santo Antônio do Embaré – Santos/SP
Fundada em 1984, a capela ficou desativada após a morte do barão do bairro, Antônio Ferreira da Silva, até 1911, quando foi reinaugurada. De capela, virou igreja em 1915, após ampliação e hoje é uma das mais famosas do Brasil. De frente para a praia, é um dos pontos mais famosos de Santos. Foi reconhecida como basílica em 1952, pelo Papa Pio XII.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 13 Mai 2015.