Quando pensamos na França, o primeiro lugar que vem a nossa cabeça é Paris, certo? No entanto, o país tem muito mais a oferecer: são diversas cidades charmosas e incríveis, que muitas vezes passam batidas pelos viajantes durante uma viagem pela Europa. Com muitos museus, centros históricos, praias paradisíacas e uma cultura única, a França conquista por seu charme e romantismo.
Seja para curtir um passeio histórico ou para relaxar em uma praia paradisíaca, é possível encontrar roteiros para todos os tipos de viajantes - que certamente vão se apaixonar pelo país.
Para te inspirar a conhecer outras cidades tão incríveis quanto Paris, o Guia da Semana fez um roteiro com 12 cidades encantadoras para conhecer na França! Confira:
BORDEAUX
A cidade de Bordeaux está entrando cada vez mais no roteiro de quem explora a França e quer conhecer lugares incríveis, charmosos e românticos. A região também é uma das mais importantes produtoras de vinho de todo o mundo, ou seja, é um prato cheio para quem gosta de conhecer vinhedos e degustar excelentes rótulos recém-saídos do barril. Com ares medievais, o turista encontra por lá desde o agito de bares a incríveis museus e obras de arte.
Uma das partes mais charmosas e incríveis de Bordeaux certamente é seu centro histórico. Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2007, o local conta com uma infinidade de prédios e monumentos incríveis. A Place de la Comédie é um dos principais pontos a ser visitado: restaurantes, lojinhas e hotéis cinco estrelas estão por lá.
LYON
Lyon é uma cidade francesa, localizada na região dos Alpes, e fica no meio do caminho entre Paris e a Provence. A cidade é considerada a segunda maior de toda a França, ou seja, o visitante encontra por lá o charme das cidades francesas com ares de cidade grande. Recheado de atividades gratuitas e com grandes obras espalhadas pela cidade, o destino proporciona momentos inesquecíveis - andar por suas ruas é como visitar um Museu a Céu Aberto.
A cidade é uma excelente alternativa para quem busca preços mais acessíveis que Paris sem ter que abrir mão de todo conforto e comodidade que uma cidade grande pode oferecer. O fácil acesso a outras cidades francesas e a sua localização facilitam para quem quer fazer viagens curtinhas e conhecer outros lugares bonitos no interior da França.
EGUISHEIM
Eguisheim é aquele destino apaixonante que temos a certeza que saiu diretamente de um conto de fadas - nesse caso podemos ter certeza disso, né? Com pouco menos de 2 mil habitantes, o vilarejo fica em meio a Rota do Vinho da Alsácia. Além do grande foco na bebida com charmosas vinícolas e adegas, a arquitetura da cidade encanta por suas cores e formatos característicos da região.
Com muitas fontes, cores e vinícolas, o local por si só já é motivo o suficiente para uma visita - mas para deixar tudo ainda mais incrível, a boa gastronomia e bons vinhos fazem de lá um dos destinos mais atraentes da Europa!
COLMAR
Assim como Eguisheim, Colmar fica em Alsácia, quase na fronteira com Alemanha e Suíça, e é um dos lugares que também serviu de inspiração para o clássico da Disney. Sendo uma das maiores cidades da região, por lá o visitante encontra pontos turísticos, vinícolas e uma arquitetura característica.
Para conhecer um pouco da história local, basta visitar o Centro que hospeda a Igreja de San Martin - no estilo gótico - e o palacete Maison Pfister, construído por Ludwing Scherer. É possível, ainda, apreciar a arquitetura germânica das casas do tempo em que a cidade oscilava entre o controle da França e da Alemanha.
ST. TROPEZ
St. Tropez é um outro destino badalado e que não deve ser esquecido por quem gosta de conhecer lugares charmosos, paradisíacos e agitados. Imagine um local onde o charme do sul da França se mescla com águas cristalinas e festas imperdíveis. Aproveite o dia para conhecer as praias ou até mesmo explorar a cidade. Já ao final da tarde, a dica é curtir uma festa sunset em algum 'beach club' e emendar para a noite.
Pampelonne é a praia mais famosa, localizada a uns 3km do centro de Saint-Tropez. Por lá, além da beleza de suas águas, suas areias dividem espaços com vários beach clubs, onde é possível alugar espreguiçadeiras ou até mesmo curtir uma boa gastronomia pé na areia.
