Já ouviu falar em cavernas sagradas? Essas cavernas receberam essa conotação por terem sido abrigo de deuses ou santos. Assim, se tornaram alvo de peregrinações e despertam curiosidade em muitas pessoas que querem saber mais sobre esses mistérios divinos.
Presentes desde os primórdios da Terra, as cavernas são um dos fenômenos da natureza mais bonitos que existem. Muitas são alvos de turistas que viajam para apreciar as belezas que as formações criam. Mármore, cristais, gelo e até rochas coloridas proporcionam uma experiência inesquecível para quem visita as grutas.
O Guia da Semana listou 5 cavernas sagradas para você visitar. Confira a lista:
Grutas de Mogao – China
Esse conjunto de covas fica situado na província de Gansu, mais precisamente na cidade de Dunhuang. Ao total são 735 covas, com mais de 45 mil metros quadrados só de pinturas e arte budista. O local também é repleto de estátuas e pinturas rupestres, espalhados pelos 492 santuários que existem lá.
Batu Caves - Malásia
Antigamente era abrigo de povos indígenas e hoje está aberta a visitas de turistas curiosos do mundo inteiro. É um complexo de três cavernas e uma pedra calcária de mais de 400 milhões de anos aguça a curiosidade de todo mundo. É considerado um dos mais importantes santuários hindus e diversas estátuas e gravuras estão no interior da caverna.
Caverna de Psicro – Grécia
A mítica caverna grega foi o templo em que Zeus nasceu e cresceu. Isso porque seu pai, Cronos, literalmente comia os filhos recém-nascidos. A deusa Reia conseguiu proteger o então bebê Zeus, que se tornaria o pai dos Deuses e do homem. A caverna foi por muito tempo um santuário que recebia muitas oferendas, mas hoje funciona como atração turística e fica localizado na Ilha de Creta.
Templo de São Miguel – Itália
Diz a história que o arcanjo São Miguel fez quatro aparições que fizeram de uma caverna localizada em Monte Gargano, perto da região de Foggia, um local que os religiosos fazem peregrinação e que culminou na visita de São Francisco de Assis e também de seis papas diferentes. Hoje em dia, a caverna se tornou um templo de visitação, com diversas esculturas e lembranças de outras eras.
Cavernas Longmen – China
Essas cavernas ficam na cidade de Luoyang e também é considerado Patrimônio Histórico da UNESCO. São mais de 1000 metros de cavernas, com mais de cem mil estátuas budistas presentes no local. Existem milhares de grutas também, o que torna esse local um dos maiores exemplo de arte budista do mundo.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 22 Jun 2015.