No norte da Itália e nos pés dos Alpes se encontra a região de Trentino-Alto Ádige, composta por duas províncias: Trentino, ou Trento; e Alto Ádige, ou Bolzano ou, ainda, Tirol do Sul. Além de paisagens espetaculares, a região é bastante particular por ter um grande número de falantes de alemão — assim como muito de influência germânica em sua cultura e arquitetura —, principalmente no Alto Ádige, onde o número de falantes da língua ultrapassa os de italiano.
Pensando em te ajudar a expandir seu roteiro pela Itália, o Guia da Semana listou 7 lugares imperdíveis para conhecer em Trentino-Alto Ádige. Confira:
Rovereto
Rovereto é uma cidadezinha muito elegante. Entre pequenas praças e ruas apertadas, a cidade ostenta em opções de arte, cultura e história. Lá você vai encontrar museus como o MART, Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, que coleciona cerca de 300 mil obras das mais variadas, de artistas como De Chirico e Andy Warhol. O destino possui outros museus, costuma sediar festivais e é cercado por paisagens das mais incríveis.
Bolzano
A fantástica cidade de Bolzano está quase na saída da Itália e, portanto, não é à toa que a maior parte de seus habitantes fala alemão. Lugar ideal para se estabelecer e explorar as Dolomitas, a cidade também possui muitos atrativos para quem quer passar o dia por lá. Praças como a Piazza della Vittoria e Piazza delle Erbe, ruas como a Via dei Portici e igrejas como a Chiesa Francescani e o Duomo são alguns dos atrativos imperdíveis. No verão, o destino é popular pelas atividades ao ar livre e, no inverno, é popular por seus mercados de Natal que lembram bastante os germânicos.
Trento
Em sua viagem pela região, você não pode deixar de visitar a capital da província de Trentino, Trento. A espetacular cidade é também uma ótima opção para se hospedar enquanto você explora as magníficas paisagens naturais nos arredores. Por lá você vai encontrar muitos museus e fontes, assim como edifícios espetaculares, incluindo igrejas e palácios. Entre os pontos turísticos imperdíveis estão a piazza del Duomo di San Virgilio e o Castello del Buonconsiglio.
Dolomitas
As Dolomitas são uma cordilheira nos Alpes da Itália que contabilizam 18 incríveis picos, considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. A área abrange cinco províncias, Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone, e chega a atingir três mil metros de altura. Uma vez na região autônoma de Trentino-Alto Ádige, você não pode deixar de explorar as trilhas dessas montanhas espetaculares, onde você vai encontrar incríveis lagos e paisagens únicas. A região também é ideal para quem curte esquiar, pois possui cerca de 800 quilômetros de pistas, incluindo o complexo Dolomiti Supeski, o maior do mundo.
Lago di Resia
O lago di Resia ou Reschen, na região de Alto Ádige, é um lago artificial no passo da Récia, uma passagem entre os Alpes que liga o país à Suíça. Como se a paisagem alpina cercando o lago já não fosse suficiente, existe uma torre que é o único resquício de uma igreja que costumava ficar ali e hoje conta histórias de outras épocas, completando a paisagem mágica, uma das mais famosas do norte da Itália.
Valsugana
Em Trentino se encontra essa simpática vila conhecida como Valsugana. Em meio à natureza e às margens do rio Brenta, a cidade é um destino ideal para quem quer relaxar, visitar um castelo medieval, fazer muitas trilhas e aprender mais sobre a história recente do continente europeu, visitando restos da Primeira Guera, como trincheiras que ainda existem na região.
Merano
Merano é outra das cidades imperdíveis na região. Com ruas apertadas e belas praças arborizadas, passear por lá é como uma viagem no tempo. Um de seus principais atrativos é a Igreja de San Nicola, que possui uma incrível torre que atinge 83 metros de altura. Desde o século 19, Merano é um destino buscado por seus banhos de águas termais, mas foi em 2005 que sofisticados SPAs foram inaugurados na região, atraindo cada vez mais turistas nacionais e internacionais.
Atualizado em 31 Jul 2019.