NICE
Nice é uma das cidades mais encantadoras de toda Costa Azul e onde o turista encontra uma maior oferta de hotéis e restaurantes que nos demais lugares da região. Estando por lá, não deixe de passear sem pressa pela Promenade des Anglais, avenida beira-mar recheada de restaurantes e boutiques. Outro lugar que vale a visita para admirar a beleza da cidade é o Mirante Torre Belanda.
A região antiga de Nice também vale a visita: as construções são mais históricas e bem conservadas. A praia de lá não é exatamente o que os brasileiros chamam de 'praia paradisíaca', mas vale o mergulho: águas cristalinas azuis e minúsculas pedrinhas ano lugar da areia são os atrativos.
MARSELHA
Capital da Provence e a segunda cidade mais populosa da França, Marselha é considerada a cidade mais velha de todo país e guarda um passado rico em história. Mas engana-se que só de lugares históricos é que se vive a região: nos últimos anos o governo Francês investiu mais de 10 milhões de reais na cidade - que está se tornando uma das mais visitadas de toda França!
Não é para menos que cada vez mais intercambistas e estudantes de todo o mundo estão escolhendo a cidade para estudar. A qualidade de suas escolhas, aliado aos preços acessíveis, conquistam os estudantes que buscam roteiros diferentes pela França.
CASSIS
Localizada no extremo sul da França, Cassis é um daqueles destinos que passam batido pelos turistas, mas que guarda um dos maiores tesouros do país: incríveis Calanques, formações naturais, resultado de um acidente geográfico que aconteceu na beira do Mar Mediterrâneo.
A paisagem acidentada deu lugar a enormes cânions entre uma água azul cristalina e ainda formou praias incríveis! Essa região se estende desde Cassis a Marselha e onde ser acessada de barco ou trilha. A cidade em si guarda tudo aquilo que os turistas amam: pontos históricos, vielinhas, restaurantes e hotéis charmosos.
VALENSOLE
Os Campos de Lavanda são o cartão postal da região sul da França – e não é para menos: tamanha beleza e cor em meio às montanhas fazem qualquer um se encantar. Dizem que no pôr-do-sol ou na golden hour, como o fenômeno é conhecido, é a melhor hora para visitar o lugar, já que a combinação de cores em meio às lavandas faz qualquer um perder o fôlego!
Para conhecer incríveis campos coloridos pelas lavandas a dica é conhecer o vilarejo de Valensole. Por lá, a paisagem roxa predomina, sendo possível conhecer várias propriedades que plantam a flor. A dica é se hospedar nas cidades maiores que ficam ao redor da região e fazer passeio bate e volta.
GORDES
No alto de uma colina está a charmosa cidade de Gordes, uma das paradas obrigatórias para quem visita o Sul da França. O vilarejo parece que foi esculpido diretamente na pedra sobre o qual está instalado – pelo menos é a impressão que temos ao olhar a cidade de longe.
As construções históricas, vielinhas e pequenas casas são da mesma cor (de calcário), característica herdada da antiga exploração da matéria prima. Se perder em meio às inúmeras ruas estreitas, vielas de pedra e charmosas igrejas torna-se um passeio incrível - sem mencionar a paisagem que entorna a cidade.
ROUSSILLION
A apenas 10 km de distância de Gordes, Roussillon é outra parada bem interessante para quem quer conhecer um vilarejo diferente. A começar por sua arquitetura, que assim como a cidade anterior, foi esculpida no alto de uma montanha, mas se caracteriza pela sua cor avermelhada, que está presente em todos os edifícios e casas do local.
O ocre, espécie de argila vermelha, era muito comercializado e explorado na região, por isso, tudo por lá apresenta essa coloração. Além da visita às vielinhas e lojinhas de souvenirs, é possível conhecer mais sobre a história do ocre e fazer um tour em uma antiga mina.
CHATEAUNEUF DU PAPE
Os amantes de vinho podem colocar Chateauneuf-du-Pape em seu roteiro: para quem quer degustar, visitar vinícolas e conhecer de perto da produção da bebida, não há lugar melhor da França - e talvez no mundo. Afinal, quem não quer conhecer o vinho que os papas bebem?
O charmoso vilarejo de pouco mais de dois mil habitantes guarda alguns dos rótulos mais aclamados pelos amantes de vinho e a melhor parte é que muitas dessas produções possuem entrada aberta ao público. Com um preço justo, é possível participar de diversas atividades nas inúmeras vinícolas do vilarejo. Se a ideia é conhecer lugares históricos, não deixe de ir no Palais des Papes, castelo construído pelo papa Clemente V para ser morada de verão dos papas. Sete séculos se passaram e a arquitetura do local só fica ainda mais encantadora.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 15 Jul 2018.