Se tem um país que vai te fazer se sentir na idade média é a República Tcheca. Repleto de catedrais, castelos, museus interessantes e construções antigas para visitar e se surpreender com os diferentes estilos arquitetônicos, o destino é reconhecido pela onda da Art Nouveau na virada dos séculos XIX e XX.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma tour virtual com 8 atrações turísticas na República Tcheca para você visitar online. Confira:
Castelo de Praga
Localizado em Praga, na Colina Hradcany, está o Castelo de Praga, onde foi fundada a capital da República Tcheca. É uma das construções mais importantes e imponentes da cidade, fundada no século IX, e que atualmente serve como residência presidencial. Possui uma área de 72 mil metros quadrados e é considerado o maior castelo do mundo! Além disso, ele ainda possui outras construções na propriedade: a Catedral de S. Vito, o Palácio Real do Castelo de Praga, a Torre Dalibor, o Convento de São Jorge e a Viela Dourada. Através do Google Street View é possível caminhar pelo castelo e construções, apreciando a arquitetura e decoração incrível do local.
Praça da Cidade Velha
Também localizada em Praga, a Praça da Cidade Velha, como o nome diz, fica na parte da Cidade Velha. É uma praça muito importante para os tchecos, pois reúne diversas construções de diferentes tipos arquitetônicos: caso da Catedral Týn, de estilo gótico; e a igreja de São Nicolau, em estilo barroco. Para além das igrejas, a praça reúne o relógio Astronômico, denominado Orloj; a estátua de Jan Hus; e a Torre da Cidade Velha, que permite uma visão panorâmica de toda a praça.
Castelo de Karlstein
Um antigo castelo, datado de 1348, durante o Sacro Imperador Romano, o Castelo de Karlstein localiza-se no vilarejo de mesmo nome, próximo a Praga. O castelo foi construído a mando do imperador romano e rei tcheco, Carlos IV. Já serviu como local para guarda joias, relíquias de santos e outros tesouros reais. Ainda é um castelo muito importante na República Tcheca, sendo um dos cartões-postais do destino – ele recebe diversos turistas todos os anos.
Museu Nacional
O Museu Nacional de Praga é o maior museu da República Tcheca, e guarda relíquias e coleções de forma a construir a identidade nacional do país. Assim, ele foca nos ramos da história, da cultura e da ciência, e acumula coleções de documentos materiais de história natural, pré-história e história da República Tcheca e de procedência estrangeira. No Google Arts & Culture é possível conferir algumas exposições virtuais, além de fazer uma tour pelos corredores do museu.
Ponte Carlos
A Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga. Ela não só relembra a época medieval, como atravessa o Rio Moldova dividindo a Cidade Velha da Cidade Pequena. Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada no início do século XV. Ao pôr do sol, a visão da cidade é incrível, proporcionando ao turista um clima extremamente romântico.
Casa Dançante
A Casa Dançante é uma atração diferente do que você verá na República Tcheca. Trata-se de um prédio todo curvado, torto, desenhado pelo arquiteto Vlado Milunić em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry. Sua construção é recente: iniciou-se em 1994 e terminou em 1996. Ele tinha como intuito ser um centro cultural, mas acabou virando um prédio comercial.
Catedral de S. Vito
A majestosa Catedral de São Vito é a maior igreja da República Tcheca, localizada nas propriedades do Castelo de Praga, na capital do país. Ela possui estilo gótico, e demorou para ter a forma que possui hoje. As construções iniciaram em 1344 e finalizaram, depois de uma interrupção das obras no século XV, apenas em 1929. O estilo gótico de teto alto, arcos e cores escuras levam o visitante direto à idade média.
Orloj
Localizado na Praça da Cidade Velha, o Orloj é um relógio astronômico medieval, acoplado à Prefeitura Municipal da Cidade Velha. O relógio possui o mostrador astronômico que representa a localização do sol e a lua no céu, além de outros corpos celestes. É uma atração turística muito visitada.
E aí, qual destas atrações você vai conhecer virtualmente primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Jun 2021.