A praia pernambucana de Cabo de Santo Agostinho ainda não conquistou toda a fama que merece, mas encanta qualquer turista que tira alguns dias para conhecer a belíssima península. Formada por nove praias, elas se diferenciam e se destacam porque cada uma tem suas características e particularidades.
Além de aproveitar o ótimo clima para descansar e relaxar, os turistas podem praticar esportes aquáticos. Os passeios culturais também fazem parte da programação do Cabo de Santo Agostinho, com as atrações que ficam na vila de Nazaré.
A península e as belas paisagens estão numa região privilegiada. O Cabo de Santo Agostinho fica exatamente entre a capital Recife e a famosa praia Porto de Galinhas, exatamente a 50 km das duas cidades.
O Guia da Semana listou os segredos da praia pernambucana Cabo de Santo Agostinho. Veja mais:
Praia de Calhetas
Uma das preferidas dos turistas, a praia de Calhetas é pequena e escondida, mas é concorrida pelas belezas naturais e belíssimas paisagens. Boa para praticar esportes aquáticos, o Bar do Artur também reúne muitas pessoas que desejam beber e comer bem.
Praia do Paiva
Apesar da praia não ter boa estrutura, ela é perfeita para quem deseja fazer um passeio agradável, levando comida e bebidas para ficar ainda mais tranquilo na deserta Praia do Paiva. O cenário é considerado um dos mais bonitos da península, com belas piscinas naturais.
Praia Enseada dos Corais
Água morna, transparente e belas paisagens. A praia dos corais tem como grande atrativo as piscinais naturais que o mar forma quando está mais vazio. A praia é um pouco mais frequentada que outras e possui estrutura razoável.
Bugue
O passeio de bugue é oferecido por algumas empresas tanto nas pousadas como na orla da praia para conhecer todas as noves praias da península e os pontos turísticos. É a forma mais fácil para conhecer o Cabo de Santo Agostinho.
Museu do Pescador
É um acervo muito bacana criado a partir de doações dos pescadores da Colônia Z-8, da praia do Gaibu. Inaugurado em 2003, o museu conta com fotografias, painéis com receitas da culinária litorânea e artefatos da pesca artesanal.
Forte Castelo do Mar
É considerada a edificação militar mais importante do litoral de Pernambuco. Foi construído para combater as invasões da entrada da barra do Porto de Nazaré. O local contava com 15 canhões e foi construído em 1630.
Bar do Artur
O bar fica na praia de Calhetas e reúne muitas pessoas que gostam de beber e petiscar. O local é famoso pelos pratos e petiscos com frutos do mar.
Opará
O restaurante é um dos maiores destaques do litoral pernambucano, inclusive atraindo até pessoas de lugares próximos. Frutos do mar é o ponto forte do cardápio, com destaque para o Sinfonia Marítima.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 27 Set 2015.