Anualmente, a “Expat Insider” faz um estudo com expatriados do mundo todo e pergunta 'qual é a melhor cidade para se viver?'. Participaram da pesquisa mais de 15 mil expatriados, que avaliaram 66 cidades segundo as métricas de oportunidades de trabalho, habitação a preços acessíveis, acesso à saúde, facilidade de adaptação, equilíbrio trabalho-vida e qualidade de vida geral.
Pensando nisso, e com base no estudo da “Expat Insider”, o Guia da Semana te conta quais são as 10 melhores cidades para se viver segundo expatriados. Confira:
VALÊNCIA
A cidade espanhola Valência foi escolhida como a melhor cidade para se viver. O destino obteve notas altas em todos os setores, especialmente nos índices de qualidade urbana e custo de vida. Os participantes disseram que a cultura local é agradável, assim como os locais. Além disso, ela fica próxima a outras três cidades que ficaram no top 10 da lista.
ALICANTE
Em segundo lugar, está a cidade de Alicante, também na Espanha. Apesar de não ter bons índices de empregabilidade, as cidades espanholas marcaram lugar na lista por seu clima ensolarado, amabilidade dos residentes locais e boa qualidade de vida. Alicante é uma cidade litorânea com praias belíssimas, bairros antigos, ruas pequenas e vida boêmia. Além disso, a cidade possui um castelo medieval que certamente vale a visita.
LISBOA
A capital de Portugal foi escolhida em terceiro lugar na lista de melhores cidades para se viver. Segundo os respondentes, a cidade possui muitas opções de lazer, é considerada segura, a gastronomia é excelente e o clima é agradável. Certamente é uma opção incrível para quem gosta de cultura, boa comida e novidades. A capital recebe sempre grandes eventos e oferece uma gama de atividades interessantes como museus, galerias, castelos, bairros antigos, vida boêmia e muito mais.
CIDADE DO PANAMÁ
A capital do Panamá ficou em quarto lugar na lista, e não é por menos. É uma bela cidade, repleta de pontos turísticos. Moderna e banhada pelo Oceano Atlântico e pelo canal do Panamá, a cidade garantiu boas notas em qualidade de vida urbana e oportunidades de trabalho. Além disso, é uma cidade de fácil adaptação e possui habitações a preços acessíveis.
SINGAPURA
Em quinto lugar, ficou Singapura, uma cidade-estado ao sul da Malásia. Trata-se de uma cidade com um forte centro comercial, clima tropical e uma mistura de culturas. Portanto, Singapura pontuou bem em qualidade de vida urbana, com boas oportunidades financeiras e de acesso à habitação por preços baratos.
MÁLAGA
A cidade de Málaga, na Espanha, pontuou alto em muitas categorias, por isso, configura-se em sexto lugar. A cidade possui boa pontuação em qualidade de vida urbana e facilidade de adaptação. Além disso, possui boas ofertas de habitação a preços acessíveis. Claro que, assim como as outras cidades espanholas, Málaga possui um clima agradável e com praias encantadoras.
BUENOS AIRES
Da América do Sul, temos Buenos Aires como representante, pontuando em sétimo lugar na lista. Com boa nota em qualidade de vida urbana, facilidade de adaptação e oportunidades financeiras e de habitação, a capital da Argentina agrada muitos expatriados. Entretanto, o índice de oportunidades de trabalho e vida profissional não foi bom.
KUALA LUMPUR
Em oitavo lugar ficou Kuala Lumpur, a capital da Malásia. A cidade é moderna, com uma região metropolitana em constante crescimento. Kuala Lumpur se destaca por possuir boas oportunidades financeiras, com habitações a preços acessíveis, e também por possuir bom índice de facilidade de adaptação. Entretanto, sua nota para qualidade de vida urbana não foi boa - ficou em 51º.
MADRI
A capital espanhola também configurou-se na lista em 9º lugar. Madri se destaca por possuir uma boa qualidade de vida urbana e facilidade de adaptação. Entretanto, a cidade não conseguiu boas notas em finanças e habitações a preços acessíveis. Mesmo assim, Madri é uma cidade encantadora, com muita cultura, opções de lazer, turismo, e claro, com residentes amáveis e bom clima.
ABU DHABI
Abu Dhabi, em décimo lugar, se destaca por ser uma cidade moderna e de fácil adaptação. A capital dos Emirados Árabes é um grande centro econômico e comercial, que mistura a paisagem moderna de arranha-céus com palácios árabes luxuosos. Os expatriados conseguem fazer amizades facilmente e consideram a população local bem amigável. Abu Dhabi também pontua bem em finanças e habitação, porém, ela não possui notas medianas em qualidade de vida urbana e profissional.
E aí, em qual destas cidades você gostaria de viver?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 22 Dez 2020.