As fronteiras territoriais foram e ainda são motivos de intensas disputas e rivalidades entre países. Essa divisão representa muito mais que uma área, pois é nela que se separa política, cultura e religião, três de outros muitos fatores que influenciam em problemas que viraram motivos até de guerras.
O atual conflito entre israelenses e palestinos começou pela imigração judaica, que passava pela fronteira e o extinto muro de Berlim, que separava a Alemanha em dois, são alguns exemplos do que a fronteira pode resultar.
Mas vamos deixar de lado os pontos negativos das fronteiras. Muitos países até tem algum monumento ou marca para demonstrar o real ponto em que são divididos. Uma viagem bacana de fazer é conhecer esses locais. Já pensou em tirar uma foto com um pé em cada território?
O Guia da Semana listou 10 fronteiras para conhecer ao redor do mundo. Confira:
Espanha e Portugal
A fronteira dos vizinhos e rivais Espanha e Portugal pode ser atravessada de... tirolesa! Uma das maneiras mais inusitadas de cruzar uma fronteira.
Bélgica e Holanda
A cidade de Baarle, na Holanda, tem algo diferente das demais. Ela possui alguns espaços que faz parte do território belga. A graça é que tudo é sinalizado com um certo charme que marca a cidade para qualquer turista.
Brasil e Uruguai
Esse monumento marca uma ponto da divisão entre Brasil e Uruguai, respectivamente pelas cidade de Santana do Livramento/RS e Rivera.
Costa Rica e Panamá
Apesar de não ser um dos locais mais bonitos, essa ponte que separa os dois países é constantemente atrevessada por turistas. O rio que separa os países é o Sixaola.
Súecia e Noruega
A extensa divisão territorial entre Suécia e Noruega é delitada nesse espaço entre as árvores. No inverno muitas pessoas aproveitam para, além de conhecer, esquiar ou praticar outros esportes.
Argentina e Chile
Na Cordilheira dos Andes, um dos pontos da fronteira entre Argentina e Chile é marcada com essa estátua de Jesus Cristo.
Estados Unidos e Canadá
Essa é a maior fronteira entre países do mundo e ela é marcada em diferentes pontos. Nessa cidade, por exemplo, a marca é no chão!
Brasil e Argentina
A Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de Los Libres separa Brasil e Argentina respectivamente por essas cidades.
Estados Unidos e México
Essa é uma das fronteira que não é tão celebrada. Com rigor extremo de vigilância, mas considerada a que já foi mais ultrapassada do mundo, separa a grande rivalidade entre Estados Unidos e México. O muro da imagem separa as cidades de San Diego (EUA) e Tijuana (México).
Hemisfério Sul e Hemisfério Norte
No Equador, esse monumento marca exatamente onde fica o centro do mundo. A linha do Equador de marco zero é exatamente nesse ponto, separando os dois hemisférios.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 5 Ago 2015.