Existem muitas cidades históricas espalhadas pelo mundo, assim como lugares que influenciaram outras regiões, mas, ainda sim é possível distinguir alguns destinos que possuem uma maior importância histórica do que outros. Seja por conta de suas construções ou pelos povos que abrigou, esses locais são considerados verdadeiros tesouros!
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 10 cidades históricas importantes pelo mundo que ganham notoriedade por seus monumentos, artefatos históricos ou por suas construções sem igual:
JERUSALÉM
A cidade de Jerusalém é um território politicamente disputado tanto por Israel quanto pela Palestina, mas não poderia faltar na lista. Sua parte mais antiga foi construída ainda no quarto milênio antes de Cristo e, em 1538, muralhas fecharam o que hoje é conhecido como a Cidade Antiga, Patrimônio Mundial da UNESCO.
Seus principais pontos turísticos incluem a Igreja do Santo Sepulcro, sagrada para os cristãos, o Monte do Templo ou Al Haram Ash Sharif, um lugar sagrado para cristãos, muçulmanos e judeus, e o Muro das Lamentações, o segundo lugar mais sagrado do judaísmo.
BEIRUTE
No fim do século 20, arqueólogos encontraram resquícios de quase cinco mil anos de civilizações sucessivas e acredita-se que sua fundação oficial se deu por volta do ano 3000 a.C, antes de Jerusalém, Atenas ou Damasco, por exemplo. Beirute, hoje capital do Líbano, foi dominada por romanos, muçulmanos e otomanos e visitada por muitos outros povos como os bizantinos - e guarda tudo isso de história. Não é a toa que a cidade tenha tantos museus e que até os dias de hoje esteja cheia de diversidade.
JERICÓ
Jericó é conhecida como a cidade mais antiga do mundo. Localizada em uma região conhecida por Terra Santa, o local costuma ser roteiro de peregrinação pelo mundo. Nos arredores de Jerusalém, na Cisjordânia, a cidade ganha destaque por suas construções que não se comparam com as outras do mundo. Segundo as pesquisas realizadas por historiadores, arqueólogos e paleontólogos, o espaço é o lugar mais antigo do mundo.
Vale a pena conhecer para fugir um pouco dos destinos turísticos, principalmente para quem deseja conhecer as regiões bíblicas e consideradas sagradas.
CAIRO
Cairo é a capital do Egito e, portanto, uma cidade grande e caótica como muitas ao redor do mundo. A única diferença é que ela ainda guarda resquícios de épocas passadas, mercados de rua que conquistam pelos aromas e, claro, ela fica a apenas alguns minutos de distância das tão famosas Pirâmides de Gizé, um dos grupos de monumentos mais famosos do mundo e a única sobrevivente das Maravilhas do Mundo Antigo, tendo suportado quase quatro mil anos de história. E, entre o Museu Egípcio ou o Museu de Arte Islâmica, as pirâmides são só uma pequena parte de toda a história que você pode encontrar por lá.
LUXOR
Luxor é a antiga capital do Egito e uma das cidades mais importantes da história. O destino é muito procurado devido a seus templos e ao impressionante Vale dos Deuses, conjunto de 62 túmulos dos reis egípcios. Tendo sido construída sobre os restos de Tebas, antiga capital do Império Novo é um destino ideal para amantes de história egípcia.
As monumentais ruínas espelhadas pela cidade frequentemente conferem a ela o título de museu a céu aberto, mas ela não é só isso. Às margens do elegante Nilo, a moderna cidade divide espaço com os famosos templos de Luxor e Karnak, majestosos resquícios do império que viveu ali mais de três mil anos atrás.
LISBOA
Lisboa é certamente um dos destinos mais charmosos de Portugal e da Europa. O destino reúne diversos lugares históricos com vielas e restaurantes aconchegantes, que revelam parte de um passado rico e marcado pela cultura. A melhor notícia é que não é preciso ir muito longe para aproveitar as atrações da cidade – próximo ao centro e a cidade antiga encontramos inúmeros passeios que encantam até os mais exigentes.
Quem gosta de conhecer a história por trás das construções encontra por lá um roteiro farto e muito envolvente – cada arquitetura, praça e edifício conta uma história diferente!
MARRAKESH
Marrakesh, no Marrocos, é um daqueles destinos recheados de atrações e com lugares muito bonitos que fazem valer a longa viagem. Por ser um dos destinos mais visitados do país, a cidade possui uma certa influência europeia, mas sem deixar de lado as raízes marroquinas. Estando por lá, não deixe de passear por Medina, o centro antigo de Marrakesh e onde estão os passeios mais interessantes e as diversas lojinhas.
Um dos lugares mais bonitos de toda a cidade certamente é o Palais de la Bahia: palácio construído no século XIX que apresenta uma arquitetura diferenciada com azulejos coloridos.
ROMA
Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália, o quarto maior centro urbano da União Europeia e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje - sua relevância para a história do mundo ocidental é inigualável, basta uma breve caminhada pelas suas ruas para verificar isso.
Além de um museu a céu aberto, a Cidade Eterna é também um destino incrível para amantes de gastronomia e cultura. Vale a pena explorar suas ruas e museus sem pressa!
ATENAS
Ao lado de Roma, Atenas é uma das cidades mais icônicas da sociedade ocidental. Foi lá que surgiram muitos dos conceitos base da nossa civilização, como democracia, por exemplo, e não é à toa que muitas de nossas palavras venham do grego. Hoje, essa cidade milenar é uma vibrante metrópole cheia de história para contar e cultura para ser admirada.
Um dos lugares mais importantes de lá é a Acrópole de Atenas, construída por volta de 450 a.C., sendo um Patrimônio Mundial da UNESCO. Por mil anos, a Acrópole ateniense serviu de centro político, santuário religioso e fortificação militar.
MACHU PICCHU
Os restos de Machu Picchu, no Peru, cidade inca construída na década de 1450, impressionam. Gentilmente posicionada a 2430 metros de altitude na região de Cuzco, não há registros de que a cidade tenha sido encontrada por conquistadores espanhóis, e, cercada por extensa vegetação, permaneceu intocada – ao contrário da maioria das outras cidades incas, que foram destruídas - e desconhecida internacionalmente até 1911, quando um historiador estadunidense a encontrou.
Acredita-se que a cidade foi construída para o Imperador Inca Pachacuti e que cerca de 750 pessoas viveram ali durante seu reinado. Para conhecer o destino, é necessário fôlego e muita paciência para enfrentar as trilhas e distâncias.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 10 Jan 2022.