Se está planejando a sua viagem para Alemanha, aqui vai uma dica: não deixe de acrescentar no seu roteiro um tour gastronômico! O país possui pratos típicos deliciosos – são especialistas em salsichas, cervejas e batatas. Se você também é fã de carnes, vai apreciar muito os diferentes pratos alemães.
Ficou curioso(a) para conhecer quais são os pratos típicos da Alemanha? O Guia da Semana preparou um roteiro pra lá de saboroso para você ficar por dentro desta gastronomia tão diferente. Confira:
Flammkuchen
Nascido na região fronteiriça com a França, este prato é a pizza alemã. Podemos descrevê-la como uma massa em formato retangular, coberta com ingredientes de sua preferência e assada no forno. Os recheios mais utilizados são queijos e cebolas, mas também utiliza-se muito bacon e outros embutidos.
Pretzel
Este já é conhecido dos brasileiros e muito apreciado! O Pretzel é um tipo de pão em forma de laço, assado, e servido doce ou salgado. É um ótimo aperitivo quando aquela fominha bate - e pode ser acompanhado de uma boa cerveja.
Schnitzel
Este prato não é exatamente Alemão, mas está espalhado por toda a Alemanha e faz muito sucesso. O Schnitzel é um bifão de vitela batido até ficar fino, coberto com uma mistura de farinha, ovos e migalhas de pão e servido frito. Alguns restaurantes podem servir uma versão diferente dele, com outro tipo de corte de carne e sem fritura.
Grüne Sosse
O Grüne Sosse trata-se de um molho verde delicioso, muito popular na região de Frankfurt. A receita leva diversos ingredientes como salsa, cebolinha, cerefólio (um parente da salsa), borragem, azedinha, agrião de jardim e pimpinela-menor misturado com um creme azedo, azeite, vinagre, sal, mostarda e ovos cozidos. Servido com carnes e batatas fica uma maravilha!
Wurstsalat
Sabendo o que é wurst, você já deve imaginar do que se trata este prato: uma salada de salsicha. É um bom aperitivo para ser saboreado com pão e cerveja. Esta salada também vem acompanhada de temperos como cebola, pepino, rabanete, pimentão e até queijo, além do azeite e vinagre, que é o básico do prato alemão.
Wurst
Este é um clássico dos alemães. O Wurst é simplesmente salsicha, que você vai encontrar de todas as formas, jeitos e temperos. Defumada, assada, cozida, branca, blend de carnes, além de muitos outros tipos. Cada região e restaurante vai ter seu jeito especial de apresentá-la. E você não vai se arrepender de experimentar, pois são 1600 anos de evolução da técnica.
Eisbein
A comida alemã agrada os fãs de carne! O Eisbein é um joelho de porco, que pode ser servido assado, cozido ou frito, e vem acompanhado de chucrute. Acompanhado de uma boa cerveja ele fica ainda melhor.
Kartoffelsalat
Mais um nome esquisito, mas o prato é bem conhecido pelos brasileiros. O Kartoffelsalat nada mais é do que uma salada de batatas. A diferença é que na região, o prato é servido com um molho que lembra o vinagrete.
Sauerkraut
Este é o chucrute, um repolho picado em conserva. O quitute pode ter algumas receitas diferentes, mas a clássica é a mais simples: água, sal e tempo.
Strudel
Se quiser experimentar uma sobremesa alemã, com certeza deve tentar o strudel. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo experimentado este doce. É uma sobremesa feita com massa folhada e vários recheios, mas o mais famoso é o de maçã, que é chamado de apfelstrudel. Outros recheios famosos são de nozes e pêssego.
Bratapfel
Essa é uma sobremesa totalmente diferente que vai te deixar com água na boca. Este doce é feito com maçã recheada de amêndoas, passas, cravo, canela, torrone, vinho e açúcar, além de ser assada no forno. É uma receita natalina que fica uma delícia!
Por Lidia Capitani
Atualizado em 28 Nov 2019.