Apesar de cercado por países mais famosos como Tailândia, Vietnã e Camboja, Laos é realmente um destino que merece estar no seu roteiro pelo Sudeste Asiático. O país concentra em um só lugar tudo de bom que essa região do planeta tem a oferecer: incríveis paisagens, ótimas aventuras, muitas história e muita cultura. Isso sem falar do fato de que, talvez justamente por ser menos conhecido, é consideravelmente mais barato que seus vizinhos.
Para inspirar sua viagem, o Guia da Semana listou 7 lugares incríveis para conhecer em Laos. Confira:
Luang Prabang
Para começar a conhecer Laos, a cidade de Luang Prabang é uma ótima opção, uma vez que mescla cultura e paisagens incríveis. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade ostentou, até 1975, o título de capital do Império de Laos. Hoje ainda conserva dezenas de templos budistas que são a principal atração local, além das lojinhas que vendem de tudo. Quando quiser relaxar em meio à natureza, procure uma das várias cachoeiras que você pode encontrar lá perto.
Cachoeiras de Kuang Si
Uma das atrações mais incríveis de Laos é a Kuang Si, uma queda d’água que varia entre os tons de azul-turquesa e verde-esmeralda próxima à cidade de Luang Prabang. Ideal para banhos, o local parece ter saído de um conto de fadas. O complexo de águas fica dentro do Parque Tat Kuang Si, onde você pode até ver ursos pretos asiáticos resgatados - vale ressaltar que o local está muito bem preservado.
Nong Khiaw
A cerca de quatro horas de ônibus de Luang Pabang, Nong Khiaw é uma vila sem muita oferta de atividades. Por lá, você só vai relaxar e encontrar algumas boas opções de acomodação para dormir bem e, no dia seguinte cedo, explorar os arredores. Além de outras vilas, a região tem ótimas trilhas, perfeitas para os amantes de caminhadas. Apesar de serem bastante exigentes, as trilhas realmente valem a pena e garantem paisagens únicas.
Wat Phu Champasak
Essas espetaculares ruínas do povo khmer são menos famosas que suas primas do Camboja, conhecidas como Angkor Wat, mas também estão na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO e certamente merecem uma visita. Algumas das estruturas tem mais de mil anos de idade, mas a maioria foi construída entre os séculos 11 e 13. O melhor momento para visitar a região é logo cedo, quando não está tão quente e a luz é perfeita para fotos espetaculares.
Vientiane
A belíssima cidade de Vientiane já foi ocupada pela França e até hoje ostenta em edifícios da época que carregam evidentes influências dos franceses. Grandes avenidas, monumentos dos mais variados e um incrível centro histórico cheio de templos são apenas algumas das coisas que você vai encontrar nessa cidade repleta de cafés que é perfeita tanto para quem procura luxo quanto para mochileiros.
Bolaven
Localizado no sul de Laos, o Planalto Bolaven é famoso por suas paisagens inacreditáveis, assim como pequenas vilas e vários cantos que parecem inexplorados. Lá também estão algumas das cachoeiras mais espetaculares do Sudeste Asiático, como a Dong Hua Sao. Toda a região tem ótimas trilhas para serem percorridas a pé ou de bicicleta. A cidade mais próxima, onde você talvez queira se hospedar, é a Pakse.
Vang Vieng
Por muito tempo conhecida como o destino de festa de Laos, a cidade de Vang Vieng passou por mudanças recentemente e tem ficado cada vez mais famosa como um destino de aventura. Muita gente vai para lá para fazer o tubing, basicamente subir em uma boia e descer o rio em alta velocidade. Mas também é possível fazer caminhadas, passeio de moto e muito mais — tudo em meio a paisagens incríveis. Festas também estão garantidas.
Atualizado em 25 Jul 2019.