O Rio de Janeiro é sempre uma boa opção para passar o fim de semana, feriado ou férias, afinal, a cidade maravilhosa conta com praias incríveis, paisagens de tirar o fôlego e cultura por todos os cantos.
Entretanto, se você não deseja fazer passeios tradicionais, como visitar o Pão de Açúcar, conhecer o Cristo, o Morro dos Irmãos ou andar pelas ruas de Santa Teresa, o Guia da Semana lista algumas opções não tradicionais que você precisa conhecer no RJ. Confira:
BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO
O bairro Centro reserva agradáveis surpresas para quem visita a Cidade Maravilhosa, como a Biblioteca Nacional do Brasil, ou Fundação Biblioteca Nacional, seu nome oficial. Com seu grandioso acervo de mais de 10 milhões de itens, foi considerada pela UNESCO a maior biblioteca da América Latina e a sétima maior biblioteca nacional do mundo. Com programações e exposições especiais durante o ano todo, pode ser um pacato escape para quem busca algo mais calmo.
PARQUE LAGE
Com localização privilegiada – aos pés do Corcovado –, o Parque Henrique Lage conta com 52 hectares que abriga, entre outras coisas, o imponente palacete sede da Escola de Artes Visuais. Foi tombado em junho de 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu valor histórico e cultural. Aberto à visitação, o parque inspira um retorno à riqueza natural. Também é conhecido pelo delicioso café da manhã que oferece.
GALERIA RIVER
A cultura do surfe no Rio deve muito a esse ponto localizado entre as praias de Ipanema e Copacabana. Desde os anos 70, é o reduto dos aficionados pelo esporte e, nos últimos tempos, atrai um público muito mais eclético e, por vezes, alternativo – o espaço abriga mais de 25 lojas, como as de acessórios para skate, uma hamburgueria e até um estúdio de tatuagem.
CASA DAROS
A Casa Daros é um espaço de arte, educação e comunicação, que ocupa um casarão neoclássico do século XIX, preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. Localizada em um terreno de mais de 12 mil metros quadrados, em Botafogo, apresenta exposições e diversas atividades para o público. A casa ainda oferece uma agenda de seminários e encontros com artistas no auditório, além da biblioteca especializada em arte latino-americana contemporânea, o Espaço de Documentação, o Espaço de Leitura com catálogos de exposições da coleção, restaurante/café e loja.
FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO
A Feira de São Cristóvão é uma opção carioca incrível para comprar, comer e se divertir, pois oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música. A Feira sintetiza o Nordeste e oferece ao visitante tudo que a região dispõe, exibindo, nas suas quase setecentas barracas, sua riqueza tradicional e animação característica: é possível curtir forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros sons bem genuínos.
MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR
O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados, que promovem uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público. Além disso, possui um restaurante com uma vista panorâmica simplesmente incrível!
FEIRA DO LAVRADIO
Localizada na histórica Rua do Lavradio, na Lapa, a feira é um excelente programa para fazer durante a tarde. Além de lojas de antiguidade, ela ainda conta com restaurantes para todos os gostos, artesanato, bijuterias e acessórios. Há também atrações musicais, folclóricas, de dança e performances individuais que acontecem no meio da rua. Sem dúvidas, um lugar que exala cultura e diversidade.
PRAÇA SÃO SALVADOR
A Praça é um ponto de encontro bem famoso e movimentado no Rio de Janeiro. Algumas bandas se apresentam e fazem da tarde ou da noite um momento extremamete agradável, onde as pessoas ficam conversado e bebendo. O local também possui um parque para as crianças e, ao redor, muitos restaurantes e bares. Além disso, ás vezes acontecem exibições de cinema ao ar livre.
MIRANTE DA PAZ
O Mirante da Paz é um dos melhores passeios para ver a beleza e imensidão das paisagens cariocas. Com 64m de altura, dá para ver a Lagoa Rodrigues de Freitas, a praia, o Morro dois Irmãos, as Ilhas Cagarras e muito mais.
MUSEU CASA DO PONTAL
O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 5.000 m², no Recreio dos Bandeirantes. Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende em torno. Em seus mais de 35 anos de atuação, o Museu Casa do Pontal empenhou-se em construir alicerces que permitem que o seu acervo seja socialmente protegido e amplamente usufruído. Foram realizadas mais de 40 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 14 países.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 22 Set 2015.