Entre os dias 14 de junho e 7 de julho acontece, no Brasil, a Copa América 2019, maior torneio de futebol masculino da América do Sul. Estádios de cinco cidades brasileira foram escolhidos para sediar o evento: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte — e ainda dá tempo de comprar ingressos!
Já no clima do torneio e pensando em, quem sabe, te inspirar a conhecer as cidades-sedes do torneio, o Guia da Semana te conta um pouco sobre cada um dos estádios que vão sediar a Copa América 2019. Confira:
Morumbi
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, foi inaugurado na década de 1960, no Morumbi, em São Paulo. Com capacidade para mais de 70 mil espectadores, é o segundo maior estádio do Brasil, atrás somente do Maracanã, costuma sediar jogos importantes e foi palco para shows de grandes nomes da música internacional. Os fãs de futebol podem estender sua estadia para depois do jogo e comprar o tour para conhecer cada um de seus detalhes, inclusive um memorial com a história do São Paulo Futebol Clube.
Arena Corinthians
Conhecer a Arena Corinthians, também chamada Itaquerão, é programa especial e imperdível para todos que amam esporte e, principalmente, o futebol. Localizado no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, é considerado um dos estádios mais bonitos e estruturados da cidade. Com capacidade básica para 48 mil pessoas, foi palco da Copa do Mundo, das Olimpíadas e agora da Copa América.
Maracanã
O maior estádio do Brasil não poderia faltar na lista. Inaugurado em 1950 na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, tem capacidade para quase 70 mil espectadores e já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e de atividades dos Jogos Olímpicos. É possível fazer um tour, que é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam o Rio e leva os visitantes para conhecer o vestiário, o gramado, sentar nos bancos de reserva e conferir itens de jogadores que fizeram história, como a rede do jogo do milésimo gol de Pelé.
Arena do Grêmio
Localizada no bairro Humaitá, em Porto Alegre, a Arena do Grêmio é um estádio de futebol e um importante complexo multiuso da cidade, sendo também sede de shows e outros eventos. É o sétimo maior estádio do Brasil, com capacidade para mais de 55 mil pessoas. O espaço foi inaugurado em 2012, mas não constou como um dos estádios listados como sede para a Copa do Mundo em 2014, ainda que seja um dos mais modernos do país. Hoje, como o nome sugere, é a sede do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Arena Fonte Nova
Oficialmente Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira, o Itaipava Arena Fonte Nova foi inaugurado em 2013, no mesmo lugar do antigo Estádio Octávio Mangabeira, justamente para servir de sede para a Copa do Mundo de 2014. A arena tem capacidade para quase 48 mil pessoas e se orgulha de ser um projeto inovador e sustentável, que também recebe shows, como de Ivete Sangalo e Paul McCartney, sendo o maior complexo esportivo e cultural da Bahia.
Mineirão
O Mineirão é o quinto maior estádio de futebol do Brasil, com capacidade para mais de 60 mil pessoas, e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Apesar de ter sido palco da maior derrota da nossa seleção, o famoso 7 a 1, o estádio vai sediar jogos da Copa América e merece uma visita também por sediar o Museu Brasileiro do Futebol, que pretende expor, pesquisar e preservar artefatos do futebol brasileiro e promover uma imersão dos visitantes no universo desse esporte.
Atualizado em 13 Jun 2019.