Localizado no meio do Oceano Atlântico, mais perto da Europa do que da América, Açores é um fantástico arquipélago e região autônoma de Portugal. O arquipélago é composto por nove ilhas, nem tão próximas umas das outras: Corvo e Flores, na parte oeste; Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, na região central; e São Miguel e Santa Maria, já mais perto do continente europeu.
O destino é ideal para amantes de natureza, com muitas praias, lagos, montanhas e a possibilidade de admirar a vida selvagem, assim como de história, devido às bem preservadas cidades centenárias.
Para te inspirar a conhecer esse destino português, o Guia da Semana listou algumas informações sobre o que fazer em Açores. Confira:
Ponta Delgada
Ponta Delgada, a capital econômica e maior cidade de Açores, tem cara de vilarejo movimentado e é recheada de arte urbana, edificações históricas com carinha de Ouro Preto ou Paraty, restaurantes, algumas praias e uma grande oferta de hotéis. Caso esteja pensando em montar uma base para explorar a região, a cidade é certamente a melhor opção. Por lá, você vai fazer tudo a pé ou de transporte público. Lá também ficam as principais agências de turismo da região, então você certamente vai achar alguns passeios para fazer.
Baleais e golfinhos
Amantes de vida selvagem não podem deixar de visitar Açores quando forem a Portugal. Isso porque o arquipélago é considerado um dos melhores lugares do mundo para se obervar baleias e golfinhos, incluindo a tão famosa orca. Praticamente todas as ilhas possuem pontos de observação, mas em São Miguel você vai encontrar guias especializados em te levar para o lugar certo na hora certa. Mais de 20 espécies podem ser vistas por lá e, ainda que algumas só passem por ali em algumas épocas do ano, outras podem ser vistas sempre.
Praias
Açores tem algumas das praias mais incríveis de Portugal. Uma delas, muito popular e com belas vistas marcadas por incríveis formações rochosas, é a Praia de Mosteiros (foto), ainda dentro de Ponta Delgada. Você pode encontrar praias incríves, no entanto, em todo o litoral de todas as ilhas. Outras imperdíveis, por exemplo, são a Praia da Vitória, conhecida por suas piscinas naturais em meio a pedras vulcânicas, na Ilha Terceira, a desértica Praia Porto Pim, na Ilha do Faial, ou a Praia da Ribeira Quente, também em São Miguel.
Sete Cidades
A Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, é certamente um dos pontos altos do arquipélago. O lugar é uma cratera vulcânica que abriga a maior quantidade de água doce da região. A lagoa é famosa por ter água de várias cores. Por lá, você pode fazer ótimas trilhas e certamente não vai se arrepender. Um dos melhores lugares para observar a paisagem é o Miradouro do Rei, um mirante sensacional de onde é possível ter uma espetacular visão panorâmica da região. Outra lagoa imperdível na ilha é a Lagoa do Fogo.
Montanha do Pico
A Montanha do Pico, na Ilha do Pico, é o ponto mais alto do arquipélago, com seu topo atingindo uma altitude de mais de 2300 metros. O pico, na verdade, é um vulcão, cuja última erupção aconteceu no século 18. Apesar disso, ele é popular entre motanhistas, uma vez que subir nele não exige tanta habilidade. A caminhada até o topo, sempre indicada por placas de madeira, realmente vale a pena e garante uma vista incrível dos arredores, incluindo planícies, lagos e, em dias de céu limpo, até outras ilhas do arquipélago.
Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo é uma simpática cidade na Ilha da Terceira, uma joia arquitetônica e um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983. A cidade costumava ser uma parada obrigatória entre aqueles que navegavam entre a Europa e América ou a África. Não à toa, coleciona histórias, culturas e influências das mais diversas. Hoje, seus principais atrativos são fortes marítimos dos séculos 16 e 17 e catedrais e igrejas barrocas, que lembram muito as das nossas cidades coloniais.
Furnas
A Ilha de São Miguel também é conhecida pela grande quantidade de lugares para se tomar um delicioso banho de águas termais. A região de Furnas, a cerca de quarenta minutos de Ponta Delgada, oferece uma grande variedade de piscinas naturais com águas quentinhas e cheias de minerais. Lá você pode até comer alimentos fervidos e preparados nas águas que saem diretamente do chão. Os lugares mais procurados costumam ser o Poço da Dona Beija, a Caldeira Nova e a Caldeira Velha.
Atualizado em 7 Dez 2021.