A terra da garoa também é a cidade brasileira conhecida por ter a maior quantidade de arranha-céus do país. Inclusive, muitos turistas procuram São Paulo para conhecer e observar os prédios famosos ou aqueles que tem a arquitetura peculiar.
O Observatório de Turismo e Eventos, um núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo, fez um levantamento que apontou que cerca de 3% dos visitiantes que procuram informações turísticas nas centrais da cidade, buscam saber sobre arquitetura, arte e design da cidade.
O Guia da Semana listou 10 edifícios que são referências de arquitetura e história em São Paulo. Confira:
Pateo do Collegio
O local que marca a fundação da cidade de São Paulo, ainda conserva algumas características arquitetônicas do século XVI. A construção abriga o Museu e a Capela Padre Anchieta, com uma coleção de cerca de 700 objetos, muitos pertencentes à antiga igreja e Colégio dos Jesuítas. Saiba mais sobre o Pateo do Collegio aqui.
Theatro Municipal
O Theatro Municipal possui a decoração mais rica de São Paulo, com pinturas em ouro e majestosas escadarias. O monumento foi projetado em 1903 pelos arquitetos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Foi inaugurado em 1911 e recebeu a Semana de Arte Moderna de 1922.
Edifício Martinelli
O arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena, foi o responsável pelo projeto do edifício que teria 12 andares. Entretanto, o empreendedor da obra, Giuseppe Martinelli, tinha a meta de construir 30 andares. Inaugurado em 1929, na época era o mais alto edifício do mundo fora dos Estados Unidos. A construção possui as três divisões básicas da arquitetura clássica: embasamento, corpo e coroamento.
Edifício Copan
Projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, o prédio é um símbolo da arquitetura moderna brasileira. O edifício em forma de "S" teve seu projeto original encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo.
MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand fica localizado na Avenida Paulista, coração de São Paulo. É uma das mais importantes instituções do país e foi projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e concebida pelos engenheiros José Carlos Ferraz e Isac Grobman. É um exemplo da arquitetura brutalista brasileira.
Tribunal de Justiça
Construído em estilo neoclássico com cunho barroco, o prédiofoi inaugurado em duas datas distintas, nos anos de 1933 e 1942, quando foi concluído o 5º pavimento, destinado a algumas salas de julgamento e gabinetes do Órgão Diretivo do TJSP, sendo tombado pelo Condephaat em 1981.
Edifício Itália
É o segundo prédio mais alto do Brasil em altura, com 165 metros e marca da arquitetura verticalizada brasileira. Um dos destaques do prédio é o restaurante que fica no topo, o Terraço Itália, que permite uma visão perfeita da cidade de São Paulo.
Edifício Matarazzo
Conhecido como Banespinha, por ter recebido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003, o edifício foi inaugurado em 1939 com o objetivo de ser a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, é a sede desde 2004, da Prefeitura de São Paulo.
Edifício Guinle
Considerado o primeiro prédio vertical de São Paulo, e umas das primeiras construções de concreto armado do Brasil, foi projeto pelos arquitetos Hipólito Gustavo Pujol Júnior e Augusto de Toledo. Construído entre 1913 e 1916, a fachada do prédio possui ramos e frutos de café.
Mosteiro São Bento
O mosteiro foi projetado pelo arquiteto Richard Berndl, professor da Universidade de Munique, em 1910. A construção abriga a Basílica Nossa Senhora da Assunção e o Colégio de São Bento.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 15 Ago 2015.