Quem queremos enganar? Comer é, sem a menor sombra de dúvidas, uma das melhores partes de uma viagem. Não só porque comer é muito bom, mas também porque é uma das melhores formas de entrar em contato com a cultura local. Através de um bom prato típico, você consegue descobrir muito sobre a história e a vida de um povo. Não é à toa, portanto, que viajar pela América do Sul é um verdadeiro prato cheio para quem ama comida — e viagens. Diversa como é, a nossa porção do continente americano conta com gastronomia para todos os gostos.
Pensando em te ajudar a explorar esse continente tão fascinante, o Guia da Semana listou 7 destinos imperdíveis na América do Sul para comer muito bem. Confira:
Lima | Peru
Felizmente a culinária peruana tem crescido no Brasil, mas se você quer provar um verdadeiro ceviche, vale a pena uma visita ao nosso país vizinho. O prato, que geralmente consiste em peixe cru marinado em suco de lima, um pouco de pimenta, cebola e coentro fresco, tem feito sucesso no mundo todo. Mas Lima vai além disso: quinoa, abacate, vegetais e tubérculos estão presentes na culinária local, que tem bastante influência dos imigrantes asiáticos, e também é uma boa pedida para os viajantes vegetarianos.
Uma boa alternativa: O Peru inteiro tem crescido aos olhos dos amantes de comida ao redor do mundo. Se você quiser ir além da capital e conhecer ainda mais o que o destino tem a oferecer no que se refere à gastronomia, vale a pena visitar Cusco, cuja culinária carrega ainda mais a influência dos antigos povos andinos, ou Arequipa, famosa por suas generosas porções, que incluem pasteizinhos ou camarões.
São Paulo | Brasil
São Paulo certamente não poderia faltar na lista. É óbvio que a maior cidade da América do Sul tem comida para todos os gostos. A cena gastronômica paulistana é famosa no mundo inteiro, talvez por conta do fato de que a cidade ostenta mais de quinze mil restaurantes. Na capital paulista você vai encontrar ótimas opções de estabelecimentos para apreciar pratos típicos brasileiros — de diversos cantos do Brasil —, assim como pratos típicos de diversos cantos do mundo. No bairro da Liberdade, por exemplo, você vai comer como se estivesse no Japão ou na China, enquanto na Mooca você vai jantar como um verdadeiro italiano. E não para por aí, a cidade tem comida árabe, indiana, peruana, mexicana e tudo o que você pode imaginar.
Uma boa alternativa: Cosmopolita como é, no entanto, é difícil definir o que seria uma culinária tipicamente paulistana e, se você quer provar sabores mais tradicionais do Brasil, vale a pena passar por outras capitais brasileiras, ainda que você consiga encontrar pratos semelhantes em São Paulo. Como dica, sugerimos Salvador, para provar o melhor do tempero baiano, ou Manaus, para descobrir que a culinária no norte do país não tem muito a ver com o que se conhece como comida brasileira mundo afora.
Buenos Aires | Argentina
A famosa culinária argentina não poderia faltar na lista. Se você quiser comer um famoso asado é para lá que você tem que ir. Amantes de carne serão, inevitavelmente, também amantes de Buenos Aires. A capital argentina prepara um churrasco como poucos — ainda que provavelmente muitos brasileiros, ainda mais sulistas, vão educadamente discordar. Parrillas, salsichas e empanadas são outras delícias que você vai provar por lá. De sobremesa, não deixe de comer os tão amados alfajores argentinos. Bastante europeia para padrões latino-americanos, Buenos Aires também tem bons restaurantes de cozinhas de diversos lugares do mundo para serem explorados. Ou seja, boa comida não vai faltar.
Uma boa alternativa: Você provavelmente já vai se sentir satisfeito na capital, mas faça questão de dirigir até Mendoza. Na cidade, além da deliciosa carne assada, você vai provar ensopados e as tradicionais empanadas. A região também é famosa pelos seus vinhos — e você, como um bom amante de gastronomia, não deve ir à Argentina e deixar de provar um bom Malbec local.
Santiago | Chile
A capital do Chile é menos conhecida por sua comida que Buenos Aires ou São Paulo, mas tem crescido aos olhos dos amantes de gastronomia. Talvez porque Santiago não tenha incorporado, de forma tão intensa quanto a cidade brasileira, a gastronomia internacional. Na verdade, é justamente isso que tem chamado a atenção: a culinária da capital é puramente chilena, uma mistura de comida espanhola e nativa da região, com cardápios cheios de ingredientes sazonais e locais, que você dificilmente vai achar longe dali. Bocadillos, pinchos e tortillas você encontrará por lá, assim como frutos do mar e ótimos chocolates. O vinho também é bastante famoso.
Quito | Equador
Na capital do Equador você vai encontrar deliciosos pratos caseiros com clássicos ingredientes latino-americanos, como arroz e feijão, mas reinventados para um mundo moderno. Quito tem chamado atenção por conta de seus chefs, que têm inovado na cozinha sem abrir mão do tradicional. Não deixe de experimentar os deliciosos ceviches equatorianos, nem os llapingachos, um tipo de tortinha de batata recheada com iguarias das mais variadas e sempre acompanhado de um molho delicioso. Opções de sopas também não faltam. Por fim, faça questão de provar o delicioso chocolate equatoriano e não se esqueça de se deliciar com as frutas locais.
Cartagena | Colômbia
Cartagena é sem dúvida a mais famosa das cidades colombianas e ainda que Bogotá realmente mereça uma visita por parte dos amantes de comida, é na cidade caribenha que você vai poder provar o melhor do país. Em meio às ruas históricas e coloridas, você vai esbarrar em ótimos bares, restaurantes e cafés. A deliciosa mistura local de culinária caribenha, europeia, africana e sul-americana é capaz de conquistar qualquer um. Um prato imperdível é a bandeja paisa, um prato enorme, que se come até no café da manhã, composto por feijão vermelho, carne de porco, banana, arepa (uma espécie de pãozinho), ovo frito, abacate e o molho conhecido como hogao — no mínimo. A cidade também ostenta em doces, como o arequipe, um tipo de doce de leite, e em sopas. Isso sem falar dos drinks.
Paramaribo | Suriname
Bem menos turístico que os outros destinos da lista, a capital do Suriname é uma verdadeira mistura de povos. É evidente que isso se reflete na culinária, que conta com influências asiáticas, europeias, africanas e, claro, nativo-americanas. Banhado pelo Mar do Caribe, o local é impressionante - o povo por lá tem bastante orgulho de se dizer caribenho. O melhor lugar para provar a culinária local é, sem dúvidas, a capital, Paramaribo. Por lá você vai comer pratos únicos, incluindo raízes e tubérculos fritos ou macarrão com molho de carne de porco.
Por André Barbosa
Atualizado em 16 Dez 2021.